Primeiras Impressões – Genesis GMR-001

A Hyundai, através de sua divisão de luxo Genesis anunciou sua participação no WEC (Campeonato Mundial de Endurance) à partir de 2026, criando um protótipo baseado no regulamento LMDh. Desenvolvido em parceria com a francesa Oreca, o carro divide sua base mecânica e monocoque com os protótipos Acura ARX-06 e Alpine A424 e foi apresentado ontem (04/12) em um evento em Dubai. Foi anunciado que a operação do WEC será realizada pela equipe IDEC Sport, com a base de operações ficando localizada no sul da França, próximo ao autódromo de Paul Ricard e às sedes da Oreca e IDEC. Também foram anunciados os primeiros pilotos do time: o brasileiro Pipo Derani e o alemão André Lotterer.

Análise técnica

O carro apresentado ainda é um modelo, então a versão final para homologação terá diferenças para o que foi apresentado, porém é possível visualizar alguns elementos interessantes presentes nas imagens e vídeos compartilhados até o momento.

Na dianteira, o GMR-001 adota o mesmo conceito de “ponte” (1) do Acura ARX-06 na carenagem, ligando os dois faróis, porém com uma corda aparentemente mais longa. O bico do carro é mais baixo, se conectando ao splitter dianteiro sob a “ponte” (2). É interessante notar o robusto suporte duplo para a ponte (3), o que pode indicar uma carga aerodinâmica significativa nesse elemento, e se destacam as duas tomadas de ar (4), provavelmente direcionadas para os freios dianteiros.

Do meio para trás, no entanto, o GMR-001 guarda maiores semelhanças com o protótipo LMH da Ferrari, com a presença de fences (5) sobre o teto – traço que tem se tornado comum em diversos LMH e LMDh. Também a barbatana dorsal tem um layout similar (6), ligando-se a um aerofólio com dois elementos (7) e com endplates se ligando à carenagem traseira de forma similar (8), com uma solução similar também à adotada pelos protótipos Sigma P1 G5 em 2024.

Nesta imagem, após algumas edições, é possível identificar alguns detalhes como as tomadas de ar para o cockpit (9), as aberturas de ventilação das caixas de roda dianteiras (10). Podemos ver também as grelhas de ventilação dos sidepods (11), e as tomadas de ar dos freios traseiros (12) e aberturas das caixas de roda traseiras (13). É interessante notar também a presença de uma asa biplano (14), outro ponto em comum com a Ferrari 499P.

Imagens da traseira do GMR-001 ainda não foram divulgadas, mas a partir do vídeo de divulgação é possível ver parcialmente o difusor traseiro, com dois strakes (15) para dividir o fluxo de ar. Também é possível ver as duas saídas de escapamento sobre a tampa do motor (16). Por sinal, o motor será um V8 biturbo que utilizará muito do aprendizado da Hyundai no WRC, com o motor 1.6 do i20 N Rally 1, utilizando componentes como pistões, bielas, camisas, câmara de combustão e trem de válvulas similares porém em um bloco V8. Caso os dimensionais sejam mantidos do motor do WRC, isso resultaria em um V8 de 3.2 litros de cilindrada. 

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4 thoughts on “Primeiras Impressões – Genesis GMR-001

  1. Tendo como base a Oreca este protótipo vai depender unicamente do desenvolvimento do motor, toda essa nova safra de protótipos são os frutos da ideia bem sucedida do DPi de 2017 na IMSA. A coisa pegou e deve ser a formula por muito tempo.

    Vale lembrar que ideia semelhante tivemos aqui na BRASCAR final os anos 90. Era uma base de prototipo unica para todos, poderia receber qualquer moto e a carenagem frontal poderia e deveria dar forma para o fabricante ,enfim. Uma pena mas a ideia não vingou ! Creio que a falha foi justamente unicafica para apenas um fabricante de chassi , e não compartilhar com outros ,como é no caso da primo rico europeu que tem 4 fabricantes na base.

    1. Há de se aguardar, o chassi Oreca já teve bons resultados com a Acura mas a Alpine apenas agora começa a mostrar evolução. Bela lembrança sobre a BRASCAR, que tinha esse projeto de chassi único com motores vindos das marcas. Infelizmente na época ocorreram muitos desentendimentos entre as partes envolvidas, e mesmo com um carro modelo sendo construído a idéia nunca ganhou força.

      1. Verdade, quando a Brascar anunciou os planos eu vibrei muito ,adorei a ideia!!!! Mas hoje ,acho que tinha todo sentido não dar certo, porque como vc chega na turma e diz, olha prototipo Speed, prot Tubarão, Prot MCR ….e tantos outros, voces estão todos foram, só o fulano de tal vai construir !!!!! ……… realmente foi muito radical a ideia neste sentido. A coisa tinha que ser mais ampla.

        1. Mas a lembrança da Brascar, só só mesmo pra enfatizar que a otima ideia DP1 de 2017, já tivemos por aqui um embrião da coisa kkkk

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