Endurance Brasil – todas as marcas e modelos da classe GT4 Light

Após a implementação da classe GT4, substituindo as classes GT1 e GT2, a GT4 recebeu os mais diversos modelos de carros brasileiros e estrangeiros, porém com a chegada de modelos FIA GT4 ficou evidente que modelos mais antigos e do tipo turismo não seriam competitivos. Para manter esses carros na disputa, a partir de 2019 a classe GT4 foi dividida em duas, com a GT4 Light criada para acomodar esses modelos mais antigos. Essa classe permaneceu vigente até a temporada de 2021, quando os grids começaram a reduzir e a classe foi novamente unificada como GT4.

Audi RS3 LMS TCR

Importado pela Eurobike em 2018, o RS3 LMS foi o primeiro TCR a competir nas pistas brasileiras, muitos anos antes da chegada oficial da TCR na América do Sul em 2021. Inicialmente, o modelo competiu na classe GT4 na temporada 2018, migrando para a GT4 Light em 2019 com a chegada dos modelos FIA GT4, conquistando 5 vitórias na classe entre as temporadas 2019 e 2020 e ajudando a dupla Júnior Victorette e Marcelo Karam a conquistar o título da temporada 2019.

Audi R8 4.2 V8

Desenvolvido pela Ebrahim Motors sobre um R8 V8 de rua, o carro recebeu uma gaiola de proteção, preparação de suspensão e modificações aerodinâmicas. Durante a temporada 2021, o carro competiu em algumas etapas com Pedro Ebrahim e Claúdio Kyrila, porém apresentando uma série de problemas durante o desenvolvimento. Em 2024, o carro ressurgiu na classe GT1 do Campeonato Gaúcho de Endurance.

BMW 135i GTR

Após um acidente que tirou de combate a BMW M4 GT4 da equipe Eurobike nas 4 Horas do Velopark em 2021, a equipe recorreu ao BMW 135i GTR utilizado por Paulo Sousa no Campeonato Gaúcho de Superturismo, para não ficar de fora da prova. Com um desempenho modesto, o carro acabou abandonando após completar 47 voltas.

Chevrolet Astra Stock Car

Uma participação rara da classe GT4 Light foi o Astra Stock Car pilotado por César Ramos e Vinicius Kwong durante o início da temporada 2020. Como curiosidade, antes das provas de Endurance esse carro foi de propriedade de Xandy Negrão.

Chevrolet Cruze Brasileiro De Marcas

Outra raridade da classe GT4 Light foi a participação do Chevrolet Cruze do Brasileiro de Marcas, inscrito na etapa de abertura da temporada 2019 com Marcelo Losasso e Humberto Biazus. Equipado com motor Berta 2.0 Turbo, o Cruze obteve a 20ª posição na classificação geral, e quarta em sua classe. Posteriormente o carro foi adquirido pela equipe NC Racing, competindo em provas do Campeonato Gaúcho de Superturismo e no Road to Mil Milhas.

Chevrolet Montana Stock Car

Outro Stock Car na classe GT4 Light foi a Montana numeral 28, pilotada por Vinicius Kwong e Pietro Rimbano durante a temporada 2019, com resultados moderados.

Dodge Challenger

Construído sobre o chassi de um Stock Car, o Challenger de André Carrillo é um dos carros que mais permanecem na memória dos fãs do Endurance Brasil, mesmo tendo participado de poucas provas no campeonato. Pilotado por André em dupla com Rodrigo Corbisier, o Challenger V8 participou apenas de uma prova na classe GT1, os 500 Km de Interlagos em 2017, porém seguiu competindo em 2018 na classe GT4. Em 2019, retornou apenas para as 4 Horas de Interlagos, agora na GT4 Light. conquistando a quarta posição em sua classe.

Fiat Linea Trofeo

O Linea Trofeo foi criado para os extintos Trofeo Linea e Copa Fiat, campeonato monomarca patrocinado pela Fiat que recebeu diversos pilotos brasileiros de primeira linha como Cacá Bueno, Christian Fittipaldi, Marcos Gomes e diversos outros. À partir do Fiat Lineat T-JET, o modelo de competição recebeu um motor FIRE 1.4 T-JET preparado pela FPT, com transmissão Sadev sequencial de 6 marchas e teve o chassi preparado pela Metalmoro, que executou a montagem final do carro. Após o fim do campeonato em 2012, vários dos carros fabricados encontraram abrigo nas provas de longa duração, no Gáucho de Endurance e posteriormente no Endurance Brasil. Na classe GT4 Light, os modelos Fiat foram figuras frequentes, porém sem conquistar nenhuma vitória.

Ginetta G55 GT4

Após dominar a temporada 2018 do Endurance Brasil na classe GT4, a chegada de modelos mais modernos como Mercedes AMG e McLaren 570S e a falta de um BoP adequado fez com que os Ginetta migrassem no meio da temporada 2020 para a classe GT4 Light. Ainda que na prática os carros ingleses fossem competitivos em ritmo de prova, conquistando por vezes posições acima dos GT4 da classe principal, esse rebaixamento levou a uma perda do título, mesmo com 4 vitórias em 6 provas. Durante a temporada 2021, novamente os Ginetta dominaram a GT4 Light, com 100% de aproveitamento em vitórias.

Giaffone JL-G12 Stock Light

Outra participação exótica na temporada 2020 foi a inscrição de um Stock Light pela equipe KTF Sports na etapa de abertura do Endurance Brasil, carro que seria pilotado pela dupla Enzo Bortoletto e Pedro Ferro. Seria, pois problemas ainda durantes os treinos forçaram um abandono precoce antes mesmo da largada da prova.

Mercedes CLA 45 AMG Cup

Desenvolvido em 2014 para a AMG Cup, alguns Mercedes CLA 45 AMG acabaram encontrando nova vida em provas de longa duração, como no Endurance Brasil nas classes GT4 (2018) e GT4 Light (à partir de 2019). Na GT4 Light, as Mercedes dominaram a temporada 2019 com 5 vitórias, mesmo frente à competição do Audi RS3 TCR da Eurobike, sangrando Junior Victorette e Marcelo Karam como campeões. Com a chegada das Ginetta G55 na classe GT4 Light em 2020, ficou praticamente impossível para um carro turismo como as Mercedes vencer provas, porém como essa mudança de enquadramento ocorreu na terceira etapa do campeonato, a constância de Tuca Antoniazzi o levou ao título da classe.

Peugeot 408 Stock Car

A outra “bolha” da Stock Car, baseada no Peugeot 408, também esteve presente na classe GT4 Light, inscrita para as 4 Horas de Interlagos em 2019. Contudo, a dupla Reinaldo Rena e Roberto Rossatti sequer chegou a largar após problemas durante os treinos da etapa.

Todos os campeões

Todos os vencedores

2 thoughts on “Endurance Brasil – todas as marcas e modelos da classe GT4 Light

  1. Acho os GT4 uma bela base pra uma categoria de GTs endurance para o nivel do Brasil. Para os campeonatos estaduais.
    Não lembro quem exatamente, mas em 2023 em uma corrida do Endurance Brasil um piloto amador disse claramente depois de sair de seu turno em um carro GT3, até então ele vinha andando de GT4. Disse que o GT3 é bem mais facil por ter bem mais recursos que ajudam o piloto.
    Achei bem interessante, isso mostra que uma base GT4 seria otima pra despontar bons pilotos nos regionais.

    1. Sim, os GT4 são os mais acessíveis, apesar que ainda são carros bem caros. Uma opção de GT4 acessível seriam as Ginetta G55, que já tivemos aqui e apesar de um pouco mais lentas eram carros muito eficientes, surpreendendo as Mercedes e McLaren em muitas provas.

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