Carros que ninguém conhece: KV Mini

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Após a Segunda Guerra Mundial, começaram a surgir na Europa microcarros, pequenos automóveis, geralmente para dois passageiros e equipados geralmente com motores de motocicleta. No Brasil, chegamos a ter o Romi-Isetta, porém esses carros sempre foram modelos de nicho, que visavam oferecer um meio de transporte mais barato e econômico aos consumidores. Na França, esses carros são chamados Voiturettes, e apesar de ser um mercado pequeno, sempre existe um mercado cativo por esse veículos não exigirem carteira de motorista para serem guiados pelas ruas.

Romi-Isetta. Fonte: g1 [1].

Romi-Isetta. Fonte: g1 [1].

Diversas empresas entraram nesse segmento ao longo dos anos, incluindo a empresa Les Equipements Electriques K.V., que teve sua origem na fabricante de motocicletas SA Fabrique Lyonnaise de Motocyclettes New-Map et Motosacoche , e já vinha fabricando com algum sucesso diversas voiturettes. Essa recuperação, por sinal, foi liderada pelo contador da empresa, Robert Robin, que além de reestruturá-la financeiramente aproveitou a oportunidade para comprar ações da empresa, até adquirir o controle acionário. O antigo proprietário, Paul Martin se considerou traído por alguém que considerava como amigo, mas ainda assim aceitou o cargo de consultor técnico na empresa que até pouco tempo fora sua. Nesse clima foi lançado o utilitário chamado Solyto, equipado com motor Ydrax de 125cm³ e com capacidade para 350 kg de carga. O pequeno furgão de três rodas foi um sucesso, principalmente após a adoção de um sistema de transmissão automática continuamente variável também desenvolvido pela própria KV para o Solyto, baseado em correias Polly-V (semelhante ao usado pela DAF na época), desenvolvido por Joseph Spalek, antigo concessionário da empresa que se tornou o gerente da fábrica após a aposentadoria de M. Castellano, que foi uma das mentes por trás do Solyto. Nesse meio tempo, a empresa passou a investir na produção de componentes estampados, tendo na empresa de componentes elétricos KV seu maior cliente, e que eventualmente incorporou a New-Map mudando sua razão social.

New-Map Solyto. Fonte: Hemmings Daily [3].

New-Map Solyto. Fonte: Hemmings Daily [2].

Ainda nesse período, o Solyto teve sua aposentadoria programada, e o KV Mini foi lançado para substituí-lo em janeiro de 1970, equipado com motor de 125 cm³ e opção de cores verde metálico e cinza metálico. Apresentava várias características únicas, como o motor, projeto próprio da KV que contava com ignição eletrônica (adotada no Solyto em 1965, e que na época só era presente na Fórmula 1), e que podia girar nas duas direções, bastando para isso ativar um seletor no painel. Além disso, mantinha o sistema de transmissão continuamente variável,  que agora transmitia força para as rodas através de rolos de borracha pressionados contra os pneus (conceito semelhante ao de alguns brinquedos em parques de diversões, onde uma roda de automóvel transmite movimento do motor para o brinquedo através do contato com outro elemento circular).

Dois modelos Mini 1. À direita um modelo ano 1973 e a esquerda um fabricado em 1982, já com a marca KVS. Fonte: Microcar Museum [3].

Dois modelos Mini 1. À direita um modelo ano 1973 e a esquerda um fabricado em 1982, já com a marca KVS. Fonte: Microcar Museum [3].

Inicialmente este sistema contava com um kit para ajuste da tensão de contato entre os rolos e pneus, mas esse sistema foi abandonado em prol de um sistema não-ajustável de mais fácil operação. Era possível também comprar um kit, o único opcional do modelo, para utilização em terreno com neve, que consistia de lâminas raspadoras instaladas próximo as rodas traseiras para evitar o acúmulo de neve nos rolos de transferência. Em 1975 o carro passou a ser comercializado sob a marca KVS, o S vindo de Joseph Spalek, que adquiriu parcela majoritária da empresa naquele ano. Ainda foram desenvolvidos uma pequena evolução, o Mini 2 (vendido nas versões P, S, L, B, LS, SL e BL) e a versão Gad’Jet, com motor de 49 cm³. A década de 80, no entanto, viu uma redução na procura de microcarros que não exigiam licença na França, o que levou Spalek a decisão de encerrar a produção do Mini em 1989, após cerca de 2000 unidades produzidas.

O unusual trem de força do KV Mini combinava um um motor que podia girar em ambos os sentidos a uma transmissão CVT por correia com transmissão do movimento por contato direto. Fonte: Microcar Museum [4].

O unusual trem de força do KV Mini combinava um um motor que podia girar em ambos os sentidos a uma transmissão CVT por correia com transmissão do movimento por contato direto. Fonte: Microcar Museum [4].

Apesar de contar com uma mecânica que pode ser considerada até refinada, o interior do KV Mini é totalmente espartano. Fonte: Automobile Magazine [6].

Apesar de contar com uma mecânica que pode ser considerada até refinada, o interior do KV Mini é totalmente espartano. Fonte: Automobile Magazine [6].

Modelo
Mini 1
Fabricante
Societe Anonyme de KVS
MOTOR
Localização
Traseira
Tipo
Dois tempos, gasolina, 1 cilindro
Cilindrada
125cm3
Diâmetro x Curso
Não disponível.
Taxa de compressão
Não disponível.
Alimentação
Não disponível.
Potência
Não disponível.
Torque
Não disponível.
TRANSMISSÃO
Continuamente variável por correia Polly-V, tração traseira, com transmissão do movimento por rolos de borracha.
SUSPENSÃO
Dianteira: Não disponível.
Traseira: Não disponível.
DIREÇÃO
Não disponível.
FREIOS
não disponível.
RODAS E PNEUS
Rodas de aço 4,00×8″, com pneus.
CARROCERIA E CHASSI
Carroceria de aço, 2 portas, 2 lugares.
DIMENSÕES E PESO.
Comprimento
2.100 mm
Largura
1.120 mm
Distância entre-eixos
Não disponível
Peso                                180 kg
Porta-malas
Não disponível
DESEMPENHO
Velocidade máxima
60 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h
Não disponível
Consumo de combustível
Não disponível
Não disponível
Preço
15.845,00 F. (em 1979)

Fonte: Shusauto_Ru [5].

Fonte: Shusauto_Ru [5].

Fonte: Shusauto_Ru [5].

Fonte: Shusauto_Ru [5].

 

Fontes:

1973 KV Mini. Disponível em: http://microcarmuseum.com/tour/kv.html. Data de acesso: 12/05/2012.

1982 KVS. Disponível em: http://www.microcarmuseum.com/tour/kvs.html. Data de acesso: 12/05/2012.

Lieberman, Jonny; Concours d’LeMons Worst of Show: stone-driven 1980 KV Mini 1. Disponível em: http://www.autoblog.com/2009/08/23/concours-dlemons-worst-of-show-stone-driven-1980-kv-mini-1/. Data de acesso: 12/05/2012.

Bumbeck, Mike; Victorie de Citrons. Disponível em: http://clunkbucket.com/victoire-de-citrons/. Data de acesso: 12/05/2012.

ПримитивизЬм-2 или Budka-style. Disponível em: http://shushauto-ru.livejournal.com/39527.html. Data de acesso: 12/05/2012.

Cumberford, Robert; 1980 KV Mini 1. Disponível em: http://www.automobilemag.com/news/1980-kv-mini-1-design-analysis/. Data de acesso: 12/05/2012.

Imagens:

[1]: Retirado de: Monegato, Marcelo; Mini-carro Romi-Isetta completa 55 anos e ainda guarda segredos. Disponível em: http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/09/minicarro-romi-isetta-complea-55-anos-e-ainda-guarda-segredos.html. Data de acesso: 18/07/2016.

[2]: Retirado de: Ernst, Kurtner; Small shipments only: 1967 Solyto Break Camping to cross the stage. Disponível em: http://blog.hemmings.com/index.php/2014/06/24/small-shipments-only-1967-solyto-break-camping-to-cross-the-stage/. Data de acesso: 18/07/2016.

[3]: Retirado de: 1973 KV Mini. Disponível em: http://microcarmuseum.com/tour/kv.html. Data de acesso: 18/07/2016.

[4]: Retirado de: 1982 KVS. Disponível em: http://www.microcarmuseum.com/tour/kvs.html. Data de acesso: 18/07/2016.

[5]: Retirado de: ПримитивизЬм-2 или Budka-style. Disponível em: http://shushauto-ru.livejournal.com/39527.html. Data de acesso: 12/05/2012.

[6]: Retirado de: Cumberford, Robert; 1980 KV Mini 1. Disponível em: http://www.automobilemag.com/news/1980-kv-mini-1-design-analysis/. Data de acesso: 12/05/2012.

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