Mythos F40R

As Mil Milhas de 1994 foram uma das melhores edições realizadas até hoje. Disputada em 22 de janeiro, a prova reuniu 107 carros inscritos, dos quais 78 tentaram a classificação e apenas 66 largaram. Além disso, a prova reuniu um dos melhores conjuntos de competidores, com nomes como Nelson Piquet, Christian e Wilson Fittipaldi, Camilo Christófaro, Paulo Gomes, Ingo Hoffman, Rubens Barrichello, Franz Konrad, Jair Bana e tantos outros, e que na pista viu a invasão de modelos importados Porsche 911, BMW M3 e 325i, Ford Escort RS Cosworth e Nissan 300ZX que foi enfrentada pelos valentes Aldee RTT, Opalas e outros projetos únicos do automobilismo brasileiro.

Uma das promessas da prova era a participação do Mythos F40R, uma réplica desenvolvida a partir de 1989 pela empresa Mythos Sport com um chassi tubular e carroceria em fibra de vidro. A carenagem foi modelada com base em miniaturas em escalas 1:24, 1:18 e 1:8, além de livros técnicos, e o desenvolvimento consumiu alegados 150.000 dólares, resultando em um carro “igualzinho ao original”, nas palavras de Nicola Henrique Monaco, diretor da Mythos Sport e um dos pais do projeto.

Por baixo da carenagem, o modelo utilizava amortecedores Koni reguláveis nas quatro rodas, rodas de liga 16” x 8” e seria equipado com um motor Chevrolet 6 cilindros similar aos utilizados pela Stock Car e câmbio Hewland, com um peso de modestos 680 kg.

O projeto ainda previa vender réplicas com motorização Chevrolet V8, câmbio ZF e pneus importados, porém tanto a participação nas Mil Milhas quanto a venda das réplicas jamais se realizou. Teria sido interessante ver o modelo na pista, especialmente por que na edição de 1994 também participou o Aurora 122C com Paulo Gomes e Fábio Sotto Mayor, um fora de série brasileiro conhecido por sua semelhança com a F40.

Aurora Alfa Romeo de Paulo Gomes e Fábio Sotto Mayor nas Mil Milhas de 1994. 📷Aurora 122-C

Você também pode se interessar por:

TM1 (2003 – 2004)

O TM1 é um projeto raiz do início dos anos 2.000, construído sobre um chassi Muffato da Fórmula 2 e com carenagem “inspirada” pelo Toyota GT-One.

TB-1 (1973)

Desenvolvido em 1972 logo após o Fúria, o TB-1 foi o primeiro carro construído por Toni Bianco em sua própria oficina, a Toni Bianco Competições. Apesar da expectativa para sua estreia na Divisão 4, o TB-1 nunca correu oficialmente. Décadas depois, sua carenagem foi redescoberta por Maurício Marx, reacendendo a esperança de ver esse projeto histórico finalmente completo.

Fontes:

1994: Um ano que ficou marcado na história. Disponível em: https://blogdamilmilhas.blogspot.com/2012/05/1994-um-ano-que-ficou-marcado-na.html.

Protótipo Aurora. Disponível em: https://blogdamilmilhas.blogspot.com/2011/02/prototipo-aurora.html.

Réplica da Ferrari F40 na Mil Milhas. Revista Quatro Rodas Nº 400, ano 34, Novembro de 1993.

MYTHOS. Disponível em: https://www.lexicarbrasil.com.br/mythos/.

2 thoughts on “Mythos F40R

  1. O Porsche dos Fittipaldi era muito bonito, usava, é claro, um layout baseado na Arrows de F1 que Christian utilizava em 94, e ficou lindão o Porsche.
    Eu lembro vagamente desta replica do F40, e fico na curiosidade, sobre os resultados em pista, mas provável que este estava longe de alguma performance razoável.

    Lembro que tava torcendo por uma boa participação do Aurora, mas diante dos carros europeus, que eram alto nivel para os padrões mundias, nossos aventureiros não podiam realmente esperar muito.

    Mas foi uma corrida incrível, acompanhei e tenho flasches dela 🙂 na memoria.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *