Uma das grandes sensações da temporada 2022 do Império Endurance Brasil foi a chegada do Ligier JSP320 da equipe BTZ Motorsport, pilotada por Guilherme Bottura e Gaetano di Mauro, que iremos conhecer na publicação de hoje.
Histórico
Mas antes de focar na configuração “Track Day Edition”, vamos primeiro conhecer a história dos Ligier e dos LMP3. Em 2013, a ACO idealizou a LMP3 como porta de entrada entre os protótipos nas provas de longa duração, substituindo os Oreca Formula Le Mans no ELMS (European Le Mans Series) e os protótipos do Grupo CN no ALMS (Asian Le Mans Series). Cinco fabricantes homologaram carros para a nova categoria: Ginetta-Juno (P3-15), Ligier (JSP3), Norma (M30), Adess (03) e Ave-Riley (AR-02). Em comum, todos os carros deveriam ter cockpit fechado e utilizar um motor padrão Nissan VK50 V8 de 420 HP, preparado e equalizado pela Oreca.
No início da temporada 2015 apenas a Ginetta conseguiu ter seu protótipo pronto para a competição, levando o título inaugural do ELMS. Enquanto isso, a Ligier utilizou o tempo extra para desenvolver o JS P3, transformando o protótipo francês no carro dominante na LMP3. Efetivamente, o JS P3 foi o último projeto supervisionado por Guy Ligier, sendo produzido pela Onroak Automotive que assumiu a operação da legendária marca francesa após a aposentadoria de Ligier.
E por domínio, estamos falando em um domínio massivo com 93 vitórias em 140 provas válidas pelos principais campeonatos para protótipos como European Le Mans Series, Asian Le Mans Series, V de V Endurance Series, Le Mans Cup, IMSA Prototype Challenge e nos campeonatos inglês e chinês para protótipos LMP3.
Em 2018, o ACO anunciou os planos para uma atualização das especificações técnicas para os protótipos LMP3 à partir de 2020, incluindo a adoção de uma nova motorização (Nissan VK56 V8, com 35 HP a mais do que a motorização anterior) e a adoção de controle de tração. Os mesmos fabricantes homologados inicialmente foram mantidos para a segunda geração dos LMP3, e os carros deveriam ser projetados de forma que um carro Gen1 pudesse ser atualizado com a aquisição de um kit disponibilizado pelos fabricantes, a um custo pré-determinado.
A Ligier aproveitou a oportunidade para rever 95% da carenagem do JS P3, que era conhecido por ter melhor contorno porém velocidade máxima inferior aos demais LMP3. Com isso nasceu a especificação JS P320, que ampliou o domínio do bólido francês conquistando campeonatos na Europa, Ásia e Estados Unidos, incluindo conquistas em provas icônicas como as 24 Horas de Daytona (2021/22), 12 Horas de Sebring (2021/22) e Petit Le Mans (2021/22).
JS P320 no Brasil
Em 2022, o JS P320 chegou também ao Endurance Brasil, aqui em uma configuração denominada “Track Day Edition”. Em relação ao carro LMP3 homologado, essa versão não utiliza restritores de forma que o motor rende 525 HP, além de ser equipado com ABS (proibido nos campeonatos LMP3). A chegada foi marcada pela vitória na prova de estréia, disputada em Goiânia, demonstrando o potencial de um carro que havia sido recém-liberado na alfândega e sequer foi plotado para a disputa da prova. Durante a temporada, a equipe BTZ de Guilherme Bottura e Gaetano di Mauro se mostrou extremamente competitiva em todas as etapas, porém uma sequência de incidentes (quebra da caixa de direção em Interlagos, acidente na largada da prova em Santa Cruz do Sul, rompimento de uma mangueira do sistema de arrefecimento no Velocittà) afastou a equipe da disputa pelo título da categoria P1. Outra vitória seguiu na quinta etapa, disputada novamente em Goiânia, mas os problemas voltaram a assombrar o time nas etapas seguintes, relegando a dupla Bottura/Di Mauro à oitava posição na tabela de classificação da classe P1.
Parte 1 – Chassis
O chassi do Ligier JSP3 20 é um carry-over do JSP3 original, fabricado pela italiana HP Composites e homologado em crash test pela FIA. A construção é híbrida, com um tub em fibra de carbono e uma gaiola de proteção tubular integrada, diferente dos irmãos maiores das categorias LMP2 e LMP1.
Complementando o pacote de segurança, existe um crash box em fibra de carbono na dianteira
A suspensão dianteira é do tipo Pushrod, com amortecedores reguláveis Ohlins TTX40 de 4 vias (1), terceiro elemento (2) e barra estabilizadora ajustável (3).
A suspensão traseira também é do tipo pushrod com pontos de fixação no transeixo Xtrac (4), amortecedores reguláveis Ohlins TTX40 de 4 vias, terceiro elemento (5) e barra estabilizadora ajustável (6).
Os freios são da italiana Brembo com discos de aço de 14” (355,6 mm) de diâmetro e 6 pistões nas quatro rodas e o carro utiliza rodas Oz 18” de cubo rápido, com tala 12,5” na dianteira e 13” na traseira.
Parte 2 – Motopropulsor
Na primeira geração, todos os LMP3 obrigatoriamente foram equipados com motores Nissan VK50 V8, desenvolvidos especificamente para a categoria com base nos motores utilizados pelo Nissan QX70.
Na configuração de rua, o motor de 5.026 cm³ já entrega 395 cv / 500 N.m, de forma que para o motor de competição a Oreca optou por manter diversos componentes originais de produção tais como: bloco, bielas, virabrequim, pistões e cabeçote. Com um novo trem de válvulas e sistema de admissão e descarga otimizados para alto desempenho, o VK50 de competição produz 520 HP sem restritores (420 HP com os restritores obrigatórios do regulamento FIA LMP3).
Já a transmissão é um transeixo P1152 da britânica Xtrac, desenvolvido especificamente para a categoria LMP3, com 6 marchas e trocas sequenciais por paddle shift.
Parte 3 – Aerodinâmica
A aerodinâmica do JSP320 é bastante limitada quanto aos recursos disponíveis, um contraste em relação aos protótipos P1 brasileiros. Na dianteira, principal elemento aerodinâmico é o splitter (1) central, ao qual se somam dois diveplanes (2) em cada caixa de rodas. As tomadas de ar para os freios dianteiros ficam próximas ao bico (3), com a tomada de ar de perfil retangular sobre o teto (4) e o cockpit é ventilado através de uma grande entrada sob o pára-brisas (5), com tubulações integradas ao cockpit:
O arrefecimento do motor é feito através de duas entradas (6), posicionadas sobre a carenagem dianteira. Como exigido pelo regulamento LMP3, as caixas de roda são ventiladas através dos Big Honking Holes na dianteira (7) e traseira (9), e o JSP320 conta com a também onipresente barbatana dorsal (8). A asa traseira (10), conta com 2 elementos e suporte do tipo swan neck.
No perfil lateral podemos ver também o trabalho aerodinâmico na saída do ar que passa pela seção dianteira (11) e a tomada de ar para os freios traseiros (12), além da saída da ventilação do cockpit (13).
Na traseira, as caixas de rodas possuem strakes (14) para ajudar a direcionar o fluxo de ar, e uma espécie de gurney (15) posicionado na carenagem. O difusor padrão LMP3 (16), tem dimensões pequenas se comparado aos P1, limitado nas laterais pelos cheese wedges (17), onde ficam alocadas as luzes de freio e chuva.
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Ginetta G57 P2 / G58 (2019 – )
Desenvolvido na Inglaterra pela Ginetta, o protótipo G57 P2 chegou ao Brasil pela equipe dos irmãos Fábio e Wagner Ebrahim, e desde então se estabeleceu como um dos carros mais velozes do Endurance Brasil.
Metalmoro JLM AJR (2017 – )
Atualmente o protótipo mais veloz do país, o AJR foi desenvolvido pela JLM Racing, e desde de sua estréia nas pistas é o carro de competição mais veloz do país, atualmente detentor do recorde para carros nacionais em Interlagos e do recorde geral de todos os autódromos onde já competiu.
Fontes:
Ligier JS P3. Disponível em: https://ligierautomotive.com/vehicules/sport-prototype/ligier-js-p3/.
Ligier JS P320. Disponível em: https://ligierautomotive.com/vehicules/sport-prototype/ligier-js-p320/.
2022 Technical Regulations for LMP3 Prototypes. Disponível em: https://www.imsa.com/wp-content/uploads/sites/32/2022/06/15/LMP32022TECHNICALREGULATIONSV17031221Clean.pdf.
2016 Ligier LMP3 JS P3. Disponível em: https://racecarsdirect.com/Advert/Details/81687/2016-ligier-lmp3-jsp3-189000.
Ligier JS P320 LMP3 – New Car Available. Disponível em: https://racecarsdirect.com/Advert/Details/126351/ligier-js-p320-lmp3-new-car—available-immed.
Racing Engine. Disponível em: https://www.nismo.co.jp/en/products/customerracing/engine.html.
P1152 LONGITUDINAL SPORTSCAR TRANSAXLE. Disponível em: https://www.xtrac.com/product/p1152-longitudinal-sportscar-transaxle/.
Onroak Automotive Ligier JS P3 User Manual V1.0 A- Introduction.
Onroak Automotive Ligier JS P3 User Manual V1.0 B- Chassis.
Onroak Automotive Ligier JS P3 User Manual V1.0 C- Engine.
Onroak Automotive Ligier JS P3 User Manual V1.0 D- Gearbox.
Onroak Automotive Ligier JS P3 User Manual V1.0 E- Brake and Clutch.
Onroak Automotive Ligier JS P3 User Manual V1.0 F- Dampers.
Imagens
[1]: Retirado de: https://ligierautomotive.com/en/company/history/.
[2]: Retirado de: https://ligierautomotive.com/vehicules/sport-prototype/ligier-js-p320/#slide-gallery/slide-2.
[3]: Retirado de: https://www.facebook.com/photo/?fbid=255258777262499&set=a.249862601135450.
[4]: Adaptado de: Onroak Automotive Ligier JS P3 User Manual V1.0 B- Chassis.
[5]: Adaptado de: Onroak Automotive Ligier JS P3 User Manual V1.0 E- Brake and Clutch.
[6]: Retirado de: Racing Engine. Disponível em: https://www.nismo.co.jp/en/products/customerracing/engine.html.
[7]: Retirado de: P1152 LONGITUDINAL SPORTSCAR TRANSAXLE. Disponível em: https://www.xtrac.com/product/p1152-longitudinal-sportscar-transaxle/.
[8]: Adaptado de: Ligier JS P320 LMP3 – New Car Available. Disponível em: https://racecarsdirect.com/Advert/Details/126351/ligier-js-p320-lmp3-new-car—available-immed.
Opa, que maravilha, matéria nova!!!!!!!
E pra variar ,excelente como sempre! Não há nada igual tecnicamente no Brasil , parabéns!
O ligier é maravilhoso , gosto muito do design do carro, só acho terrivel o layout utilizado pelo carro aqui no Brasil, poderiam usar as cores semelhantes ao que tradicionalmente acompanhou a Ligier na F1 . Um azul Gitanes e branco !…hehehe
Ficaria lindo e dava aquela cara de time oficial!
Pelo jeito os Ginetta foram embora?