Nascido na Romênia, Bica Votnamis veio para o Brasil em 1954 aos 11 anos com sua família, em busca de melhores oportunidades, numa época em que seu país natal era ocupado e controloda pela antiga União Soviética. Aos 13 anos começou a ajudar o pai na oficina mecânica e, em 1964 começou a correr com um Renault 1093. Depois, passou a competir com veículos como Renault Gordini, Simca Chambord, diversas carreteras (uma, inclusive, comprada do grande Catarino Andreatta) e até mesmo uma Maserati/Corvette da categoria Mecânica Nacional. Com essas experiências, acabou por abrir sua própria oficina de preparação, no bairro do Bom Retiro em São Paulo, e para as Mil Milhas de Interlagos de 1967, idealizou um projeto que provavelmente ainda não teve igual em criatividade e excentricidade no nosso país. Tudo começou quando Bica viajou para os Estados Unidos e voltou com um motor V8 de Corvette (com 5500 cm3 e expressivos 450 HP a 8000 rpm) e diversos componentes de suspensão, freios, rodas para cubo rápido e diferencial autoblocante.
Inicialmente, o plano era construir um carro de dois lugares, estrutura de treliça tubular semelhante aos monopostos da Mecânica Nacional e motor dianteiro, porém no meio da construção Bica decidiu mudar o layout do carro para ter o motor em posição central. Como a essa altura o chassi estava quase pronto, por mais que se pusesse o motor para trás faltava lugar para o piloto. A solução foi pendurar uma estrutura na frente do eixo dianteiro para acomodar o piloto, e com um rabisco de giz feito na parede da garagem da oficina, surgiu o Star-Fighter (Caçador de Estrelas pela tradução do jornal inspirado nos caças Star-Fighter (Lockheed XF104). Não existem portas e o acesso é pelas janelas, que se abriam para cima como no Mercedes 300SL, com a posição do volante semelhante a da Kombi e que levou Bica a adquirir uma para se acostumar com a posição de pilotagem.
Por falta de acesso a um transeixo apropriado, uma solução no mínimo engenhosa foi criada: o cardã era bem curto (com cerca de 10 cm), abrigando duas juntas universais que permitiam o movimento do eixo traseiro, solução que talvez não resistisse até o fim da prova. À excessão dessas características, o carro era bem construído (e possivelmente mais rápido que qualquer carretera da época), utilizando freios a disco nas quatro rodas com suspensão dianteira independente e suspensão traseira com eixo rígido, e provavelmente uma transmissão de 4 marchas Jaguar.
Fotos tiradas durante a construção do Star-Fighter.
Já a carroceria, em alumínio, ficou a cargo do espanhol Pablo Salvador, que havia trabalhado com Bica em projetos anteriores. Para evitar palpites e comentários, a garagem da oficina ficou fechada até a conclusão do projeto 5 meses depois, com a entrada permitida somente a amigos de Votnamis.
Chegadas as Mil Milhas, Bica chegou a participar dos treinos preliminares mas foi proibido de participar da corrida, pois a direção da prova entendeu que a posição da cabine representaria um risco para o piloto em caso de acidente. Bica tentou ainda comprar um carretera convencional e equipar o motor Corvette, mas quando ela estava sendo descarregada acabou caindo e foi danificada, o que o impediu de participar da prova.
Posteriormente o romeno ainda construiu outros carros de competição, como os Caçadores de Estrelas II e III, de concepção mais convencional, mas nenhum deles chamou tanta atenção quanto o Caçador de Estrelas original.
Ficha técnica
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Fontes:
Um veloz carro de sonhos; Reportagem do Jornal da Tarde.
Peralta, Paulo R.; Bica Votnamis; disponível em:http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Bica_Votnamis.htm. Acessado em: 09/05/2014.
Silva Zullino, Roberto da; O Caçador de Estrelas na pista por Roberto Zullino; disponível em: http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/2010/04/o-cacador-de-estrelas-na-pista-por.html. Acessado em: 09/05/2014.
Dias, Rafael; O caçador de estrelas; disponível em: https://areadeescape.wordpress.com/2010/04/25/o-cacador-de-estrelas/. Acessado em: 09/05/2014.
Brazil Exporters; O Sgt. Pepper das pistas – quase, quer dizer; disponível em: http://brazilexporters.com/blog//index.php/2007/12/20/o_sgt_pepper_das_pistas_quase_quer_dizer?blog=5. Acessado em 09/05/2014.
Imagens
[1]: Retirado de: Consumer Reports. Disponível em: http://www.consumerreports.org/cro/news/2014/06/1966-chevrolet-corvette-sting-ray-road-test/index.htm. Acessado em 19/04/2016.
[2]: Retirado de: Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lockheed_XF-104. Acessado em 21/04/2016.
[3]: Retirado de Bandeira Quadriculada. Disponível em: http://www.bandeiraquadriculada.com.br/zx_retro/Bica_XF104.htm. Acessado em 09/05/2014.
[4]: Retirado de: Silva Zullino, Roberto da; O Caçador de Estrelas na pista por Roberto Zullino; disponível em: http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/2010/04/o-cacador-de-estrelas-na-pista-por.html. Acessado em: 09/05/2014.
[5]: Retirado de: Sebastião Prado, Facebook. Acessado em 12/11/2021.