Numa década reconhecida pelo seu visual exótico, chamar a atenção não era tarefa das mais fáceis. No mundo automobilístico então, com carros como De Lorean, Ferrari 288 GTO e Camaro IROC-Z, conseguir se destacar em um dos salões do automóvel mais importantes era tarefa quase impossível.
![Apresentação do Monster G no Salão de Genebra de 1987. Fonte: Car Styling [1].](http://nivelandoaengenharia.com.br/wp-content/uploads/Sbarro_monster_G_geneva_1987.jpg)
Apresentação do Monster G no Salão de Genebra de 1987. Fonte: Car Styling [1].
Mas foi isso que a Sbarro, pequena fabricante suíça de réplicas e carros especiais consegui no Salão de Genebra de 1987. Ao apresentar o Monster G, ninguém que compareceu ao salão pode ficar indiferente. Construído como uma espécie de super buggy sob encomenda de um alemão radicado nos Estados Unidos, o modelo foi construído sobre o chassi de um Range Rover, sobre o qual foi montada uma carroceria de kevlar com santantonio construído em aço cromo. O motor era uma unidade Mercedes-Benz de 6400 cm³ e 350 cv (na época, o único fora de estrada mais potente era o igualmente insano Lamborghini LM002), capaz de levar o veículo até os 210 km/h de velocidade máxima.
![Vista traseira do Monster G. Detalhe para o santantônio cromado e aparente. Fonte: Car Styling [1].](http://nivelandoaengenharia.com.br/wp-content/uploads/1987_Sbarro_Monster_G_2.jpg)
Vista traseira do Monster G. Detalhe para o santantônio cromado e aparente. Fonte: Car Styling [1].
A apresentação também foi um show a parte, com modelos utilizando o que poderia ser descrito com um traje espacial dourado. Porém o mais incrível era realmente o design, com um estilo livre e diferente de qualquer coisa da época, sem portas ou janelas, com os quatro canos de escapamento saindo sobre o capô, combinado a uma cor vermelha brilhante e rodas de 20 polegadas retiradas diretamente do trem de pouso de um Boeing 747 calçadas com pneus especialmente desenvolvidos pela GoodYear.

Fonte: Car Styling [1].
No interior, havia outro toque clássico dos anos 80 na forma de um par de bancos esportivos Recaro, sonho de consumo de qualquer motorhead da época, e chamavam a atenção dois dos equipamentos que acompanhavam o Monster G: um pequeno gerador de eletricidade de emergência e uma mini-moto.

Gerador e mini-moto ficavam no porta-malas/caçamba do Mosnter G. Fonte: Arquivo pessoal.
Ficha técnica
Modelo |
Monster G |
Fabricante |
Espera Sbarro |
MOTOR |
|
Localização |
Dianteiro, longitudinal |
Tipo |
Gasolina, 8 cilindros em V |
Cilindrada |
6300 cm3 |
Diâmetro x Curso |
Não disponível |
Taxa de compressão |
Não disponível |
Alimentação |
Não disponível |
Potência |
350HP a 5500 rpm |
Torque |
Não disponível |
TRANSMISSÃO |
|
Manual, tração nas quatro rodas, cinco marchas |
|
SUSPENSÃO |
|
Dianteira: Não disponível. |
|
Traseira: Não disponível. |
|
DIREÇÃO |
|
Não disponível. |
|
FREIOS |
|
Não disponível.. | |
RODAS E PNEUS |
|
Rodas de liga aro 20 e pneus Goodyear especiais. | |
CARROCERIA E CHASSI |
|
Chassi com carroceria tipo picape, dois lugares em kevlar. | |
DIMENSÕES E PESO |
|
Comprimento |
Não disponível |
Largura |
Não disponível |
Distância entre-eixos |
Não disponível |
Peso |
2300 kg |
Porta-malas |
Não disponível |
DESEMPENHO |
|
Velocidade máxima |
210 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
Não disponível |
Consumo de combustível |
5,4 km/l |
Preço |
US$147.060,00 (em 1987) |
Fontes:
Imagens: