Numa década reconhecida pelo seu visual exótico, chamar a atenção não era tarefa das mais fáceis. No mundo automobilístico então, com carros como De Lorean, Ferrari 288 GTO e Camaro IROC-Z, conseguir se destacar em um dos salões do automóvel mais importantes era tarefa quase impossível.
Mas foi isso que a Sbarro, pequena fabricante suíça de réplicas e carros especiais consegui no Salão de Genebra de 1987. Ao apresentar o Monster G, ninguém que compareceu ao salão pode ficar indiferente. Construído como uma espécie de super buggy sob encomenda de um alemão radicado nos Estados Unidos, o modelo foi construído sobre o chassi de um Range Rover, sobre o qual foi montada uma carroceria de kevlar com santantonio construído em aço cromo. O motor era uma unidade Mercedes-Benz de 6400 cm³ e 350 cv (na época, o único fora de estrada mais potente era o igualmente insano Lamborghini LM002), capaz de levar o veículo até os 210 km/h de velocidade máxima.
A apresentação também foi um show a parte, com modelos utilizando o que poderia ser descrito com um traje espacial dourado. Porém o mais incrível era realmente o design, com um estilo livre e diferente de qualquer coisa da época, sem portas ou janelas, com os quatro canos de escapamento saindo sobre o capô, combinado a uma cor vermelha brilhante e rodas de 20 polegadas retiradas diretamente do trem de pouso de um Boeing 747 calçadas com pneus especialmente desenvolvidos pela GoodYear.
No interior, havia outro toque clássico dos anos 80 na forma de um par de bancos esportivos Recaro, sonho de consumo de qualquer motorhead da época, e chamavam a atenção dois dos equipamentos que acompanhavam o Monster G: um pequeno gerador de eletricidade de emergência e uma mini-moto.
Ficha técnica
Modelo |
Monster G |
Fabricante |
Espera Sbarro |
MOTOR |
|
Localização |
Dianteiro, longitudinal |
Tipo |
Gasolina, 8 cilindros em V |
Cilindrada |
6300 cm3 |
Diâmetro x Curso |
Não disponível |
Taxa de compressão |
Não disponível |
Alimentação |
Não disponível |
Potência |
350HP a 5500 rpm |
Torque |
Não disponível |
TRANSMISSÃO |
|
Manual, tração nas quatro rodas, cinco marchas |
|
SUSPENSÃO |
|
Dianteira: Não disponível. |
|
Traseira: Não disponível. |
|
DIREÇÃO |
|
Não disponível. |
|
FREIOS |
|
Não disponível.. | |
RODAS E PNEUS |
|
Rodas de liga aro 20 e pneus Goodyear especiais. | |
CARROCERIA E CHASSI |
|
Chassi com carroceria tipo picape, dois lugares em kevlar. | |
DIMENSÕES E PESO |
|
Comprimento |
Não disponível |
Largura |
Não disponível |
Distância entre-eixos |
Não disponível |
Peso |
2300 kg |
Porta-malas |
Não disponível |
DESEMPENHO |
|
Velocidade máxima |
210 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
Não disponível |
Consumo de combustível |
5,4 km/l |
Preço |
US$147.060,00 (em 1987) |
Fontes:
Imagens: