Protótipo dominante na classe P3, o Ligier JSP3 chega à sua terceira geração com a versão P325. Tal como os concorrentes da Adess e Duqueine, as atualizações do protótipo estão centradas em permitir a instalação no novo motor Toyota V6 biturbo, utilizando do know-how obtido no desenvolvimento dos protótipos JS PX e no LMDh SC63 da Lamborghini, equipados respectivamente com motores V6 e V8 biturbo.
Apresentado no final de semana das 24 Horas de Le Mans, o protótipo Ligier apresentou uma evolução mais extensa da sua configuração aerodinâmica, um contraste em relação aos seus competidores, apesar das limitações impostas pelas ACO sobre quais elementos poderiam ser modificados.
De cara, podemos ver que as tomadas de ar para os radiadores (1a) foram avançadas até a dianteira do carro, enquanto na versão P3-20 as mesmas tomadas ficavam próximas ao cockpit (1b e 1c).
Além disso, no P3-25 foi adicionada uma segunda tomada na região traseira (2), elevando todo o deck traseiro, provavelmente servindo de tomada adicional para o sistema de intercooler do motor, uma solução que lembra bastante a utilizada no Lamborghini SC63.
Passando a seção central, os bargeboards (3a e 3b) foram redesenhados, e as saídas de escapamento migraram da lateral (4) para a tampa do motor. Isso abriu espaço para que a tomada de ar dos freios fosse redesenhada (5), e para a adição de uma tomada adicional (6) cuja função ainda não é clara.
Por fim, podemos ver que na carenagem traseira o recorte das caixas de rodas (7) foi redesenhado, dando a impressão de que um terceiro par de strakes (8) foi adicionado, porém a qualidade da imagem divulgada não permite confirmar essa solução no momento. Além disso, na vista traseira podemos ver como as saídas da descarga (9) ficam apontadas diretamente para trás, o que pode ser indício de que tenham também função aerodinâmica.
O trabalho de desenvolvimento foi realizado pelo piloto francês Olivier Pla, que trabalhou no desenvolvimento dos protótipos LMP2 e LMP3 da marca, e deve seguir no verão europeu até a homologação, que deve ocorrer no final de Agosto.
Fontes:
The Ligier JS P325, ready to take over the reins. Disponível em:https://ligierautomotive.com/en/news/the-ligier-js-p325-ready-to-take-over-the-reins/.
Ligier Unveils 2025 JS P325 LMP3. Disponível em: https://www.dailysportscar.com/2024/06/08/ligier-unveils-2025-js-p325-lmp3.html.
The Ligier JS P325, ready to take over the reins. Disponível em: https://en.endurance-info.com/auto/article/112253-ligier-js-p325-ready-take-over-reins.
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A Ligier é de longe o mais belo protótipo até mesmo em comparação aos Lmp2, só fico na duvida com relação a Ginetta ,afinal ela continua a 4ª marca da Lmp3??
A Ginetta também anunciou que está desenvolvendo um LMP3 de nova geração, porém até agora é a única que não apresentou ao menos uma renderização do novo carro…