No próximo domingo (26/06) irá ocorrer a edição de número 94 Pikes Peak International Hill Climb (Subida de Montanha Internacional de Pikes Peak), também conhecida como Race to the Clouds (Corrida para as Nuvens). Para quem não conhece esse tipo de competição, nessas provas os pilotos disputam para saber quem será o mais rápido em um trecho de subida. A primeira de Pikes Peak foi disputada em 1916, na recém inaugurada Pikes Peak Highway, e até é disputada no mesmo trecho. A pista, por sinal, é extremamente desafiadora, com 12,42 milhas (19,99 km) de comprimento, possui 156 curvas com uma elevação entre as linhas de largada e chegada de 2860m! Como se não fosse suficiente, para aumentar o desafio, por muitos anos a estrada foi de cascalho.
Nessa condição foi gravado em 1988 o documentário Climb Dance, um dos vídeos automobilísticos mais incríveis do mundo, estrelado pelo genial piloto de rali finlandês Ari Vatanen em um Peugeot 405 Turbo 16 GR:
Porém o tempo não para, e em 2002 começou o processo de pavimentação da rodovia, que durou até 2012. Se de certa forma isso tirou um pouco do charme e do desafio da prova, as velocidades atingidas passaram a subir absurdamente a cada ano, o que mudou o desafio da prova, como no vídeo abaixo, onde o francês Sébastian Loeb estabeleceu o recorde atual de 8m13s878, a bordo do Peugeot 208 T16 em 2013:
Pelas características da prova, ela também é um dos poucos lugares onde hoje um carro totalmente elétrico tem condições de disputar pela vitória contra modelos equipados com motores a combustão, por dois motivos principais:
- Pela curta duração da prova, não é necessário manter uma grande quantidade de baterias, o que diminui o pênalti do peso extra em relação aos modelos com motores a combustão;
- Pela pista ter uma variação de altitude muito elevada, motores a combustão (mesmo os turboalimentados) perdem muito da sua potência ao longo da prova pela menor densidade do ar, enquanto os modelos elétricos não sofrem esse tipo de efeito;
Tanto isso é verdade, que na prova do último ano o vencedor geral foi o americano Rhys Millen, a bordo de seu protótipo Drive eO PP03, com um tempo de 9m07s222. Para a prova desse ano, vamos mostrar os dez competidores que você não pode deixar de acompanhar nesse fim de semana:
1 – Rhys Millen / Drive eO PP100
Provavelmente o favorito para vencer a prova, não há muito o que falar sobre o talento de Rhys Millen: filho de Rod Millen (outra lenda de Pikes Peak), sua carreira inclui participações em campeonatos de Drift (com um campeonato da Fórmula D em 2005), no mundial de RallyCross desde 2011 além de ter atuado com dublê de pilotagem em diversos filmes, como em Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio. Tentando defender a vitória de 2015, o americano volta com uma versão revisada do protótipo do ano passado. Agora chamado eO PP100, o modelo construído pela equipe Drive da Letónia é um protótipo estilo Le Mans construído em uma estrutura de aço tubular, com carroceria de fibra de carbono, sete motores elétricos YASA totalizando 1190 kW (1618 cv!) despejados para as quatro rodas através de uma única relação de marcha com diferenciais de deslizamento limitado em ambos os eixos. Toda essa potência aliada a um peso de apenas 1200 kg é suficiente para uma velocidade máxima de 260 km/h, que pode parecer pouca coisa pela potência mas é mais que suficiente para o layout de Pikes Peak.
2 – Romain Dumas / Norma M20 RD Limited spec-16
Uma semana após vencer as 24 Horas de Le Mans pela Porsche junto a Neel Jani e Marc Lieb, o francês Romain Dumas vai agora para os Estados Unidos em busca de mais uma vitória. O piloto francês, que entre outras conquistas carrega três vitórias nas prova francesa, volta a Pikes Peak com equipe própria. O carro que utilizará é uma evolução do modelo com o qual conquistou a vitória geral em 2014, e foi desenvolvido em parceria pela fabricante francesa de carros de corrida Norma e a preparadora RD Limited, de propriedade do próprio Romain Dumas. Com chassi de fibra de carbono, pela primeira vezo modelo contará com sistema tração integral nas quatro rodas. Inscrito na categoria Unlimited, o objetivo é partir para a vitória geral contra os modelos elétricos, utilizando uma receita de baixíssimo peso de apenas 610 kg e alta potência para ter agilidade no traçado sinuoso da pista. Segundo o francês, o objetivo é atingir uma relação peso potência 1:1, o que significa extrair 610 HP (618 cv) do motor turbo Honda HPD K20 de 2 litros, e ele é outro forte candidato a vitória nesse fim de semana.
3 – Nobuhiro “Monster” Tajima / Tajima Rimac E-Runner Concept_One
Outro que dispensa apresentações, o japonês Nobuhiro Tajima. Aqueles que jogaram Gran Turismo 2 devem lembrar de duas de suas máquinas, os radicais Suzuki Cultus e Escudo Pikes Peak Version. Tajima é velho conhecido em Pikes Peak, sendo o maior vencedor da história com 9 vitórias na categoria Unlimited e uma vitória na categoria para carros elétricos, tendo abandonado a categoria Unlimited em 2011 para disputar a divisão de carros elétricos a partir de 2012. Vindo de um segundo lugar na geral no ano passado, Tajima volta com uma versão revisada do carro do ano passado, desenvolvido em parceria pela sua própria empresa, a Tajima Corp. e a fabricante croata de carro elétricos Rimac. Construído em uma estrutura tubular de alumínio com carroceria de fibra de carbono, o modelo conta com quatro motores elétricos Rimac (um por roda) somando 1,1 MW (1496 cv), despejados no asfalto através de um sistema de transmissão por corrente patenteado pela Rimac, que além de reduzir o peso permite a utilização de torque vectoring. Com um peso de 1500 kg, o carro é capaz de atingir os 100 km/h em 2,2 segundos, e de chegar a uma máxima de 270 km/h.
4 – Tetsuya Yamano / Acura NSX 4-Motor EV Concept
Menos famoso que os pilotos anteriores (pelo menos aqui no ocidente), o japonês Tetsuya Yamano tem como maior feito o tricampeonato da categoria GT300 do campeonato japonês de GT, além de já ter experiência em Pikes Peak após vencer a categoria Challenge Exhibition com um CR-Z em 2015. O carro de 2016, um protótipo com a carroceria inspirada pela nova geração do esportivo NSX é equipado com duas unidades Twin Motor Units, uma em cada eixo com uma potência total estimada de 1350 HP (1369 cv). A isso é aliada a tecnologia Super Handling All-Wheel Drive (SH-AWD), que permite vetorização de torque otimizando o contorno de curvas no traçado americano. Apesar de não ser considerado favorito, o apoio oficial de fábrica aliado a problemas nos principais competidores pode significar ao menos uma posição no podium.
5 – Paul Dallenbach / ’03 PVA Dallenbach Special
Outro veterano de Pikes Peak, o americano Paul Dallenbach é outro que corre por fora por uma vitória na geral. Tendo vencido por 8 vezes sua categoria (e três na geral), é um dos pilotos mais experientes na pista americana. Para esse ano está inscrito na categoria Unlimited com seu Open Wheel. Esses carros são parte da tradição de Pikes Peak (que fez parte do campeonato da Fórmula Indy entre 1946-1970), e o carro de Dallenbach é um dos mais competitivos do certame, e hoje tem o recorde da pista essa categoria com um tempo de 9m36s496. Equipado com um motor Chevrolet small-block V8 biturbo de 1307 HP (1325 cv) e exaustivamente testado por diversas provas, o modelo pode surpreender na prova e brigar por uma boa posição final.
6 – Tony Quinn / Pace Innovations Ford Focus
Correndo por fora temos também o neozelandês Tony Quinn e seu “Ford Focus”. O carro que foi preparado pela australiana Pace Innovations para a Race to the Sky, provavelmente a prova de subida de montanha mais importante abaixo da linha do Equador, tem inspiração do modelo Ford em suas linhas, porém a única coisa em comum são as colunas A e B e o para-brisas. Por baixo da carroceria de fibra de carbono se esconde um chassi tubular, e um motor Nissan VR38DETT V6 retirado de um Nissan GT-R e preparado para render 850 HP, que transfere a potência para as quatro rodas através de uma transmissão sequencial Holinger MFT de 6 marchas. Aliado a um peso de apenas 985 kg, e gerando 1000kg de downforce a 200 km/h, o carro deve um pouco em relação aos outros dessa lista, mas ainda assim deve ter um excelente desempenho na prova.
7 – Rodney Tu / Palatov D1 PPS
Outro a correr por fora pela vitória no Colorado é o estreante taiwanês Rodney Tu, que vem para a prova com um Palatov D1 PPS. Poucos já devem ter ouvido o nome, mas esse fabricante estadunidense fundado em 2008 é especializado em carros de corrida, e tem a vitória na categoria Unlimited no ano de 2012. O modelo que será usado possui uma estrutura tubular de aço com carroceria de fibra de carbono, e é equipado com um motor Hartley H2 turbo, rendendo cerca de 350 HP. Pode parecer pouco se comparado aos outros carros dessa lista, mas pesando apenas 500 kg o carro pode surpreender com sua agilidade nos trechos mais sinuosos do traçado.
8 – Dave Balingit / Elan NP01
Apesar de não ter chances de disputar a vitória geral, será interessante acompanhar o estreante Dave Balingit. Seu carro, um Elan NP01 foi montado por ele mesmo em sua garagem e é o resultado de um projeto da NASA, mas não daquela que você está pensando. Essa NASA (National Auto Sport Association, uma entidade americana que organiza competições para pilotos amadores e semi-profissionais) se juntou a empresa Elan Motorsport Technologies (de propriedade do grande Don Panoz, que entre outros foi a responsável pelo desenvolvimento do Panoz Esperante GTR-1 da atual encarnação do DeltaWing) para desenvolver um carro de corrida estilo Le Mans razoavelmente barato, (um kit completo sai por cerca de 65 mil dólares), seguro e amigável para pilotos amadores, que além de fácil de guiar tivesse também baixo custo operacional (na faixa de 2 mil dólares por prova). Todos são equipados com um motor Mazda MZR similar ao do MX5, preparados pela Elan para render 185 HP. Aliados a um peso de apenas 658 kg e um bom kit aerodinâmico, deverá ser interessante ver o desempenho dessa máquina na prova.
9 – Mike Ryan / Freightliner Cascadia Pikes Peak Special
Mais um veterano de Pikes Peak, Mike Ryan voltará mais uma vez para a Corrida para as Nuvens. Atual detentor de recorde para caminhões e treze vezes vencedor nessa categoria. Em 2016 ele está inscrito na categoria Pikes Peak Open, para modelos de rua sem limites para a preparação já que a categoria para caminhões deixou de existir. É pouco provável que lute pela vitória, mesmo em sua classe, porém assistir um caminhão de 5 toneladas subir a montanha enquanto se ouve o motor Detroit Diesel D60 de 14 litros despejar seus 2400 HP no asfalto será com certeza uma das maiores atrações da prova.
10 – Rafael Paschoalin / Yamaha MT-07
Ok, eu sei que esse não é exatamente um carro, mas não seria possível escrever essa lista sem citar o primeiro brasileiro a participar da prova. Com três participações no Tourist Trophy na ilha de Man, o brasileiro ira participar da prova na categoria Middleweight, para motos com cilindrada entre 501 e 750 cm³, utilizando uma moto Yamaha MT-07, equipada com motor de 689 cm³ com 75 cavalos. Nos treinos o piloto brasileiro tem postado tempos competitivos, bem próximos aos líderes da categoria, de forma que uma vitória brasileira no domingo não pode ser descartada. Para acompanhar as novidades do brasileiro, vocês podem seguir a página dele no Facebook aqui.