Carros que ninguém conhece: TOM’S Angel T01

Toms logo

Fundada em 1974 por Nobuhide Tachi e Kiyoshi Oiwa, a TOM’S (Tachi Oiwa Motor Sports) nasceu para vender componentes de preparação para carros da Toyota. Em 1975 a empresa ganhou o status de preparadora autorizada da marca japonesa, aumentando seu prestígio nos meios de preparadores. Com o crescente interesse dos japoneses por carros preparados, em 1978 os negócios foram expandidos com a diversificação da linha de produtos e a abertura de uma oficina no distrito Tama, em Tóquio. Na década de 1980 houve uma ampliação ainda maior dos negócios, principalmente do envolvimento no automobilismo, com a construção do primeiro carro japonês dentro do regulamento do Grupo C. Com chassi do tipo monocoque construído pela Dome em alumínio e um motor Toyota 2T-G 2.0 modificado para render 400 cv, o Toyota Celica C teve um bom desempenho em sua única prova, conquistando a sétima colocação no grid de largada e a quinta (segundo entre os carros de Grupo C) na chegada das 6 Horas de Fuji em 1982.

TOM'S Celica C durante as 6 Horas de Fuji. Fonte: Dome [1].
TOM’S Celica C durante as 6 Horas de Fuji. Fonte: Dome [1].

Em 1987 a empresa abriu uma filial na Inglaterra, que passaria a ser a base de operações para as participações da Toyota em campeonatos de automobilismo no ocidente, sendo responsável pelas participações no campeonato mundial de endurance entre 1988 e 1993. Ao mesmo tempo, a base japonesa trabalhou na preparação de diversos modelos Toyota, no mesmo estilo de empresas com RUF ou da divisão M da BMW.

TOM'S T020, desenvolvido com base no Toyota MR-2. Fonte: TOM'S [2].
TOM’S T020, desenvolvido com base no Toyota MR-2. Fonte: TOM’S [2].

Com todo esse know-how adquirido, para seu aniversário de 20 anos a TOM’S anunciou o Angel T01 durante o Salão do Automóvel de Tokyo em 1994, para realizar um sonho de longa data da: fabricar e vender um carro sob sua própria marca. Naquela época, a expectativa era de vender cada unidade a cerca de 4 milhões de ienes (42 mil dólares), ou vender o projeto e ferramental por 10 milhões de dólares para alguma montadora interessada. O projeto começou em 1991, conduzido por Martin Ogivie, que projetou o Lotus T100 de Fórmula 1, com a produção sob responsabilidade da filial britânica da empresa.

TOM'S Angel T01. Fonte: Minkara [3].
TOM’S Angel T01. Fonte: Minkara [3].

Por fora o Angel T01 não é muito maior que um microcarro japonês, mas possui estrutura do tipo monocoque, feita de fibra de carbono, plástico e fibra de vidro, com a carroceria feita de fibra de carbono e plástico e, devido ao tipo de construção, foi impossível a utilização portas convencionais, de modo que a opção foi utilizar janelas laterais com abertura do tipo asa de gaivota. Tanto na dianteira quanto na traseira existem sub estruturas tubulares para a montagem da suspensão independente de braços triangulares duplos com amortecedores Cepak.

Aqui é possível ver o curioso sistema de abertura de portas do Angel T01. Fonte: MyBlog Yahoo [3].
Aqui é possível ver o curioso sistema de abertura de portas do Angel T01. Fonte: MyBlog Yahoo [4].

Já o interior conta com um volante destacável como o de carros de competição, com um tacômetro Stack e um painel LCD que mostra velocidade, temperatura da água e temperatura e pressão do óleo.

Detalhes do interior do Angel T01. Fonte: MyBlog Yahoo [3].
Detalhes do interior do Angel T01. Fonte: MyBlog Yahoo [4].

O motor, dada a relação entre a TOM’s e a Toyota, é um 4A-G de 5 válvulas por cilindro, do mesmo tipo usado pelo AE101 Levin Trueno e MR2, mas montado em posição central. Com 1,6 litros de cilindrada, tem potência máxima de 158 HP a 7400 rpm, e torque máximo de 16,5 kgf.m a 5200 rpm. A transmissão, também Toyota, é uma caixa manual de 5 velocidades e os discos de freio também são oriundos do fabricante japonês, porém devido a falta de espaço pra instalação não existe assistência a vácuo. Com um peso de apenas 700kg, o Angel T01 acelera de 0-60mph em 5,5 segundos.

Reportagem da revista Car&Driver sobre o TOM'S Angel T01. Fonte: Car&Driver [5].
Reportagem da revista Car&Driver sobre o TOM’S Angel T01. Fonte: Car&Driver [5].

Pelas suas características, o Angel pode ser considerado uma predecessor do Alfa Romeo 4C lançado em 2013 com o mesmo objetivo, de ser um esportivo pequeno e ágil, construído com as técnicas e materiais mais modernos para garantir a leveza acima de tudo.

Ficha técnica

Modelo
Angel T01
Fabricante
TOM’S
MOTOR
Posição
Central, longitudinal
Tipo
Gasolina, 4 cilindros em linha, cinco válvulas por cilindro, refrigerado a água.
Cilindrada
1587 cm3
Diâmetro x Curso
81,0mm x 77,0 mm
Taxa de compressão
Não disponível
Alimentação
Injeção eletrônica de combustível
Potência
158HP a 7400rpm
Torque
16,5 kgf.m a 5200rpm
TRANSMISSÃO
Manual, tração traseira, cinco marchas.
SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, braços triangulares duplos.
Traseira: Independente, braços triangulares duplos.
DIREÇÃO
Não disponível.
FREIOS
Discos nas quatro rodas.
RODAS E PNEUS
Rodas 6,5J×15 de magnésio com pneus 195/50 R15 na dianteira e rodas 7,0J×15 de magnésio com pneus 205/50 R15 na traseira.
CARROCERIA E CHASSI
Monocoque de plástico reforçado com fibra de carbono e vidro, duas portas, dois lugares, com carroceria de plástico reforçado com fibra de carbono.
DIMENSÕES E PESO.
Comprimento
3320 mm
Largura 1620 mm
Distância entre-eixos
2175 mm
Peso
700 kg
Capacidade de carga Não disponível
DESEMPENHO
Velocidade máxima Não disponível
0 a 60mph 5,5 s
Consumo de combustível
Não disponível
Preço
US$ 42.000,00

Fontes:

TOM’S History. Disponível em: https://www.tomsracing.co.jp/global/e/history/index.html. Data de acesso: 25/07/2016.

Ishiwatari, Yasushi; TOM’S Angel T01. Revista Car&Driver, novembro de 1995.

Gran Turismo 2 car info.

Imagens

[1]: Retirado de: Toyota TOM’S Celica C 1982. Disponível em: http://dome-museum.com/018_toms_celica_c.html. Data de acesso: 25/07/2016.

[2]: Retirado de: TOM’S T020. Disponível em: https://www.tomsracing.co.jp/global/e/comp/t020/index.html. Data de acesso: 25/07/2016.

[3]: Retirado de: CG Autumn Meet 2012. Disponível em: http://minkara.carview.co.jp/en/userid/13678/car/86649/3298377/photo.aspx. Data de acesso: 27/07/2016.

[4]: Retirado de: MyBlog Yahoo. Disponível em: http://tw.myblog.yahoo.com/supercars-gallery/article?mid=26388. Data de acesso: 13/05/2012.

[5]: Retirado de: Ishiwatari, Yasushi; TOM’S Angel T01. Revista Car&Driver, novembro de 1995.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.