Recentemente a fabricante britânica Ginetta divulgou as primeiras imagens da evolução do seu protótipo LMP3 para a terceira geração do regulamento da ACO. Construído com base no mesmo chassi que foi o primeiro LMP3 a estrear em 2015, e que deu origem também aos modelos G57 P2 e G58, o novo carro foi denominado G51-LT-P3 Evo, um nome que soa um pouco estranho já que o carro da geração atual é identificado como G61-LT-P3 (procurada pela nossa reportagem, a Ginetta não se manifestou até o fechamento desta publicação).
O novo carro mantém muito das soluções aerodinâmicas do G61-LT-P3, com modificações principalmente focadas no arrefecimento do novo motor Toyota V6 Biturbo.
Começando pela dianteira do protótipo, se destaca a mudança de geometria da tomada de ar do motor (1a e 1b), e a adição de um gurney flap (2) à frente das aberturas de ventilação das rodas dianteiras (2), provavelmente para melhorar a extração de ar nos Big Honking Holes.
Na seção central, os bargeboards (3a e 3b) foram completamente redesenhados, e louvres (4) foram adicionados, similar aos carros da Adess e Duqueine.
Na traseira, a grande mudança é no posicionamento das saídas do escapamento, que foram movidas da traseira (5a) para o topo da tampa do motor (5b), tal qual os demais LMP3 de terceira geração.
Você também pode se interessar por:
Ligier JS P320 Track Day Edition (2022 – )
Utilizando a base da segunda geração do LMP3 da Ligier, a versão para track day utilizada no Endurance Brasil abre mão dos restritores impostos pela ACO para uma potencia total de 525 HP, e utiliza o sistema de ABS, proibido no regulamento da ACO.
Ginetta G57 P2 / G58 (2016 – )
Derivado do Ginetta Juno LMP3, o G57 nasceu para oferecer o desempenho de um LMP2 (anterior à 2016) ao preço de um LMP3, casando motor GM LS3 V8 a um pacote aerodinâmico mais agressivo do que o de um P3.