Ottorrino “Toni” Bianco é um dos grandes construtores de carros de competição brasileiros, e o último dos carrozzieri brasileiros. Da sua mente e de suas mãos saíram diversos carros icônicos da história automotiva brasileira: Monarca, Fórmula Júnior, Bino, Fúria, Bianco, Dardo, Grancar Futura… São tantos nomes que é até difícil elencar a todos sem esquecer de ninguém.
Entre tantos projetos, um praticamente ficou esquecido: trata-se do TB-1, primeiro carro em que Bianco trabalhou após o Fúria. Para isso, abriu a Toni Bianco Competições e começou a desenvolver um novo protótipo para a Divisão 4, que pudesse fazer frente aos modernos Avallone que passaram a dominar a categoria.
Assim, teve início o projeto e construção do TB-1, processo que foi concluído em apenas 3 meses. Um chassi tubular foi construído, sobre o qual foi montado um motor Ford 302 V8 do Maverick e transmissão Hewland FG400 igual a utilizada pela F1 na época. Também da F1 veio a inspiração para a suspensão traseira, com sistema similar aos monopostos de Ferrari e Lola.
A carenagem foi construída em fibra de vidro com elementos em alumínio, e o carro foi equipado com rodas aro 13 tala 10 polegadas na dianteira e 15 na traseira, o peso total do carro ficou em apenas 550 kg.
A expectativa era de que o TB-1 estreasse na prova de Brasília da Divisão 4, porém isso jamais aconteceu, e o carro estava perdido, até que recentemente a carenagem (sem chassi/motor) foi encontrada por Maurício Marx, e agora está à venda para que algum entusiasta possa resgatar e completar o projeto.
Fontes:
Bianco constrói o TB1 para correr em Brasília. Jornal do Brasil (RJ), 4ª feira, 26 de setembro de 1973.
Sei lá de onde tirei isso, imaginava que este carro era um T33 adaptado para o motor ford…… nossa, que triste saber que este chassi nunca correu.
Tem sentido a sua lembrança, pois na mesma época o Toni Bianco adaptou um Alfa T33 com um motor Maverick para o piloto Angi Munhoz correr na Divisão 4.
