Na fase inicial do Endurance Brasil, os modelos GT3 mais antigos (fabricados até 2008) e Silhouette tubulares foram enquadrados na classe GT1, enquanto os GT3 mais modernos eram agrupados aos protótipos mais velozes na classe GP1. A partir de 2018, a classe GT1 foi unificada à GT2 dando origem à GT4, e alinhando a nomenclatura ao padrão internacional da FIA, ainda que com um regulamento específico.
BMW E92 M3 GTS V8
Um dos modelos mais icônicos da primeira fase do Endurance Brasil foi a BMW M3 GTS da equipe Eurobike, sempre com Henry Visconde ao volante. Construída à partir de uma das 138 unidades construídas da BMW M3 GTS, o modelo foi preparado pela MC Tubarão, mantendo o motor BMW S65 4.4 V8 e inicialmente com uma preparação mais leve, sendo enquadrada na classe GT2, conquistando 3 vitórias na sua classe. Em 2017 o modelo recebeu um upgrade desenvolvido pela MC Tubarão, incluindo um bodykit GTR da preparadora alemã Floßmann, passando a competir na classe GT1, conquistando uma vitória em sua classe nos 500 km de São Paulo.
Chevrolet Astra Stock Car
Com uma participação nas 3 Horas de Santa Cruz do Sul, em 2016, o Chevrolet Astra Stock Car com motor Dodge 318 V8 da equipe Max Power Racing, que abandonou logo no início da prova, onde seria pilotado por Marlon Watanabe e Edson Bueno.
Chevrolet Montana Stock Car
Outro Stock Car na classe GT1 foi a Montana númeral 83 com motorização 4 cilindros turbo, que competiu na temporada 2016, pilotada por nomes como Adriano Baldo, Cristhian Castro, Dirceu Magno Adam e que obteve como melhores resultados duas segundas colocações em sua classe. Com o fim da classe GT1 em 2018, essa Montana seguiu competindo na classe GT do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, com resultados expressivos.
Chevrolet Sonic Stock Car
Mais um Stock Car da Chevrolet no Endurance Brasil, o Sonic da equipe Mottin Racing foi o carro com mais vitórias na classe GT1, conquistando 8 das 18 provas disputadas entre 2015 e 2017, além do título nas temporadas 2015 e 2016, sempre pilotado pela dupla André Senger e Humberto Giacomello. Com o fim da classe GT1 em 2018, o Sonic V8 seguiu competindo na classe GT do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, sempre como um dos carros mais velozes.
Chevrolet Vectra Stock Car
Figura clássica das provas de endurance brasileiras, o Vectra Stock Car V8 do trio Edras, Esdras e Juarez Soares também participou das etapas paulistas da temporada 2017 do Endurance Brasil, com destaque para o terceiro lugar na classe GT1 nos 500 km de São Paulo.
Dodge Challenger Stock Car
Construído sobre o chassi de um Stock Car, o Challenger de André Carrillo é um dos carros que mais permanecem na memória dos fãs, mesmo tendo participado de poucas provas no campeonato. Pilotado por André em dupla com Rodrigo Corbisier, o Challenger V8 participou apenas de uma prova na classe GT1, os 500 Km de Interlagos em 2017, porém seguiu competindo em 2018 na classe GT4.
Ferrari F430 Challenge
Baseada na F430 de rua, a versão Challenge foi desenvolvida para o campeonato monomarca da fabricante italiana, mantendo basicamente o mesmo motor do modelo de rua com alguns ajustes finos, mas com uma atualização da transmissão sequencial, reduzindo o tempo de troca de marcas de 150ms para 60ms. Além do Ferrari Challenge, a F430 Challenge também tem um pedigree no Endurance, competindo na classe GT do Rolex Sports Car Series. No Brasil, as F430 competiram na classe GT4 da GT Brasil, e também na Top2 GT da Top Series. Com o colapso desses campeonatos, alguns carros passaram a competir no Gaúcho de Endurance, e subsequentemente na classe GT1 do Endurance Brasil, obtendo três vitórias na temporada 2015, nas 2 Horas de Tarumã, 3 Horas de Santa Cruz do Sul e 2 Horas de Guaporé.
Ferrari F430 Challenge GT Cup
Outra máquina italiana na classe GT1 foi a Ferrari F430 Challenge com o kit aerodinâmico GT Cup. No Endurance Brasil, a F430 nessa configuração conquistou 3 vitórias pelas mãos da dupla Ricardo Mendes e Telmo Tecchio durante a temporada 2017, quando foi aposentada em prol da Ferrari 458 GT3 adotada pela equipe à partir de 2018.
Ferrari F430 GT3 Scuderia
Mais uma especificação da Ferrari F430 presente na classe GT1 do Endurance Brasil foi a versão GT3, também oriunda da GT Brasil e que conquistou a vitória em sua classe na etapa de abertura da temporada 2015, com André Senger e Humberto Giacomello.
Ford Fusion Stock Car
O Ford Fusion Stock Car V8 de Andersom Toso foi construído pela Mottin Racing à partir de um chassi da Pick-Up Racing, mantendo a mesma base mecânica porém com motor retrabalhado de 350 para 500 cv e a suspensão dos carros da Copa Montana e bolha inspirada pelo Ford Fusion, devido ao envolvimento do piloto com a marca Ford. Com 1.150 kg, o Fusion Stock V8 estreou na temporada 2010 do Campeonato Gaúcho de Endurance, conquistando diversas vitórias no Grupo III. No Endurance Brasil, o Fusion foi classificado como GT1, e participou apenas da prova de abertura da temporada 2015.
Lamborghini Gallardo LP520 GT3
O Lamborghini Gallardo LP520 GT3 foi desenvolvido pela Reiter Engineering em 2006, mantendo o motor 5.0 V10 porém perdendo o sistema de tração integral para se adaptar ao regulamento GT3. O modelo fez parte das primeiras temporadas da GT3 Brasil, e com o fim do campeonato de GTs em 2013, alguns dos Gallardo passaram a competir no Campeonato Gaúcho de Endurance, e por consequência no Endurance Brasil. Apesar do potencial, o GT italiano conquistou vitórias em sua classe apenas em 2017 (nos 500 Km de Interlagos e 3 Horas de Tarumã), porém uma série de bons resultados garantiu o título da GT1 aos pilotos Vilson Júnior, Gustavo Martins e Paulo Rutzen.
Maserati GranTurismo MC Trofeo
O Maserati GranTurismo MC Trofeo foi apresentado em 2010 para substituir o Coupé como carro da competição monomarca da Maserati. Com o motor mantendo os 444 HP originais e peso reduzido para 1.400 kg, além de um pacote aerodinâmico atualizado, o GranTurismo MC Trofeo também participou do finado GT Brasil, na classe GT4. Com o fim do campeonato, o carro passou a competir frequentemente no Gaúcho de Endurance e Endurance Brasil, conquistando uma vitória nas 3 Horas de Guaporé em 2016.
Metalmoro MR1
O Metalmoro MR1 nasceu como um Silhouette de estrutura tubular com carenagem em fibra de vidro inspirada pelo Cinquecento, desenvolvido em parceria com a Fiat para ser uma categoria de acesso ao Trofeo Linea, porém com o fim do apoio da montadora italiana a Metalmoro deu continuidade sozinha ao desenvolvimento, dando origem ao MR1. Equipado com motor FIRE T-JET de cerca de 280 cv e transeixo sequencial Sadev de 6 marchas e rodas aro 18”, o pequeno GT estreou no Gaúcho de Endurance em 2013 participando de várias provas desde então. No Endurance Brasil, participou de 3 etapas da temporada 2015, sempre se mostrando muito competitivo.
Peugeot 307 Stock Car
Além das participações na classe GT2, a bolha Peugeot 307 Stock Car também esteve presente na classe GT1, com duas participações na temporada 2015 pilotado por Gustavo Myasava e Gustavo Frigotto.