No dia 15 de junho será disputada a terceira etapa da Império Endurance Brasil. Prevista inicialmente para ser disputada no tradicional autódromo de Tarumã, a prova foi transferida para a pista de Santa Cruz do Sul por razões ligadas à segurança, segundo a CBA. O mesmo já havia ocorrido no início do ano, quando a prova 500 da Stock Car, prevista inicialmente para Tarumã foi transferida para o Velopark. Seguramente Tarumã precisa de melhorias quanto a sua segurança (e, francamente, isso vale para boa parte se não todos os autódromos brasileiros), porém há quem afirme que exista um fator político envolvido na severidade das obras exigidas…
Mas voltando ao que interessa, a prova na pista gaúcha promete disputas ainda mais intensas, com a estréia de novas máquinas e pilotos na categoria P1, e não será surpresa se alguns carros gaúchos que estiveram ausentes das primeiras etapas deem as caras nesta etapa. A última etapa disputada na pista, em 2018, marcou a estreia do AJR #11 com motor Honda K24 Turbo, que culminou com vitória do trio Emílio Padron, César Ramos e Fernando Fortes. Na verdade, o histórico da pista é muito favorável aos protótipos nacionais, especialmente os gaúchos, conforme atesta o histórico de vencedores das últimas etapas, com 6 vitórias dos gaúchos, e mais duas de outros modelos nacionais. Contudo, carreras son carreras, e se em Curitiba a vantagem era dos GTs e a prova terminou com vitória de um protótipo, o atual nível de equilíbrio do Endurance Brasil não permite prever qual será o resultado final da prova.
O recorde atual da categoria na pista foi estabelecido em 2018 por Sérgio Jimenez guiando um protótipo AJR, que marcou o tempo de 1:12.441. O recorde absoluto da pista é do piloto Matheus Iorio, que cravou uma volta em 1:10.060 à bordo de um monoposto de Fórmula 3, porém não será surpresa se esse recorde for ameaçado no próximo final de semana.
O campeonato até aqui:
Após as duas primeiras etapas a liderança na categoria força livre está com a dupla Xandy Negrão e Xandinho Negrão, seguidos pelo trio Pedro Aguiar e pelos irmãos Ebrahim. Em terceiro, está a dupla campeã de 2017, Marcel Visconde e Ricardo Maurício.
Na categoria P1, a liderança é da dupla Pedro Queirolo e David Muffato, que mesmo com problemas na etapa de Goiânia conseguiram percorrer a distância suficiente para acumular pontos importantes para o campeonato. Em segundo, novamente vêm trio do Ginetta #20, seguidos pelos vencedores da primeira etapa, o trio Vicente Orige, Tarso Marques e Carlos Kray.
Na categoria GT3, a liderança é também de Xandy e Xandinho Negrão, seguidos por Ricardo Maurício e Marcel Visconde e com Chico Longo e Daniel Serra na terceira posição.
Já na categoria P2, novamente nenhum carro completou a prova, mas ainda assim a liderança na tabela é da dupla de pai e filho Ney Faustini e Ney de Sá Faustini. Em segundo vem o time da MC Tubarão Paulo Sousa e Mauro Kern, com Jair Bana e Duda Bana na terceira posição.
Na GT3 Light, apenas duas duplas marcaram pontos, com a disputa mais acirrada entre todas as categorias até o momento.
Na P3, Carlos Antunes e Yuri Antunes já conseguiram boa vantagem, seguidos por Aldoir Sette e Marcelo Campagnolo. Na terceira posição na categoria estão os vencedores de Goiânia, Matheus Stumpf e Renato Stumpf.
Na GT4, empate na primeira colocação, dividida pelas duplas Alexandre Auler / Leandro Romera (Mercedes AMG GT4) e Renan Guerra / Kreis Jr (Ginetta G55 GT4).
Na P4, liderança folgada da dupla da equipe Motorcar, com 130 pontos de vantagem sobre Alejandro Cignetti e Marcelo Miguel.
Por fim, na GT4 Light, também é grande a vantagem de Arthur Caleffi sobre seus companheiros na etapa de Goiânia, Marcelo Lemke e Rodrigo Lemke.
Programação da Prova
13 de junho de 2019 – Quinta-feira
7h às 12h – Montagem das equipes
9h30 às 17h30 – Secretaria/Inscrições
11h às 12h – Briefeing chefes de equipe
13h30 às 17h30 – Treino Extra – Todas as categorias
14 de junho de 2019 – Sexta-feira
8h às 19h – Secretaria/Inscrições/Combustível
8h30 às 9h30 – Treino Livre Oficial – Todas as categorias
9h45 às 10h45 – Treino Livre Oficial – Todas as categorias
11h às 12h – Treino Livre Oficial – Todas as categorias
13h às 14h – Treino Livre Oficial – Categorias P2, P3, P4 e GT4
14h15 às 15h15 – Treino Livre Oficial – Categorias P1 e GT3
15h30 às 15h45 – Treino Classificatório – Categorias P3 e P4
15h50 às 16h10 – Treino Classificatório – Categoria P2
16h15 às 16h30 – Treino Classificatório – Categoria GT4
16h35 às 16h50 – Treino Classificatório – Categoria GT3
16h55 às 17h10 – Treino Classificatório – Categoria P1
15 de junho de 2019 – Sábado
8h às 18h – Secretaria/Inscrições/Combustível
8h30 às 9h – Warm-up Endurance
9h às 11h30 – Vistoria Técnica nos boxes das equipes
9h10 às 10h10 – Visitação e horário promocional
10h30 – Abertura de box
10h40 – Fechamento de box
10h45 – Hino Nacional
10h55 – Placa de 5 minutos
11h – Largada Três Horas de Santa Cruz do Sul
14h30 – Pódio
Lista de inscritos
Categoria P1 (11 carros)
#4 Sigma P1-Audi V8 Turbo – Felipe Bertuol / Jindra Kaucher
#5 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Tiel Andrade / Andersom Toso / Júlio Martini
#11 Metalmoro AJR-Honda K24 Turbo – Emílio Padron / Thiago Marques / Marcelo Vianna
#20 Ginetta G57-Chevrolet V8 – Fabio Ebrahim / Wagner Ebrahim
#65 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Nilson Ribeiro / José Roberto Ribeiro
#80 Metalmoro AJR-Nissan V6 – Alexandre Finardi / Rafael Suzuki
#88 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Vicente Orige / Tarso Marques
#110 DTR P1-Honda K20 Turbo – Francesco Ventre / Eduardo Dieter
#113 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Pedro Queirolo / David Muffato
#146 Metalmoro AJR-Audi 20V Turbo – Gustavo Martins / Pedro Castro / João Santanna
#175 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Henrique Assunção / Fernando Fortes / Luiz Floss
Categoria GT3 (4 carros)
#8 Mercedes-Benz AMG GT3 – Guilherme Fuiguerôa / Julio Campos
#9 Mercedes-Benz AMG GT3 – Xandy Negrão / Xandinho Negrão
#19 Ferrari 488 GT3 – Chico Longo / Marcos Gomes
#55 Porsche 911 GT3R – Marcel Visconde / Ricardo Maurício
Categoria P2 (3 carros)
#25 GT Race Cars GeeBee R1-Chevrolet V8 – Ney Faustini / Ney de Sá Faustini
#32 MC Tubarão IX-Ford Duratec Turbo – Paulo Sousa / Mauro Kern
#37 Veloztech Scorpion-Hayabusa Turbo – Stuart Turvey / Renato Turelli
Categoria GT3 Light (3 carros)
#18 Lamborghini Gallardo LP560-4 GT3 – Fernando Poeta / Beto Giacomello
#63 Aston Martin Vantage V12 GT3 – Sérgio Ribas / Guilherme Ribas
#155 Ferrari 458 GT3 – Ricardo Mendes / Tom Filho
Categoria P3 (6 carros)
#44 Metalmoro MRX-Volkswagen 16V – Ruben Ghisleni / Aldoir Sette
#46 Roco 001-Hayabusa – Robbi Perez / Jose Cordova
#56 Metalmoro MRX-Volkswagen – Rafael Simon / Gustavo Simon
#72 Metalmoro MRX-Opel 16V – Carlos Antunes / Yuri Antunes
#75 Metalmoro MRX-Cosworth – Henrique Assunção / Fernando Fortes / Emílio Padron
#89 Radical SR3-Hayabusa – Matheus Stumpf / Renato Stumpf
Categoria GT4 (5 carros)
#3 Mercedes-Benz AMG GT4 – Alexandre Auler / Leandro Romera
#16 Ginetta G55 GT4 – Esio Vichiesi / Kreis Jr. / Cesar Ramos
#22 Mercedes-Benz AMG GT4 – Flavio Abrunhoza / Leandro Ferrari
#64 Audi RS3 TCR – Henry Visconde / Guilherme Salas
#555 Ginetta G55 GT4 – Renato Braga / Renan Guerra
Categoria P4 (1 carro)
#34 Metalmoro MRX-Volkswagen 8V – Ricardo Haag / Mário Marcondes
Categoria GT4 Light (2 carros)
#14 Mercedes-Benz CLA 45 AMG – Junior Victorette / Marcelo Karam
#21 Mercedes-Benz CLA 45 AMG – Arthur Caleffi