BR Engineering BR03

A BR Engineering é uma fabricante de carros de competição fundada em 2013 pelo empresário russo Boris Rotenberg junto à equipe irmã SMP Racing, e que rapidamente obteve fama internacional, inicialmente com o protótipo BR01 LMP2, projetado por uma equipe liderada pelo experiente Paolo Catone (que obteve a pole-position das 24 Horas de Daytona em 2016), e posteriormente com o BR1 LMP1, desenvolvido em conjunto com a Dallara e que fez uma acirrada disputa com a Rebellion Racing pela segunda posição na P1 durante a super temporada 2018-2019 do WEC.

Em maio de 2021 a dupla SMP / BR Engineering apresentou seu mais recente projeto. Dessa vez com foco no mercado interno, foi apresentado o protótipo BR03, desenvolvido para participar das provas de longa duração do Russian Endurance Challenge, e servir de base para uma nova categoria, a SMP Racing Monocup. Segundo Mikhail Aleshin, diretor de projeto do BR03, dois carros já estão finalizados e a expectativa é de que 20 carros sejam construídos para competir já na próxima temporada.

O protótipo foi projetado por uma equipe de engenheiros russos, com um elevado índice de localização de componentes, ainda que itens como motor e transmissão sejam importados devido à inexistência de similares locais.Recentemente, o modelo fez sua primeira aparição pública em um evento do Russian Circuit Racing Series, campeonato patrocinado pela rede bancária SMP que reúne diversas categorias como TCR, FIA GT4, modelos similares ao nosso Turismo Nacional e protótipos Classe CN.

Poucas informações foram divulgadas sobre o BR03, porém o plano de desenvolvimento segue em curso, com o piloto Vitaly Petrov (ex-F1) realçando que o programa de testes tem demonstrado excelente confiabilidade para o projeto russo. Ainda, segundo o piloto de testes Victor Shaytar, a equipe já conseguiu bater a marca de 1m37s6 no Moscow Raceway, reconhecendo que com maior tempo de desenvolvimento seria possível reduzir a marca em 1,5 segundos. De qualquer forma, já é tempo similar ao obtido por modelos GT3 quando o Blancpain Sprint Series esteve no circuito russo em 2015, o que posicionaria o BR03 entre os protótipos P1 e P2 brasileiros.

Chassis & Powertrain

Até o momento, poucas informações foram divulgadas sobre a construção do chassis do BR03, além do fato de que o protótipo tem configuração de monoposto e que a entrada no cockpit se dá através de uma espécie de canopi removível.

Na mecânica, o modelo conta com amortecedores Öhlins, freios AP e rodas Forged Seven+ aro 18” do fabricante Braid. O motor é um Renault 3.5 V6 com 420 cv preparado pela BR Engineering com uma transmissão sequencial Sadev de 6 marchas, com peso declarado de 850 kg.

Aerodinâmica

O conceito aerodinâmico do BR03 segue uma linha presente em muitos protótipos fora do regulamento de Le Mans, ao misturar elementos de um Fórmula, principalmente na dianteira. 

Na dianteira do protótipo russo apresenta um splitter com uma elevação na seção central (1) e perfil aerodinâmico (2). É interessante notar também as tomadas de ar (3) para arrefecimento dos faróis de LED (pode ser uma surpresa para alguns, mas sistemas de iluminação por LED rejeitam uma quantidade considerável de calor e mesmo em aplicações de rua são necessários trocadores de calor e até mesmo eletroventiladores para garantir que o sistema permaneça na faixa temperatura ideal).

Ainda na dianteira, podemos ver que o splitter termina no que aparenta ser um difusor (4), que conta com um gurney flap no bordo de fuga. Também podemos ver um refinamento nas tomadas de ar para os freios dianteiros (5).

Os radiadores ficam montados em posição vertical nos sidepods (6).

Na lateral podemos ver um duto NACA que serve de tomada de ar para os freios traseiros (7) e a tomada de ar para o motor (8).

A traseira do protótipo é dominada pela asa de dois elementos (9), que trabalha em conjunto com os gurneys (10) da carenagem traseira e um difusor traseiro (11) que se estende por toda a largura do BR03.

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Fontes

SMP Racing Unveils Their New BR03 Endurance Racer. Disponível em: http://www.dailysportscar.com/2021/05/18/smp-racing-unveils-their-new-br03-endurance-racer.html

BR03: Disponível em: https://www.brengineering.ru/en/br03/

Виктор Шайтар о тесте болида BR03: В этой машине удобно находиться. Disponível em: https://smpracing.ru/news/autoworld/novosti-br-engineering/viktor_shaytar_o_teste_bolida_br03_v_etoy_mashine_udobno_nakhoditsya/

BR ENGINEERING – BR03. Disponível em: https://www.braid.es/en/news/br-engineering-br03.html

Презентация спортпрототипа BR03 на Moscow Raceway. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TqEg5_eXaKw

Алёшин рассказал о развитии проекта прототипа BR03 и том, продолжит ли он карьеру гонщика. Disponível em: https://www.championat.com/auto/news-4467773-alyoshin-rasskazal-o-razvitii-proekta-prototipa-br03-i-tom-prodolzhit-li-on-kareru-gonschika.html

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