A temporada 2025 do automobilismo brasileiro terá uma grata e aguardada novidade para os amantes mais old school das corridas de carros. No próximo ano estréia a Fórmula Fusca Brasil, uma iniciativa visando juntar os carros de diversas categorias regionais de Fuscas em uma competição interestadual que será preliminar da categoria mais popular do país, a Fórmula Truck.
O carro mais popular do mundo, com mais de 1,5 milhão de unidades ainda em uso no Brasil, tem em vários estados exemplares participando de categorias de clássicos ou em suas categorias próprias como no Paraná que tem a Speed Fusca ininterrupta por quase 30 anos, e a Copa Fusca de São Paulo, porém agora, os pilotos desses amados carros de competição poderão medir forças em um campeonato que irá além das frontreiras dos seus estados. Inicialmente programada para três etapas oficiais no primeiro ano, já confirmadas corridas em Santa Cruz do Sul/RS, Londrina/PR e Campo Grande/MS, podendo ter o calendário ampliado. A Fórmula Fusca irá compor nestas praças a programação dos eventos da Fórmula Truck, a categoria de caminhões mais popular do Brasil, recordista de público por onde passa.
A Fórmula Fusca terá em sua composição duas categorias distintas formando o mesmo grid, porém com campeonatos distintos; são elas a AP1.6 e a EA-111, formadas por carros equipados com motorização do respectivo nome. Tendo uma proposta de baixissimos custos aos participantes, e máximo de paridade entre os carros, a categoria adotou regulamentos já existentes, dos campeonatos ativos, afim de minimizar os custos de preparações, além de um pacote promocional de entrada composto de inscrições, pneus, combustivel e outros benefícios aos interessados. Um atrativo adicional aos pilotos são os prêmios já divulgados pela categoria que contemplarão aos primeiros colocados das duas categorias financiamento da temporada seguinte, treino/teste com caminhão da Fórmula Truck, equipamentos das melhores marcas do mercado, entre outros prêmios.
Nas palavras de um dos idealizadores deste projeto, o também piloto Fabio Greco, os fundamentos da criação desta categoria vão além de ter uma competição de rótulo Brasil – “…quando idealizamos isto e buscamos viabilizar junto ao um enorme parceiro, como a Fórmula Truck, a grande intenção era poder ter um campeonato enxuto principalmente em custos – onde podemos afirmar que é a categoria mais barata do Brasil, mais em conta que participar dos regionais, pois além dos custos baixissimos de participação, soma-se a exposição dentro de um evento do tamanho da Fórmula Truck, ou seja, todas as possibilidades do piloto rentabilizar a participação com apoiadores e parceiros devido a visibilidade em estar em um fim de semana com autódromos lotados. Com essa exposição, certamente fomentaremos interesse e com isso, os regionais ficam fortalecidos passando a ser um trampolim para novos pilotos, é um ciclo. Tanto que uma grande preocupação era ter um calendário anual com um número reduzido de provas, para que não exista o risco de enfraquecer outros campeonatos dos quais esses carros também participem, assim como a manutenção de regulamentos comuns, para que não haj,a a necessidade de mudanças técnicas que gerem maiores custos para as equipes que participem desta e de outras competições”.
Robson Ranieri, também gestor e piloto da categoria enaltece a parceria com a Fórmula Truck – “É muito importante começar com uma fiança tão grande quanto a da organização da Truck. Afinal teremos em um único evento grandes paixões dos brasileiros, o Caminhão e o Fusca, ambos com certeza fazem ou já fizeram parte da vida da grande maioria dos brasileiros. Porém aumenta a responsabilidade de entregarmos aos participantes um evento de qualidade e muito responsável”. Ranieri também faz questão de destacar e agradecer as figuras fortes da organização da categoria de caminhões – “Cabe ressaltar e agradecer a confiança e o apoio dado a Fórmula Fusca pelo presidente da Truck, Sr. Gilberto Hidalgo e o Dir. Geral Sr. Roberto Cirino, que desde o início acreditaram, confiaram e se puseram a disposição da Fórmula Fusca”.
Por fim, após a oficialização da criação da categoria nacional de Fuscas o terceiro membro do grupo idealizador e promotor da Fórmula Fusca, Marcos Romera, enfatiza os andamentos dos planos da categoria para 2025 – “este projeto já vem sendo trabalhado nos bastidores a mais de um ano, isso nos possibilita já iniciarmos com algumas bases bem firmadas. Já temos pré confirmados, até o dia de hoje, 15 carros, e mais de 20 pilotos de ambas as categorias, tanto AP quanto EA, visto que por serem duas baterias no final de semana, os carros podem ser dívididos entre dois pilotos. Partimos também já com alguns parceiros comerciais e técnicos que serão anunciados em breve, podendo assim ofertar aos participantes um campeonato bem legal, que tem seu plano já olhando para os próximos anos.”
A Fórmula Fusca Brasil terá realização do Grupo LRS e promoção da Grecom Comunicação e Mkt.
O calendário tão logo for anunciado oficialmente pela Fórmula Truck, será confirmado também pela Fórmula Fusca. Noticias, novidades e mais informações poderão ser encontradas no site da categoria formulafusca.com.br e em suas redes sociais @formula.fusca.
Texto: Press Release por Grecom Comunicação e Mkt.