Recentemente foi apresentado o Super Veloce Unico, um interessante monoposto brasileiro desenvolvido para as pistas. Concebido como um carro para Track Day, o Unico foi desenvolvido em conjunto por Rafael Spindola, fundador do Super Veloce Club (um clube para reunir proprietários de modelos Ferrari e Lamborghini) e o renomado designer Adhemar Cabral.
O carro terá posição de pilotagem similar à um Fórmula, e será construído sob medida para cada cliente, com bancos, volante e diversas outras configurações personalizadas. A promessa é de que o modelo, construído em fibra de carbono, tenha apenas 450 kg, e que será equipado com um trem de força muito leve, porém ainda não divulgado.
Primeiras Impressões
Das primeiras imagens divulgadas, podemos ver o splitter (1) dianteiro, que possui duas tomadas de ar trapezoidais (2) e duas aberturas (2) que permitem a passagem do ar. Além disso, se destaca o conjunto ótico LED, que mescla filetes e elementos circulares.
O Unico também vêm equipado com um semi pára-brisa (5) e um HALO (6), lembrando a solução encontrada nos protótipos MC Tubarão XI e XII.
As tomadas de ar para arrefecimento ficam posicionadas na lateral do carro em posição bem avançada (7), e a traseira apresenta duas barbatanas dorsais que acompanham o formato da carenagem traseira (8).
As caixas de roda traseiras possuem pequenas aberturas retangulares para ventilação (9), e a tampa do motor apresentas grelhas para ventilação (10).
Já as caixas de roda dianteiras, apresentam um rasgo na região posterior para ventilação (11). Na traseira, existe um aerofólio superior que percorre toda a largura do carro, além de dois aerofólios menores posicionados sobre a carenagem traseira. Por fim, o difusor (13) ocupa toda a extensão da bitola traseira, com uma grande inclinação vertical. O difusor conta ainda com dois pequenos separadores de fluxo.
Você também poderá se interessar por:
TMC M1 (2021 – )
Um dos projetos mais aguardados no Brasil é o TMC M1, da empresa homônima do ex-F1 Tarso Marques. Mais do que um protótipo de competições, o M1 será um prólogo e laboratório de testes para um hipercarro que está nos planos da TMC.
É um contraste bem interessante com o DuoExo, dois projetos nacionais mas cada um num extremo.