As Mil Milhas de 1994 foram uma das melhores edições realizadas até hoje. Disputada em 22 de janeiro, a prova reuniu 107 carros inscritos, dos quais 78 tentaram a classificação e apenas 66 largaram. Além disso, a prova reuniu um dos melhores conjuntos de competidores, com nomes como Nelson Piquet, Christian e Wilson Fittipaldi, Camilo Christófaro, Paulo Gomes, Ingo Hoffman, Rubens Barrichello, Franz Konrad, Jair Bana e tantos outros, e que na pista viu a invasão de modelos importados Porsche 911, BMW M3 e 325i, Ford Escort RS Cosworth e Nissan 300ZX que foi enfrentada pelos valentes Aldee RTT, Opalas e outros projetos únicos do automobilismo brasileiro.
Uma das promessas da prova era a participação do Mythos F40R, uma réplica desenvolvida a partir de 1989 pela empresa Mythos Sport com um chassi tubular e carroceria em fibra de vidro. A carenagem foi modelada com base em miniaturas em escalas 1:24, 1:18 e 1:8, além de livros técnicos, e o desenvolvimento consumiu alegados 150.000 dólares, resultando em um carro “igualzinho ao original”, nas palavras de Nicola Henrique Monaco, diretor da Mythos Sport e um dos pais do projeto.
Por baixo da carenagem, o modelo utilizava amortecedores Koni reguláveis nas quatro rodas, rodas de liga 16” x 8” e seria equipado com um motor Chevrolet 6 cilindros similar aos utilizados pela Stock Car e câmbio Hewland, com um peso de modestos 680 kg.
O projeto ainda previa vender réplicas com motorização Chevrolet V8, câmbio ZF e pneus importados, porém tanto a participação nas Mil Milhas quanto a venda das réplicas jamais se realizou. Teria sido interessante ver o modelo na pista, especialmente por que na edição de 1994 também participou o Aurora 122C com Paulo Gomes e Fábio Sotto Mayor, um fora de série brasileiro conhecido por sua semelhança com a F40.
Você também pode se interessar por:
TM1 (2003 – 2004)
O TM1 é um projeto raiz do início dos anos 2.000, construído sobre um chassi Muffato da Fórmula 2 e com carenagem “inspirada” pelo Toyota GT-One.
TB-1 (1973)
Desenvolvido em 1972 logo após o Fúria, o TB-1 foi o primeiro carro construído por Toni Bianco em sua própria oficina, a Toni Bianco Competições. Apesar da expectativa para sua estreia na Divisão 4, o TB-1 nunca correu oficialmente. Décadas depois, sua carenagem foi redescoberta por Maurício Marx, reacendendo a esperança de ver esse projeto histórico finalmente completo.
Fontes:
1994: Um ano que ficou marcado na história. Disponível em: https://blogdamilmilhas.blogspot.com/2012/05/1994-um-ano-que-ficou-marcado-na.html.
Protótipo Aurora. Disponível em: https://blogdamilmilhas.blogspot.com/2011/02/prototipo-aurora.html.
Réplica da Ferrari F40 na Mil Milhas. Revista Quatro Rodas Nº 400, ano 34, Novembro de 1993.
MYTHOS. Disponível em: https://www.lexicarbrasil.com.br/mythos/.