Depois da GT 2.000, na segunda parada do nosso tour pelas categorias do automobilismo mundial vamos conhecer a K4-GP, categoria de provas de longa duração para pilotos amadores pilotando carros com motorização até 1.200 cm³, incluindo os famosos microcarros japoneses, os keijidosha.
Diferente de outras categorias, onde o foco é a performance absoluta, o regulamento da K4-GP estabelece limites de quanto combustível poderá ser utilizado em cada prova, seguindo o mesmo princípio que norteava o Grupo C nos anos 80. As provas têm formato endurance, com duração entre 5 e 10 horas.
Dito isso, os motores podem ser de no máximo 1.200 cm³ se forem de aspiração natural e origem automotiva, ou de 660 cm³ se forem aspirados de origem motociclística. Contudo, o regulamento permite também motores sobrealimentados (com um fator de equivalência de tecnologias de 1.5 sobre a cilindrada, ou seja, um motor turbo de 800 cm³ é equiparado a um motor aspirado de 1.200 cm³) e motores Wankel (com fator de equiparação de 1.2). Também é permitido aos competidores utilizar motores turbodiesel, powertrains híbridos, motores elétricos, biocombustíveis, motores de origem náutica ou de snowmobiles, contanto que aprovados e devidamente equiparados pelo comitê técnico da categoria.
Classes
O regulamento da K4-GP estabelece cinco classes, variando de kei cars levemente preparados para as pistas até protótipos com monocoques em fibra de carbono.
GP-1: identificados com a cor rosa na moldura da numeração, os GP-1 são keijidosha utilizando transmissões automáticas com conversor de torque, sejam automáticos epicicloidais ou do tipo CVT;
GP-2: identificados com a cor vermelha, são veículos de produção seriada, com motores até 850 cm³ e aspiração atmosférica;
GP-3: identificado pela cor azul, os GP-3 são veículos de produção seriada, com motores aspirados acima de 850 cm³, ou sobrealimentados.
GP-4: identificado pela cor laranja, são veículos especiais de competição do tipo [R], com chassis homologados pela JAF ou veículos de produção em série com modificações extremas, tais como a retirada das colunas A/B/C, e motores aspirados até 850 cm³.
GP-5: finalmente, identificados pela cor verde, os GP-5 são veículos de competição do tipo [R], com motorização acima de 850 cm³ até 1.200 cm³. Em geral são os veículos mais velozes e favoritos para a vitória na classificação geral.
Entre os veículos [R] competem uma miríade de designs com as mais diversas inspirações:
Protótipos dos anos 60:
Protótipos dos anos 70:
Protótipos dos anos 80:
Além de réplicas, a K4-GP recebe diversos protótipos baseados em monopostos, lembrando os carros da segunda fase da Can-Am e da Interserie:
Por fim, a K4-GP também recebe diversos designs únicos, das mais diversas origens:
Para quem desejar acompanhar a categoria, as provas são transmitidas pelo canal K4-GP no YouTube (com comentários em japonês). Deixamos abaixo os links para o site e as redes sociais da categoria:
Fontes:
K4-GP. Disponível em: https://k4-gp.com/.
レギュレーション. Disponível em: https://k4-gp.com/k4gp-regulation/.
【富士K4-GP】コスプレ変則ルマン方式スタートの10時間レースは、TEAM-T弐号機が2年ぶりの優勝. Disponível em: https://e-nenpi.com/article/detail/325444.
フォードGT40からトヨタTS050まで!? クルマを愉しむK4GP FUJI 7時間耐久……優勝はTEAM-T弐号機. Disponível em: https://jp.motorsport.com/general/news/TEAM-T-Unit-2-won-the-K4GP-FUJI-7-hours-endurance-race/7586632/#gal-7586632-m0-150-honda-access-volunteer-team-honda-s660.
ベース車わかる?そこまでやるか!?オーナーの工夫に脱帽したK4GPマシン3選 MOTOR SPORT JAPAN2018. Disponível em: https://car.motor-fan.jp/article/10003833.
Just looking at it is fun! Race “K4-GP” where looks like Ford “GT40” and Toyota “7” gather. Disponível em: https://dime.jp/genre/375196/3/.
Madhouse. Disponível em: http://www2s.biglobe.ne.jp/~madhouse/menu.html.
多彩な軽自動車が激走! 「K4-GP 富士1000km耐久」リポート(前編). Disponível em: https://www.webcg.net/articles/gallery/29103.
Saurus Jr. (1991 : NSJ-91). Disponível em: https://www.nissan-global.com/EN/HERITAGE/saurus.html.
Saurus (1998 : NS-93). Disponível em: https://www.nissan-global.com/EN/HERITAGE/saurus_jr_153.html.
Formula 20. Disponível em: http://www.jmia.jp/formula/formula.html?fbclid=IwAR3AB9btTjJuwh951FvFnxmsehTLRnX8XrllsRLzIZSeK8gd9URuaIkAqW4.
FORMULA SUZUKI HAYABUSA & FORMULA SUZUKI Kei sport. Disponível em: https://www.globalsuzuki.com/globalnews/2001/0913_3.html.
Our Trajectory. Disponível em: https://www.trdc.co.jp/en/feature/history.html.