Um Monstro dos anos 80

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Sbarro Logo

Numa década reconhecida pelo seu visual exótico, chamar a atenção não era tarefa das mais fáceis. No mundo automobilístico então, com carros como De Lorean, Ferrari 288 GTO e Camaro IROC-Z, conseguir se destacar em um dos salões do automóvel mais importantes era tarefa quase impossível.

Apresentação do Monster G no Salão de Genebra de 1987. Fonte: Car Styling [1].

Apresentação do Monster G no Salão de Genebra de 1987. Fonte: Car Styling [1].

Mas foi isso que a Sbarro, pequena fabricante suíça de réplicas e carros especiais consegui no Salão de Genebra de 1987. Ao apresentar o Monster G, ninguém que compareceu ao salão pode ficar indiferente. Construído como uma espécie de super buggy sob encomenda de um alemão radicado nos Estados Unidos, o modelo foi construído sobre o chassi de um Range Rover, sobre o qual foi montada uma carroceria de kevlar com santantonio construído em aço cromo. O motor era uma unidade Mercedes-Benz de 6400 cm³ e 350 cv (na época, o único fora de estrada mais potente era o igualmente insano Lamborghini LM002), capaz de levar o veículo até os 210 km/h de velocidade máxima.

Vista traseira do Monster G. Detalhe para o santantônio cromado e aparente. Fonte: Car Styling [1].

Vista traseira do Monster G. Detalhe para o santantônio cromado e aparente. Fonte: Car Styling [1].

A apresentação também foi um show a parte, com modelos utilizando o que poderia ser descrito com um traje espacial dourado. Porém o mais incrível era realmente o design, com um estilo livre e diferente de qualquer coisa da época, sem portas ou janelas, com os quatro canos de escapamento saindo sobre o capô, combinado a uma cor vermelha brilhante e rodas de 20 polegadas retiradas diretamente do trem de pouso de um Boeing 747 calçadas com pneus especialmente desenvolvidos pela GoodYear.

1987_Sbarro_Monster_G_1

Fonte: Car Styling [1].

No interior, havia outro toque clássico dos anos 80 na forma de um par de bancos esportivos Recaro, sonho de consumo de qualquer motorhead da época, e chamavam a atenção dois dos equipamentos que acompanhavam o Monster G: um pequeno gerador de eletricidade de emergência e uma mini-moto.

Gerador e mini-moto ficavam no porta-malas/caçamba do Mosnter G. Fonte: Arquivo pessoal.

Gerador e mini-moto ficavam no porta-malas/caçamba do Mosnter G. Fonte: Arquivo pessoal.

Ficha técnica

Modelo

Monster G

Fabricante

Espera Sbarro

MOTOR

Localização

Dianteiro, longitudinal

Tipo

Gasolina, 8 cilindros em V

Cilindrada

6300 cm3

Diâmetro x Curso

Não disponível

Taxa de compressão

Não disponível

Alimentação

Não disponível

Potência

350HP a 5500 rpm

Torque

Não disponível

TRANSMISSÃO

Manual, tração nas quatro rodas, cinco marchas

SUSPENSÃO

Dianteira: Não disponível.

Traseira: Não disponível.

DIREÇÃO

Não disponível.

FREIOS

Não disponível..

RODAS E PNEUS

Rodas de liga aro 20 e pneus Goodyear especiais.

CARROCERIA E CHASSI

Chassi com carroceria tipo picape, dois lugares em kevlar.

DIMENSÕES E PESO

Comprimento

Não disponível

Largura

Não disponível

Distância entre-eixos

Não disponível

Peso

2300 kg

Porta-malas

Não disponível

DESEMPENHO

Velocidade máxima

210 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h

Não disponível

Consumo de combustível

5,4 km/l

Preço

US$147.060,00 (em 1987)

 


Fontes:
Car Review on Sbarro. Disponível em: http://www.is-it-a-lemon.com/dream-car/sbarro-dreamcar.htm. Acessado em 26/05/2012.
Sbarro Monster G. Disponível em: http://www.diseno-art.com/encyclopedia/strange_vehicles/sbarro_monster_g.html. Acessado em 26/05/2012.
1987 Sbarro Monster G. Disponível em: http://www.carstyling.ru/en/car/1987_sbarro_monster_g/. Acessado em 26/05/2012.

Imagens:

[1]: Retirado de: 1987 Sbarro Monster G. Disponível em: http://www.carstyling.ru/en/car/1987_sbarro_monster_g/. Acessado em 26/05/2012.

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.