Fundada em 1974 por Nobuhide Tachi e Kiyoshi Oiwa, a TOM’S (Tachi Oiwa Motor Sports) nasceu para vender componentes de preparação para carros da Toyota. Em 1975 a empresa ganhou o status de preparadora autorizada da marca japonesa, aumentando seu prestígio nos meios de preparadores. Com o crescente interesse dos japoneses por carros preparados, em 1978 os negócios foram expandidos com a diversificação da linha de produtos e a abertura de uma oficina no distrito Tama, em Tóquio. Na década de 1980 houve uma ampliação ainda maior dos negócios, principalmente do envolvimento no automobilismo, com a construção do primeiro carro japonês dentro do regulamento do Grupo C. Com chassi do tipo monocoque construído pela Dome em alumínio e um motor Toyota 2T-G 2.0 modificado para render 400 cv, o Toyota Celica C teve um bom desempenho em sua única prova, conquistando a sétima colocação no grid de largada e a quinta (segundo entre os carros de Grupo C) na chegada das 6 Horas de Fuji em 1982.
Em 1987 a empresa abriu uma filial na Inglaterra, que passaria a ser a base de operações para as participações da Toyota em campeonatos de automobilismo no ocidente, sendo responsável pelas participações no campeonato mundial de endurance entre 1988 e 1993. Ao mesmo tempo, a base japonesa trabalhou na preparação de diversos modelos Toyota, no mesmo estilo de empresas com RUF ou da divisão M da BMW.
Com todo esse know-how adquirido, para seu aniversário de 20 anos a TOM’S anunciou o Angel T01 durante o Salão do Automóvel de Tokyo em 1994, para realizar um sonho de longa data da: fabricar e vender um carro sob sua própria marca. Naquela época, a expectativa era de vender cada unidade a cerca de 4 milhões de ienes (42 mil dólares), ou vender o projeto e ferramental por 10 milhões de dólares para alguma montadora interessada. O projeto começou em 1991, conduzido por Martin Ogivie, que projetou o Lotus T100 de Fórmula 1, com a produção sob responsabilidade da filial britânica da empresa.
Por fora o Angel T01 não é muito maior que um microcarro japonês, mas possui estrutura do tipo monocoque, feita de fibra de carbono, plástico e fibra de vidro, com a carroceria feita de fibra de carbono e plástico e, devido ao tipo de construção, foi impossível a utilização portas convencionais, de modo que a opção foi utilizar janelas laterais com abertura do tipo asa de gaivota. Tanto na dianteira quanto na traseira existem sub estruturas tubulares para a montagem da suspensão independente de braços triangulares duplos com amortecedores Cepak.
Já o interior conta com um volante destacável como o de carros de competição, com um tacômetro Stack e um painel LCD que mostra velocidade, temperatura da água e temperatura e pressão do óleo.
O motor, dada a relação entre a TOM’s e a Toyota, é um 4A-G de 5 válvulas por cilindro, do mesmo tipo usado pelo AE101 Levin Trueno e MR2, mas montado em posição central. Com 1,6 litros de cilindrada, tem potência máxima de 158 HP a 7400 rpm, e torque máximo de 16,5 kgf.m a 5200 rpm. A transmissão, também Toyota, é uma caixa manual de 5 velocidades e os discos de freio também são oriundos do fabricante japonês, porém devido a falta de espaço pra instalação não existe assistência a vácuo. Com um peso de apenas 700kg, o Angel T01 acelera de 0-60mph em 5,5 segundos.
Pelas suas características, o Angel pode ser considerado uma predecessor do Alfa Romeo 4C lançado em 2013 com o mesmo objetivo, de ser um esportivo pequeno e ágil, construído com as técnicas e materiais mais modernos para garantir a leveza acima de tudo.
Ficha técnica
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Fontes:
TOM’S History. Disponível em: https://www.tomsracing.co.jp/global/e/history/index.html. Data de acesso: 25/07/2016.
Ishiwatari, Yasushi; TOM’S Angel T01. Revista Car&Driver, novembro de 1995.
Gran Turismo 2 car info.
Imagens
[1]: Retirado de: Toyota TOM’S Celica C 1982. Disponível em: http://dome-museum.com/018_toms_celica_c.html. Data de acesso: 25/07/2016.
[2]: Retirado de: TOM’S T020. Disponível em: https://www.tomsracing.co.jp/global/e/comp/t020/index.html. Data de acesso: 25/07/2016.
[3]: Retirado de: CG Autumn Meet 2012. Disponível em: http://minkara.carview.co.jp/en/userid/13678/car/86649/3298377/photo.aspx. Data de acesso: 27/07/2016.
[4]: Retirado de: MyBlog Yahoo. Disponível em: http://tw.myblog.yahoo.com/supercars-gallery/article?mid=26388. Data de acesso: 13/05/2012.
[5]: Retirado de: Ishiwatari, Yasushi; TOM’S Angel T01. Revista Car&Driver, novembro de 1995.