A Nova Era dos LMP3: Motores Toyota, Desafios e Oportunidades – parte 4: Ligier JS P325

Protótipo dominante na classe P3, o Ligier JSP3 chega à sua terceira geração com a versão P325. Tal como os concorrentes da Adess e Duqueine, as atualizações do protótipo estão centradas em permitir a instalação no novo motor Toyota V6 biturbo, utilizando do know-how obtido no desenvolvimento dos protótipos JS PX e no LMDh SC63 da Lamborghini, equipados respectivamente com motores V6 e V8 biturbo.

Apresentado no final de semana das 24 Horas de Le Mans, o protótipo Ligier apresentou uma evolução mais extensa da sua configuração aerodinâmica, um contraste em relação aos seus competidores, apesar das limitações impostas pelas ACO sobre quais elementos poderiam ser modificados.

📸Ligier.

De cara, podemos ver que as tomadas de ar para os radiadores (1a) foram avançadas até a dianteira do carro, enquanto na versão P3-20 as mesmas tomadas ficavam próximas ao cockpit (1b e 1c).

📸Racecarsdirect.com and Ligier.

Além disso, no P3-25 foi adicionada uma segunda tomada na região traseira (2), elevando todo o deck traseiro, provavelmente servindo de tomada adicional para o sistema de intercooler do motor, uma solução que lembra bastante a utilizada no Lamborghini SC63.

📸Ligier.

Passando a seção central, os bargeboards (3a e 3b) foram redesenhados, e as saídas de escapamento migraram da lateral (4) para a tampa do motor. Isso abriu espaço para que a tomada de ar dos freios fosse redesenhada (5), e para a adição de uma tomada adicional (6) cuja função ainda não é clara.

📸Racecarsdirect.com and Ligier.

Por fim, podemos ver que na carenagem traseira o recorte das caixas de rodas (7) foi redesenhado, dando a impressão de que um terceiro par de strakes (8) foi adicionado, porém a qualidade da imagem divulgada não permite confirmar essa solução no momento. Além disso, na vista traseira podemos ver como as saídas da descarga (9) ficam apontadas diretamente para trás, o que pode ser indício de que tenham também função aerodinâmica.

📸Ligier.

O trabalho de desenvolvimento foi realizado pelo piloto francês Olivier Pla, que trabalhou no desenvolvimento dos protótipos LMP2 e LMP3 da marca, e deve seguir no verão europeu até a homologação, que deve ocorrer no final de Agosto.

Fontes:

The Ligier JS P325, ready to take over the reins. Disponível em:https://ligierautomotive.com/en/news/the-ligier-js-p325-ready-to-take-over-the-reins/.

Ligier Unveils 2025 JS P325 LMP3. Disponível em: https://www.dailysportscar.com/2024/06/08/ligier-unveils-2025-js-p325-lmp3.html.

The Ligier JS P325, ready to take over the reins. Disponível em: https://en.endurance-info.com/auto/article/112253-ligier-js-p325-ready-take-over-reins.

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2 thoughts on “A Nova Era dos LMP3: Motores Toyota, Desafios e Oportunidades – parte 4: Ligier JS P325

  1. A Ligier é de longe o mais belo protótipo até mesmo em comparação aos Lmp2, só fico na duvida com relação a Ginetta ,afinal ela continua a 4ª marca da Lmp3??

    1. A Ginetta também anunciou que está desenvolvendo um LMP3 de nova geração, porém até agora é a única que não apresentou ao menos uma renderização do novo carro…

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