Em 11 de junho de 2015, no tradicional circuito das 24 Horas de Le Mans, Jacques Nicolet — então presidente da Onroak Automotive e da equipe OAK Racing — apresentou ao mundo o primeiro protótipo LMP3 da empresa: o Ligier JS P3.
Menos de um ano após a estreia em competições do Ligier JS P2 (primeiro LMP2 da marca), a chegada do JS P3 simbolizava o passo seguinte em uma trajetória ousada de reconstrução da marca Ligier no endurance internacional.
“Esse lançamento continua sendo um dos momentos mais marcantes da nossa história. Havíamos avançado muito com o LMP2, e o LMP3 era o próximo passo lógico para criar uma escada acessível e ambiciosa rumo às corridas de longa duração. Estar ao lado de Guy Ligier naquele dia, vendo-o transmitir sua paixão e determinação uma última vez, foi algo profundamente comovente,” relembra Jacques Nicolet.
A partir dali, cada novo modelo LMP3 da Ligier seria apresentado no mesmo palco lendário: o Circuit de la Sarthe. Foi assim com o JS P3 em 2015, o JS P320 em 2019, o JS P325 em 2024 e, agora, com o comemorativo JS P3X.
1. Um Caso de Sucesso Incontestável
Desde seu lançamento, a linha de protótipos LMP3 da Ligier transformou-se em referência absoluta na categoria. O JS P3 pavimentou o caminho: em apenas dois anos, foram 100 carros vendidos e nada menos que 18 títulos conquistados entre 2015 e 2019 em campeonatos como ELMS, MLMC, VdeV e IMSA.
O JS P320, lançado em 2020, ampliou esse domínio:
- 31 títulos conquistados em competições LMP3 desde sua estreia;
- Vitórias em provas de peso como as 24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring e o Petit Le Mans;
- Participações destacadas em campeonatos nos cinco continentes: European Le Mans Series, Michelin Le Mans Cup, IMSA Prototype Challenge, Asian Le Mans Series, Ultimate Cup Series e Endurance Brasil.
Em 2025, o Ligier JS P325 assumiu a ponta com um início de temporada fulminante: poles, vitórias e pódios completos da marca nas etapas de Barcelona e Le Castellet da ELMS e MLMC — além de 31 inscrições confirmadas para o Road to Le Mans.
2. Ligier JS P3X: Edição Comemorativa Limitada
Para celebrar uma década de conquistas, a Ligier apresentou em 2025 o JS P3X, um modelo exclusivo baseado no JS P320, com produção limitada a apenas dez unidades.
“O Ligier JS P3X representa tudo o que aprendemos em dez anos de competição na LMP3: é o equilíbrio perfeito entre performance, design e paixão. Ele celebra nosso legado e aponta para o futuro,” afirma Jacques Nicolet.
O “X” simboliza os dez anos da linha LMP3, mas também algo excepcional — uma edição especial que reúne o que há de mais refinado na trajetória dos protótipos da marca.
3. Estilo de Hypercar, Performance Elevada, Emoção de Verdade
O Ligier JS P3X traz sob o capô um motor GM LT1 V8 com impressionantes 625 cavalos de potência — um aumento de mais de 155 cv em relação aos modelos LMP3 tradicionais. Curiosamente, não é a primeira vez que um motor GM Small Block V8 é instalado em um Ligier LMP3, já que desde de 2024 o Ligier JS P320 do piloto Fernando Poeta compete no Endurance Brasil com motorização LS3 V8.
Esse salto de desempenho exigiu um pacote aerodinâmico totalmente novo com um splitter dianteiro redesenhado (1) com diveplanes (2) similares à versão JS P325, caixas de roda modificadas (3) e um novo capô com inspiração no estilo dos LMP2 (4), além de faróis inspirados pelo conjunto ótico da geração JS P325 (5).
Passando à lateral, a tampa do motor foi modificada, com uma barbatana dorsal ao estilo dos Hypercars atuais (6).
Além disso, o sistema de arrefecimento foi aprimorado, ficando compatível com o novo nível de potência. Para completar o pacote, além de maior potência e aerodinâmica refinada, o JS P3X incorpora um sistema de freios com ABS — novamente uma solução empregada nos JS P320 que competem na classe P1 do Endurance Brasil.
“Queríamos criar um carro mais radical, que reunisse o melhor das três gerações de LMP3. O JS P3X entrega mais performance, mas ainda é divertido e direto ao pilotar. É uma verdadeira joia para quem ama pilotar,” completa Nicolet.
Essas modificações tornaram o JS P3X um dos LMP3 mais extremos já construídos – resta saber se parte desse know how será transferido também para os JS P320 que competem no brasileiro de endurance.
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