Ottorrino “Toni” Bianco é um dos grandes construtores de carros de competição brasileiros, e o último dos carrozzieri brasileiros. Da sua mente e de suas mãos saíram diversos carros icônicos da história automotiva brasileira: Monarca, Fórmula Júnior, Bino, Fúria, Bianco, Dardo, Grancar Futura… São tantos nomes que é até difícil elencar a todos sem esquecer de ninguém.
Entre tantos projetos, um praticamente ficou esquecido: trata-se do TB-1, primeiro carro em que Bianco trabalhou após o Fúria. Para isso, abriu a Toni Bianco Competições e começou a desenvolver um novo protótipo para a Divisão 4, que pudesse fazer frente aos modernos Avallone que passaram a dominar a categoria.
Assim, teve início o projeto e construção do TB-1, processo que foi concluído em apenas 3 meses. Um chassi tubular foi construído, sobre o qual foi montado um motor Ford 302 V8 do Maverick e transmissão Hewland FG400 igual a utilizada pela F1 na época. Também da F1 veio a inspiração para a suspensão traseira, com sistema similar aos monopostos de Ferrari e Lola.
A carenagem foi construída em fibra de vidro com elementos em alumínio, e o carro foi equipado com rodas aro 13 tala 10 polegadas na dianteira e 15 na traseira, o peso total do carro ficou em apenas 550 kg.
A expectativa era de que o TB-1 estreasse na prova de Brasília da Divisão 4, porém isso jamais aconteceu, e o carro estava perdido, até que recentemente a carenagem (sem chassi/motor) foi encontrada por Maurício Marx, e agora está à venda para que algum entusiasta possa resgatar e completar o projeto.
Fontes:
Bianco constrói o TB1 para correr em Brasília. Jornal do Brasil (RJ), 4ª feira, 26 de setembro de 1973.
Você também pode se interessar por:
Berta LR Hollywood (1975)
O Berta Hollywood foi o protótipo mais avançado da Divisão 4, e marcou o canto do cisne da categoria em 1975.
Sei lá de onde tirei isso, imaginava que este carro era um T33 adaptado para o motor ford…… nossa, que triste saber que este chassi nunca correu.
Tem sentido a sua lembrança, pois na mesma época o Toni Bianco adaptou um Alfa T33 com um motor Maverick para o piloto Angi Munhoz correr na Divisão 4.
