Minelli BlueBird

No início dos anos 2000 o endurance brasileiro vivia uma era de ouro, com a chegada de carros importados como Lister Storm e Audi TT DTM levando ao desenvolvimento de diversos projetos locais para fazer frente aos bólidos estrangeiros. Nesse contexto nasceram carros como o ZF01, GeeBee R1 e Alfran 450A, e também outros projetos que não chegaram a estrear em competições oficiais.

Chassi do BlueBird em construção.

Nessa segunda condição está o protótipo Minelli V6, construído pela renomada Minelli Racing à pedido dos pilotos brasilienses Aloisio Albuquerque e Vicente de Paula. A dupla, que chegou a competir em 2001 nos Mil Quilômetros de Brasília com um protótipo Fúria com carenagem modernizada e motorização Alfa Romeo V6, decidiu partir para um novo projeto para buscar melhores condições de vitória. 

Com chassi em aço molibdênio, o protótipo recebeu o motor Alfa Romeo V6 e um transeixo Hewland FT200, com freios à disco Brembo de quatro pistões e suspensão pushrod nas quatro rodas, desenvolvida pelo próprio José Minelli. O conjunto mecânico recebeu uma carenagem do tipo barchetta em fibra de vidro. 

Apesar de ter sido finalizado, o carro jamais estreou e ficou longe das pistas até dezembro de 2024, quando ressurgiu no final de semana da última Road to Mil Milhas para realizar um shakedown, pelas mãos do experiente Mauro Kern, com algumas atualizações de carenagem e agora com motorização Nissan V6.

Sobre a Minelli Racing

A história de José Minelli como construtor de carros começa com o Milli-Volkwagen, um protótipo da Divisão 4 com motorização Volkswagen que estreou em 1971. Em seguida, Minelli seguiu desenvolvendo diversos monopostos para Fórmula Vê, e mais recentemente nas Fórmulas Ford (M3), Inter (MG-15) e Delta (M4).

Análise Técnica 

📷Rodrigo Carelli.

A carenagem do BlueBird é do estilo barchetta, com o piloto ficando no lado direito e um santantônio individual. Na dianteira, se destacam as tomadas de ar dos freios (1) e a tomada de ar central de função não identificada (2).

📷Paulo Abreu.

Na lateral, podemos ver as aberturas logo após as caixas de rodas(3) e as tomadas laterais (4) que acreditamos alimentar os radiadores.

📷Paulo Abreu.

Na seção superior, temos louvres (5) para ventilar o excesso de calor do compartimento do motor, e dois dutos NACA (6) que parecem levar ar para o arrefecimento dos freios traseiros.

📷Rodrigo Carelli.

Por fim está o aerofólio traseiro com um elemento e suporte inferior (7) e o difusor (8) que também recebe as tubulações do escapamento.

Agradecimentos:

Deixo um agradecimento especial aos meus parceiros do Entusiastas sobre rodas, Paulo Abreu e Rodrigo Carelli que estiveram in loco em Interlagos e compartilharam as fotos recentes que ilustram a análise técnica do Minelli Blue Bird.

Você também pode se interessar por:

TM1 (2003 – 2004)

O TM1 é um projeto raiz do início dos anos 2.000, construído sobre um chassi Muffato da Fórmula 2 e com carenagem “inspirada” pelo Toyota GT-One.

KTT II Chevrolet / Avant Chevrolet (2014-)

Um belo protótipo desenvolvido com motor Chevrolet V6 e diversos elementos de monopostos da Fórmula 3.

Fontes:

New Brazilian Prototypes. Disponível em: https://www.dailysportscar.com/archive/subscribers/news/other/2005other/other781.htm.

MINELLI. Disponível em: https://www.lexicarbrasil.com.br/minelli/.

Protótipo Minelli-Ferrari. Disponível em: https://blogdamilmilhas.blogspot.com/2015/12/prototipo-minelli-ferrari.html.

2 thoughts on “Minelli BlueBird

  1. Eu lembro de ver essa foto do Minelli branco, uma pena que não chegou a correr. Mas vem cá! E esse Minelli- Ferrari ??
    Nunca tive noticia desse carro!!!!

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