Sintura: O GT1 que chegou tarde demais…

Durante a década de 1990 o foco nas provas de longa duração saiu dos incríveis protótipos do Grupo C para carros derivados (em teoria, ao menos) de modelos esportivos para as ruas, os chamados GT1 (conheça os principais carros da categoria aqui). Diversos fabricantes famosos entraram na disputa, como Lotus, McLaren, Porsche, Mercedes-Benz, Nissan, Toyota, e também pequenos fabricantes de carros esportivos tais como Lister, Panoz e Marcos se envolveram nas competições. Contudo, os elevados custos para  o desenvolvimento de um carro de corrida que também respeitasse as normas para carros de rua e a dominância da Mercedes entre as temporadas de 1997 e 1998 fizeram com que as outras montadoras abandonassem a competição, no mesmo estilo do que ocorrera poucos anos antes quando da implosão do Grupo C.

No Reino Unido, ocorria o chamado Privilegè GT, um campeonato de nível nacional que seguia os regulamentos da GT1, e que foi dominada pelos modelos de Porsche, McLaren e Lister, mas com participação de carros construídos por pequenos fabricantes artesanais como Quaife e Harrier. A última passou ao controle do proprietário da empresa de sistemas computacionais Evesham Micros, o inglês Richard Austin. A partir de 1994 os carros LR9C da Harrier competiram, equipados com motores derivados daqueles utilizados pelo Ford Sierra, com turbocompressores. Contudo, os novos carros de McLaren, Lister e Porsche, com seus grandes motores aspirados de 6 e 7 litros, e 3.2 turbocomprimidos provaram estar além da capacidade do Harrier. Para continuar a ser competitivo frente aos novos carros, turbos cada vez maiores foram instalados, porém com isso as faixas de potência e torque úteis foram reduzidas, diminuindo a dirigibilidade dos carros em trechos de média e baixa, muito comuns nos autódromos ingleses. Além disso, a própria concepção do Harrier como carro de corrida já ficava obsoleta frente os especiais de homologação que haviam se tornado o padrão naquela época.

Apesar de ter sido competitivo por vários anos, em 1998 o Harrier LR9C e o pequeno motor Cosworth sentiam o peso de concorrentes mais modernos. Fonte: PistonHeads [1].

Como o nome Harrier era licenciado pela Ford, que se começou a colocar empecilhos para sua utilização, o novo modelo que nasceu adotou também um novo nome, e assim surgiu a Sintura Cars (Sintura é um anagrama para R. Austin), e o modelo S99 projetado pela própria empresa sob a direção do engenheiro Phil Bourne. Inicialmente o carro teria a estrutura tubular e apenas os painéis  da carroceria em fibra de carbono, porém como havia mais carbono do que aço, acabou fazendo sentido investir em um monocoque completo em fibra de carbono.

A silhueta do Sintura S99 é uma mistura de influências de carros do Grupo C e dos GT1. Fonte: GTPlanet [2].

A construção ficou a cargo da Lola Cars, simplesmente por ela ter uma janela na sua escala de fabricação, e por conveniência diversos componentes de suspensão e a caixa de câmbio também vieram da famosa fabricante inglesa. Já o motor escolhido foi um Judd GV4 V10 de 4 litros, capaz de render 700 HP, mas que com os restritores de admissão rendia “apenas” 660 HP. Derivado dos motores Judd V10 utilizados na F1 no início dos anos 1990 e carregando diversas similaridades com os Judd EV V8 da F3000, os motores GV4 tinham corte de giro à 11.500 rpm, bem abaixo do limite na casa dos 16.000 rpm que as versões de F1 atingiam, e possibilitavam o uso do motor como membro estrutural, algo que os colocava em vantagem até mesmo em relação aos competidores de grandes montadoras, que muitas vezes utilizavam motores derivados dos de produção.

Motor Judd GV4 V10. Fonte: Judd Power [3].

Com isso, a Sintura Cars planejava vender cada unidade completa a um preço de US$ 630.000, um valor competitivo frente aos protótipos de Lola e outras empresas. Contudo, o fim da GT1 como categoria em 1998 acabou tornando o modelo obsoleto antes mesmo de competir a primeira vez, apesar de o carro continuar sendo elegível para competições sob a categoria LMGTP que recebeu o Toyota GT-One e outros em 1999.

A combinação do chassis de fibra de carbono ao motor Judd GV4 produziu um carro extremamente veloz, que teria sido capaz de fazer frente aos melhores GT1 de Toyota e Mercedes. Fonte: GTPlanet [2].

Mesmo assim, uma unidade foi completada e disputou o campeonato inglês de 1999 pilotada pelos britânicos Richard Dean e Kurty Luby, estreando na quarta etapa na famosa pista de Brands Hatch e abandonando devido a um superaquecimento do motor. Nas etapas seguintes em Silversotone e Donington Park o desempenho se mostrou competitivo, terminando ambas as provas no terceiro lugar, atrás apenas de um Porsche 911 GT1 e de um dos Lister Storm GTL de fábrica em ambos os casos. Na sétima etapa (uma rodada dupla com a sexta etapa em Donington) novamente ocorreu um abandono, dessa vez quando o carro liderava após um acidente com um retardatário a três voltas do fim da prova. Na oitava etapa veio o ponto alto, com a vitória em Silverstone sobre os Lister de fábrica, além de alguns McLaren F1 GTR e Porsche GT1. Na nona etapa veio novamente um abandono, devido a uma quebra da transmissão, e na décima etapa em Spa um segundo lugar a apenas 8 segundos do vencedor. Além do campeonato inglês, o S99 ainda participou da sétima etapa do campeonato da American Le Mans Series em Laguna Seca, inscrito na categoria LMP, onde conseguiu uma sétima colocação frente a carros como BMW V12 LMR e Panoz LMP-1 Roadster.

Nessa imagem podemos ver o S99 durante a disputa da etapa de Laguna Seca da ALMS. Fonte: GTPlanet [2].

Atualmente o carro faz parte da coleção do australiano David Dicker, que entre outros negócios é o proprietário da Rodin Cars.

Aerodinâmica

A aerodinâmica dos carros da GT1 era consideravelmente limitada à época, e o regulamento visava que os LMP1 fossem a categoria de topo. Isso apenas não aconteceu pois o mesmo regulamento permitia que os GTs utilizassem motores mais potentes (600 HP vs 500 HP nos protótipos), e tanques de combustível com maior capacidade. Se inicialmente a GT1 era voltada para carros de rua adaptados, não demorou para que as montadoras percebessem que poderia fabricar um protótipo e homologá-lo para as ruas, aproveitando as vantagens que o regulamento permitia para os GTs.

Adaptado de: GTPlanet [2].

Dessa forma, a aerodinâmica desses carros era relativamente simples, ainda que vários construtores tenham levado o regulamento ao extremo. Como podemos ver na seção dianteira do Sintura, existem duas tomadas (1) que alimentam dois venturis que compõe o difusor dianteiro (detalhe), que também levam ar para os freios dianteiros. Podemos ver também os canards (2) e a tomada de ar para o motor Judd V10 (3).

Adaptado de: dailysportscar.com [3].

O perfil do carro inglês se destaca por ser baixo e esguio, com louvers ventilando as caixas de rodas dianteira e traseira (4), e uma tomada NACA (5) posicionada na tampa do motor. Os radiadores ficam posicionados nas laterais do cockpit, recebendo ar admitido pelos dutos dianteiros.

Adaptado de: dailysportscar.com [3].

O regulamento GT1 também estipula um aerofólio traseiro de único elemento e dimensões comedidas (6), além de limitar consideravelmente também as dimensões do difusor traseiro (7). A saída encontrada pelos construtores, presente também no Sintura, foi criar carenagens long tail com um spoiler traseiro integrado (8), utilizando toda a seção traseira para espremer o máximo de downforce possível.

Resultados:

Você também poderá se interessar por:

GT Racecars DIMEP GT R1 / GeeBee R1 (2008 – 2019)

Desenvolvido na virada da década de 2000, o GT R1 possui uma rica história, dentro e fora das pistas.

Ginetta G57 P2 / G58 (2019 – )

Desenvolvido na Inglaterra pela Ginetta, o protótipo G57 P2 chegou ao Brasil pela equipe dos irmãos Fábio e Wagner Ebrahim, e desde então se estabeleceu como um dos carros mais velozes do Endurance Brasil.

Metalmoro JLM AJR (2017 – )

Atualmente o protótipo mais veloz do país, o AJR foi desenvolvido pela JLM Racing, e desde de sua estréia nas pistas é o carro de competição mais veloz do país, atualmente detentor do recorde para carros nacionais em Interlagos e do recorde geral de todos os autódromos onde já competiu.

Fontes:

Sinturion. Revista Cars and Cars Conversions, dezembro de 1999.

Harrier. Disponível em: http://www.gtracecaratoz.webeden.co.uk/#/harrier/4566390578. Data de acesso: 17/09/2016.

GT Planet: Sintura S99 GT1 1999, pg. 1. Disponível em: https://www.gtplanet.net/forum/threads/sintura-s99-gt1-1999.318077/. Data de acesso: 18/09/2016.

Britishi GT Championship. Disponível em: http://www.racingsportscars.com/championship/British%20GT.html. Data de acesso: 18/09/2016.

1999 Monterey Sports Cars Championships. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/1999_Monterey_Sports_Car_Championships. Data de acesso: 18/09/2016.

Richard Dean On The 1999 Sintura S99. Disponível em: http://www.dailysportscar.com/2020/05/13/richard-dean-on-the-1999-sintura-s99.html. Data de acesso: 12/03/2022.

Imagens:

[1]: Retirado de: Piston Heads: Weird Car Facts, pg. 38. Disponível em: http://www.pistonheads.com/gassing/topic.asp?h=0&f=23&t=959362&i=740. Data de acesso: 18/09/2016.

[2]: Retirado de: GT Planet: Sintura S99 GT1 1999, pg. 1. Disponível em: https://www.gtplanet.net/forum/threads/sintura-s99-gt1-1999.318077/. Data de acesso: 18/09/2016.

[3]: Retirado de: Richard Dean On The 1999 Sintura S99. Disponível em: http://www.dailysportscar.com/2020/05/13/richard-dean-on-the-1999-sintura-s99.html. Data de acesso: 12/03/2022.

[4]: Retirado de: Judd GV 4 liter V10. Disponível em: https://juddpower.com/our-engines/judd-gv-4-litre-v10/. Data de acesso 12/03/2022.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *