Sobre

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Sobre o blog

nivelar

verbo

1. transitivo direto

medir ou verificar a horizontalidade de uma superfície com um nível (instrumento); tirar a altura ou declividade do terreno.

2. transitivo direto

tornar (uma superfície) horizontal.

3. transitivo direto

desbastar as irregularidades de uma superfície; aplanar.

“nivelar um terreno para construir”

4. transitivo indireto

encontrar-se no mesmo nível que (outra coisa).

“o terreno nivela com a rua”

5. transitivo direto e bitransitivo e pronominal

fig. colocar(-se) no mesmo nível de (outros) quanto a altura, capacidade, saber etc.; equiparar(-se), igualar(-se).

“nivelar os alunos no domínio da matemática”

A ideia para o blog nasceu em 2015, após uma visita que fiz com minha namorada ao Museu de Artes e Ofícios (veja o site para conhecer a localização e horários de visitação: http://www.mao.org.br/) , na cidade de Belo Horizonte. Lá, ao navegar pelas exposições e observar diversos equipamentos e máquinas antigas me deparei com a máquina abaixo:

JD_Adams_Road_Grader

 

Ao ver esta niveladora de tração animal e seus complexos mecanismos, me dei conta de como durante minha vida de engenheiro percebi que as pessoas sentem os conhecimentos de engenharia como algo de outro mundo, restritos apenas aqueles com formação técnica. A partir de então resolvi que iria criar um espaço onde poderia divulgar curiosidades, histórias e novas tecnologias, sempre buscando manter uma linguagem simples e acessível para todos. Já o nome, surgiu justamente desse objetivo, de nivelar o conhecimento, e como homenagem a esta bela máquina que foi a fonte de inspiração.

Sobre o Autor

“Um turbo: gases de escape entram na turbina e a fazem girar, acontece um pouco de magia negra, e você vai mais rápido.”

Jeremy Clarkson

Olá a todos, meu nome é Daniel Juliano Vieceli e, ao longo do tempo, me deparei mais de uma vez com esse tipo de situação da citação acima. Acho que por algo inerente a minha natureza nunca me dei por satisfeito, e sempre busquei entender como e porque as coisas funcionam e são como são. Isso, e meu gosto por máquinas e principalmente automóveis a me levou a me formar Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Maringá. Fiz estágio na Hidrometalúrgica ZM Ltda. (http://zmbombas.com/), no departamento de engenharia, e desde 2011 me mudei para o estado de Minas Gerais, onde trabalho na engenharia de powertrain (motores e transmissões) da Fiat Automóveis S/A (http://www.fiat.com.br/). Essas experiências formam a minha base técnica, que pretendo utilizar para desmistificar e simplificar diversas tecnologias e conceitos.

Agradecimentos

Gostaria de agradecer a minha família, principalmente meus pais (Rosa e Daniel), por todo o apoio que me deram durante minha vida, seja durante meus estudos, seja durante as dificuldades que surgiram ao longo do caminho. Também gostaria de agradecer a todos os colegas de estudos e profissão, assim como a todos os professores que tive, pois todos contribuíram para minha formação e para que hoje me sentisse confortável em começar este blog. Por último, mas não menos importante, gostaria de agradecer a minha namorada Samara Martins da Costa, pois sem suas palavras de apoio e carinho jamais teria iniciado essa empreitada. Gostaria também de aproveitar para divulgar o trabalho dessa artista incrível que, como vocês podem ver na ilustração do cabeçalho, que foi feita especialmente para o site pela Samara. Peço que visitem o site dela: http://samaramartins.com.br/, sei que irão gostar de suas obras e do seu talento, e caso tenham algum projeto onde precisem de uma profissional qualificada e talentosa, saibam que com ela terão um excelente resultado garantido!

Obrigado e não deixem de seguir as atualizações!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn