O romeno caçador de sonhos

Nascido na Romênia, Bica Votnamis veio para o Brasil em 1954 aos 11 anos com sua família, em busca de melhores oportunidades, numa época em que seu país natal era ocupado e controloda pela antiga União Soviética. Aos 13 anos começou a ajudar o pai na oficina mecânica e, em 1964 começou a correr com um Renault 1093. Depois, passou a competir com veículos como Renault Gordini, Simca Chambord, diversas carreteras (uma, inclusive, comprada do grande Catarino Andreatta) e até mesmo uma Maserati/Corvette da categoria Mecânica Nacional. Com essas experiências, acabou por abrir sua própria oficina de preparação, no bairro do Bom Retiro em São Paulo, e para as Mil Milhas de Interlagos de 1967, idealizou um projeto que provavelmente ainda não teve igual em criatividade e excentricidade no nosso país. Tudo começou quando Bica viajou para os Estados Unidos e voltou com um motor V8 de Corvette (com 5500 cm3 e expressivos 450 HP a 8000 rpm) e diversos componentes de suspensão, freios, rodas para cubo rápido e diferencial autoblocante.

O motor do Caçador de Estrelas era um V8 small block, dos utilizados nos Chevrolet Corvette Sting Ray. Fonte: Consumer Reports [1].
O motor do Caçador de Estrelas era um V8 small block, dos utilizados nos Chevrolet Corvette Sting Ray. Fonte: Consumer Reports [1].

Inicialmente, o plano era construir um carro de dois lugares, estrutura de treliça tubular semelhante aos monopostos da Mecânica Nacional e motor dianteiro, porém no meio da construção Bica decidiu mudar o layout do carro para ter o motor em posição central. Como a essa altura o chassi estava quase pronto, por mais que se pusesse o motor para trás faltava lugar para o piloto. A solução foi pendurar uma estrutura na frente do eixo dianteiro para acomodar o piloto, e com um rabisco de giz feito na parede da garagem da oficina, surgiu o Star-Fighter (Caçador de Estrelas pela tradução do jornal  inspirado nos caças Star-Fighter (Lockheed XF104).  Não existem portas e o acesso é pelas janelas, que se abriam para cima como no Mercedes 300SL,  com a posição do volante semelhante a da Kombi e que levou Bica a adquirir uma para se acostumar com a posição de pilotagem.

É fácil perceber que a inspiração para o Caçador de Estrelas veio do caça Lockheed XF-104 Star FIghter, principalmente pela posição avançada do piloto. Fonte: Wikipedia [2].
É fácil perceber que a inspiração para o Caçador de Estrelas veio do caça Lockheed XF-104 Star FIghter, principalmente pela posição avançada do piloto. Fonte: Wikipedia [2].

Por falta de acesso a um transeixo apropriado, uma solução no mínimo engenhosa foi criada: o cardã era bem curto (com cerca de 10 cm), abrigando duas juntas universais que permitiam o movimento do eixo traseiro, solução que talvez não resistisse até o fim da prova. À excessão dessas características, o carro era bem construído (e possivelmente mais rápido que qualquer carretera da época), utilizando freios a disco nas quatro rodas com suspensão dianteira independente e suspensão traseira com eixo rígido, e provavelmente uma transmissão de 4 marchas Jaguar.

Fotos tiradas durante a construção do Star-Fighter.

Já a carroceria, em alumínio, ficou a cargo do espanhol Pablo Salvador, que havia trabalhado com Bica em projetos anteriores. Para evitar palpites e comentários, a garagem da oficina ficou fechada até a conclusão do projeto 5 meses depois, com a entrada permitida somente a amigos de Votnamis.

1967_11_6-Bica
Reportagem do Jornal da Tarde sobre o Star-Fighter. Fonte: Bandeira Quadriculada [3].

Chegadas as Mil Milhas, Bica chegou a participar dos treinos preliminares mas foi proibido de participar da corrida, pois a direção da prova entendeu que a posição da cabine representaria um risco para o piloto em caso de acidente. Bica tentou ainda comprar um carretera convencional e equipar o motor Corvette, mas quando ela estava sendo descarregada acabou caindo e foi danificada, o que o impediu de participar da prova.

Fonte: Sebastião Prado [5].

Posteriormente o romeno ainda construiu outros carros de competição, como os Caçadores de Estrelas II e III, de concepção mais convencional, mas nenhum deles chamou tanta atenção quanto o Caçador de Estrelas original.

Star-Fighter nos treinos para as Mil Milhas Brasileiras de 1967. Fonte: Blog do Rui Amaral Jr. [4].

Ficha técnica

Modelo
Star-Fighter
Fabricante
Bica Votnamis
MOTOR
Localização
Central, longitudinal
Tipo
Gasolina, 8 cilindros em V, duas válvulas por cilindro, refrigerado a água.
Cilindrada
5500 cm3
Diâmetro x Curso
Não disponível
Taxa de compressão
Não disponível
Alimentação
Não disponível
Potência
450HP a 8000rpm
Torque
Não disponível
TRANSMISSÃO
Manual, tração traseira, quatro marchas.
SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, com bandejas triangulares e molas helicoidais.
Traseira: Eixo rígido, com molas helicoidais.
DIREÇÃO
Não disponível.
FREIOS
A disco na dianteira e a tambor na traseira.
RODAS E PNEUS
Rodas de magnésio de tala 3,5″ na dianteira e raiadas tala 8″ na traseira.
CARROCERIA E CHASSI
Chassi tubular com estrutura de treliça.
DIMENSÕES E PESO.
Comprimento
3800 mm
Largura Não disponível.
Distância entre-eixos
2000 mm
Peso
Não disponível.

Fontes:

Um veloz carro de sonhos; Reportagem do Jornal da Tarde.

Peralta, Paulo R.; Bica Votnamis; disponível em:http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Bica_Votnamis.htm. Acessado em: 09/05/2014.

Silva Zullino, Roberto da; O Caçador de Estrelas na pista por Roberto Zullino; disponível em: http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/2010/04/o-cacador-de-estrelas-na-pista-por.html. Acessado em: 09/05/2014.

Dias, Rafael; O caçador de estrelas; disponível em: https://areadeescape.wordpress.com/2010/04/25/o-cacador-de-estrelas/. Acessado em: 09/05/2014.

Brazil Exporters; O Sgt. Pepper das pistas – quase, quer dizer; disponível em: http://brazilexporters.com/blog//index.php/2007/12/20/o_sgt_pepper_das_pistas_quase_quer_dizer?blog=5. Acessado em 09/05/2014.

Imagens

[1]: Retirado de: Consumer Reports. Disponível em: http://www.consumerreports.org/cro/news/2014/06/1966-chevrolet-corvette-sting-ray-road-test/index.htm. Acessado em 19/04/2016.

[2]: Retirado de: Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lockheed_XF-104. Acessado em 21/04/2016.

[3]: Retirado de Bandeira Quadriculada. Disponível em: http://www.bandeiraquadriculada.com.br/zx_retro/Bica_XF104.htm. Acessado em 09/05/2014.

[4]: Retirado de: Silva Zullino, Roberto da; O Caçador de Estrelas na pista por Roberto Zullino; disponível em: http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/2010/04/o-cacador-de-estrelas-na-pista-por.html. Acessado em: 09/05/2014.

[5]: Retirado de: Sebastião Prado, Facebook. Acessado em 12/11/2021.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.