Newsletter Motor – Novo carro para a equipe JDavid Team, 1.000 Milhas do Brasil 2022, Prova Comemorativa dos 500 e mais…

Bom dia, caros amigos! Bem-vindos à nossa newsletter com as notícias de automobilismo que você (provavelmente) não viu em nenhum outro lugar!

Equipe JDavid Team apresenta novo carro para etapa de Curitiba do Endurance Brasil

Após conquistar a primeira vitória na categoria P2 com o protótipo Giaffone G21, a equipe JDavid Team anunciou recentemente a troca de categoria, e passará a competir na categoria GT3 com um modelo Mercedes AMG já na etapa de Curitiba. Estão confirmados para a prova paranaense o trio Guto Negrão, André Negrão e Alan Hellmeister, que prometem agitar a disputa na GT3.

Abertas as inscrições para as 1.000 Milhas Chevrolet Absoluta 2022

Na última semana foram abertas as inscrições para a edição 2022 das 1.000 Milhas do Brasil, que já consta com 12 inscritos. Os primeiros inscritos são a dupla pai e filho Ney e Ney de Sá Faustini, que irão competir a bordo do protótipo ABS01. A equipe Absoluta Racing ainda  informa que já recebeu sondagens de pilotos interessados em competir com os icônicos Cobalt e Montana Stock Car da equipe, o que pode representar um bom reforço ao grid. 

Também já foi confirmada a presença de uma classe para os carros da Copa HB20, que serão operados pelo time técnico da própria categoria. Segundo Daniel Kelleman, fundador da HB20, serão 10 carros que serão pilotados pelos competidores do certame nacional. 

Outra presença confirmada é a Ford Courier DTM da equipe Lira Racing, que será pilotada por Vinícius Lira, Eduardo Teixeira, Luis Bresser, Marcos Paulo e Ricardo Gouveia, que competirá na categoria TN1A.

Também confirmaram presença na prova paulista a dupla Carlos Vallone e Gabriel Vallone, com o Volkswagen Gol “Tomahawk”, bicampeões na sua categoria dos 500 km de São Paulo em 2018 e 2019.

Além dos inscritos já confirmados, a fabricante de réplicas Furlan Automobiles promete ter três modelos GT40 para as 1.000 Milhas, pilotados pelos trios Tiago Regis/Ricardo Cimatti/Tadeu Jaime, Arthur do Val/Rubinho Nunes/Marlon Luz e o terceiro carro com o campeão de Pikes Peak, Rafael Paschoalin, e mais dois pilotos a se confirmar. Um desses carros, inclusive, já consta na lista de inscritos para a Corrida dos 500 que será realizada em Londrina.

Prova Comemorativa dos 500

Poucos mais de um mês após a confirmação de sua realização, o grid da Prova dos 500 já ganha corpo, com cerca de 30 inscritos para a prova. Iremos acompanhar de perto as novidades enquanto mantemos a lista atualizada:

  1. Categoria I – Absoluta Racing – Absoluta ABS01 – Ney Faustini / Ney de Sá Faustini
  2. Categoria I – 2GO – Chevrolet Vectra Stock Car – Edra Soares / Esdras Soares / Juarez Soares
  3. Categoria I – Furlan Racing – Furlan GT40 – Ricardo Cimatti
  4. Categoria I (?) – Bana Racing – Predador (?) – Jair Bana / Duda Bana
  5. Categoria I – BMW V8 – Jorge Machado / Luis Finotti
  6. Categoria II – Motorcar – Metalmoro MRX – Carlos Antunes / Yuri Antunes
  7. Categoria II – 2GO – Metalmoro MRX – Edra Soares / Esdras Soares / Juarez Soares
  8. Categoria II – LT Team – Metalmoro MRX – tbc
  9. Categoria II – LT Team – Metalmoro MRX – tbc
  10. Categoria II – Motorcar – Metalmoro MRX – Rafael Simon / Gustavo Simon
  11. Categoria II (?) Roco Racing – Roco 001 (?) – José Cordova
  12. Categoria II – tbc – Metalmoro MRX – Ricardo Furquim / José Tinoco
  13. Categoria III – HT Guerra – SP Mec 1R – Leandro Guerra / tbc
  14. Categoria III – LT Team – Aldee Spyder – tbc
  15. Categoria III – LT Team – Aldee Spyder – tbc
  16. Categoria IV – RTC Racing Team – Chevrolet Astra Stock Car – Ricardo Domenech / Rogério Barbato
  17. Categoria V – HT Guerra – Aldee RTT – tbc
  18. Categoria V – Arias – Volkswagen Gol 2.0 – Carlos Vallone
  19. Categoria V – Mamba Negra – Volkswagen Brasília (?) – Marcelo Servidone
  20. Categoria V – Ford Escort 2.0 – Amauri
  21. Categoria V – Alfa Romeo 156 – Erik Grosso
  22. Categoria V – Honda Civic Si – Tiago Pereira
  23. Categoria V – Mi Motors – Volkswagen Scirocco – Pedro Alexandre / Maurício Marchionni / Marcelo Dias / Wagner Sobrinho
  24. Categoria V – Aldee RTT – Rafael Thiamer / Maurício Marchoni
  25. Categoria V – NC Racing – Chevrolet Cruze – Nilson Ribeiro / José Roberto Ribeiro
  26. Categoria V – Semage – Aldee RTT – Ademir Pardo / Diego Pardo
  27. Categoria VI – Mi Motors – Volkswagen Voyage – Luciana Klai / Patrícia Sobrinho / Fátima Escaleira
  28. ? – Equipe Billy – tbc – tbc

No final de semana ainda serão realizadas provas preliminares da Speed Fusca, Copa Opala 4.100 e Copa Super 4.100, prometendo um show adicional para o evento.

Nacionais

No último final de semana foi realizada a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Arrancada, no Race Valley em Tremembé, que marcou a estréia da nova configuração da Saveiro FLD 3005, com aerodinâmica desenvolvida pela Giaffone Racing. Na estréia, a nova configuração ficou com a segunda posição na categoria Força Livre Dianteira, com a melhor marca de 5s402 (total pista + reação).

Já no próximo final de semana (02/03 de outubro) será realizada a etapa de abertura da Copa Nordeste de Esporte-protótipo, no formato de rodada dupla. A etapa será realizada em memória ao dirigente Maurílio Reis e marca o lançamento da nova bolha da Superturismo Nordeste, a ST Evolution MR projetada por Pedro Virgínio.

A prova ainda contará com transmissão ao vivo pelo YouTube da Federação Cearense de Automobilismo, pelo link abaixo:

No final de semana também será disputada a sexta etapa do Império Endurance Brasil, as 4 Horas de Curitiba. Segundo a assessoria da organização do campeonato, 34 carros estão inscritos, com destaque para o retorno de Xandinho Negrão, que competirá em dupla com Marcos Gomes. 

Para essa etapa também está prevista uma mudança no regulamento: o conturbado conceito de penalização dos líderes do campeonato através do acréscimo de tempo de box será substituído pela adição de lastro aos carros do 1°, 2° e 3° colocados (30 / 20 / 10 Kg para os GTs e 15 / 10 / 5 kg, respectivamente). A prova terá transmissão ao vivo pelo canal da categoria no YouTube e pelo canal Bandsports, com largada às 11h30 (devido às fortes chuvas que acometem a região, a largada das 4 Horas de Curitiba será dada as 9h30 da manhã), no dia 02 de outubro.

Internacionais

Nesse final de semana também será realizada a etapa de encerramento do GT2 European Series, onde ocorrerá a estréia do novo Brabham BT63 GT2 Concept. Baseado no BT62R que compete na GT Cup, com modificações na aerodinâmica e motor para se enquadrar no BoP da GT2, e será pilotado nessa prova por David Brabham e Dennis Andersen. O evento terá transmissão pelo site e canal YouTube da categoria

Saindo da Austrália para a Argentina, no próximo final de semana teremos também a sétima etapa da GT2000 Argentina, categoria para protótipos de fabricação local equipados com motores aspirados até 2.000 cm³. A categoria tem o grid dividido em três subclasses: GT1, GT2 e GT3, e conta com diversos modelos de design muito interessante e terá transmissão pelo canal YouTube Belo Sport.

Partindo para a Colômbia, na última semana a equipe Leal Race Cars realizou mais uma sessão de treinos no Autódromo de Tocancipá (a sexta até o momento), visando o desenvolvimento do protótipo LR01 para sua estréia em competições oficiais. Infelizmente, em uma das curvas o pino do rocker da suspensão traseira se quebrou o que levou a uma saída de pista e dano considerável à carenagem e outros elementos mecânicos. Felizmente o piloto Julian Leal não sofreu nenhum ferimento e a equipe trabalha para recuperar o carro e na diagnose e correção da falha que levou a quebra do componente.

Ainda na América Latina, mas agora no México, trazemos notícias da Prototipo Mexico Series, categoria que está nascendo na terra do Chaves para integrar a Copa Notiauto Endurance. Os carros são réplicas do icônico protótipo Tame 120 TA, construídas sobre chassi tubular e serão equipados com motorização Chevrolet 2.4 de 187 HP, com peso na casa dos 750 kg. O primeiro carro irá fazer sua estréia na Endurance 24, tradicional prova de 24 Horas no Autódromo Hermanos Rodriguez que marca o encerramento do calendário do automobilismo mexicano.

Outro projeto que enfrentou dificuldades recentemente é o Enviate Evolution de Cody Loveland. Inscrito no Empire Hill Climb, o protótipo americano chegou como favorito para a prova, porém uma quebra no eixo traseiro no primeiro contato com a pista levou Cody Loveland a optar pelo abandono da competição por motivos de segurança até que seja possível identificar a causa raiz e implementar uma solução adequada.

One thought on “Newsletter Motor – Novo carro para a equipe JDavid Team, 1.000 Milhas do Brasil 2022, Prova Comemorativa dos 500 e mais…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *