A Nova Era dos LMP3: Motores Toyota, Desafios e Oportunidades – parte 5: Ginetta G61-LT-P3 Gen III

Recentemente a fabricante britânica Ginetta divulgou as primeiras imagens da evolução do seu protótipo LMP3 para a terceira geração do regulamento da ACO. Construído com base no mesmo chassi que foi o primeiro LMP3 a estrear em 2015, e que deu origem também aos modelos G57 P2 e G58, o novo carro foi denominado G51-LT-P3 Evo, um nome que soa um pouco estranho já que o carro da geração atual é identificado como G61-LT-P3 (procurada pela nossa reportagem, a Ginetta não se manifestou até o fechamento desta publicação). Atualização de 06 de Janeiro de 2025: a Ginetta confirmou através de suas redes sociais que o novo carro será chamado G61-LT-P3 Gen III.

O novo carro mantém muito das soluções aerodinâmicas do G61-LT-P3, com modificações principalmente focadas no arrefecimento do novo motor Toyota V6 Biturbo.

Começando pela dianteira do protótipo, se destaca a mudança de geometria da tomada de ar do motor (1a e 1b), e a adição de um gurney flap (2) à frente das aberturas de ventilação das rodas dianteiras (2), provavelmente para melhorar a extração de ar nos Big Honking Holes.

Na seção central, os bargeboards (3a e 3b) foram completamente redesenhados, e louvres (4) foram adicionados, similar aos carros da Adess e Duqueine.

Na traseira, a grande mudança é no posicionamento das saídas do escapamento, que foram movidas da traseira (5a) para o topo da tampa do motor (5b), tal qual os demais LMP3 de terceira geração.

Você também pode se interessar por:

Ligier JS P320 Track Day Edition (2022 – )

Utilizando a base da segunda geração do LMP3 da Ligier, a versão para track day utilizada no Endurance Brasil abre mão dos restritores impostos pela ACO para uma potencia total de 525 HP, e utiliza o sistema de ABS, proibido no regulamento da ACO.

Ginetta G57 P2 / G58 (2016 – )

Derivado do Ginetta Juno LMP3, o G57 nasceu para oferecer o desempenho de um LMP2 (anterior à 2016) ao preço de um LMP3, casando motor GM LS3 V8 a um pacote aerodinâmico mais agressivo do que o de um P3.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.