Protos Clássicos

Após o colapso da Divisão 4 em 1975 os protótipos praticamente desapareceram do automobilismo brasileiro, que passou a ser focado em carros de Turismo (Brasileiro de Marcas, Stock Car, Turismo 5000, etc) e Fórmulas (Vee, 2 e 3, etc). Essa situação perdurou até meados dos anos 90, quando duas iniciativas chave deram início ao renascimento dos protótipos no Brasil: em 1989 nascia o Aldee de Almir Donato, seguido pelos Proton 1.600 de Pedro Virgínio em 1990. Com a abertura das importações e a chegada também de carros de competição estrangeiros, ficou evidente a defasagem das nossas “carroças”. Por outro lado, o sucesso dos Aldee demonstrou para diversos pilotos as vantagens de um carro projetado especialmente para as pistas, e que seria possível fazer frente aos importados com um menor investimento e uma boa dose de criatividade. 

Essa fase de renascimento trouxe uma leva de novos projetos, dos consagrados Aldee RTT, Spyder, MCR e os diversos Tubarão da família Andrade, passando por projetos bem sucedidos mas menos lembrados como AS Vectra, Espron ou Tango, até os exóticos e por vezes obscuros projetos realizados por uma equipe ou piloto como PB01, AM2, TM1, entre outros.

A partir de hoje vamos reunir dados sobre esses e outros projetos nessa página e contamos com a colaboração dos nossos fiéis leitores para enriquecer com detalhes e informações históricas. Cada postagem será um trabalho em andamento, a ser atualizado conforme as histórias sejam resgatadas.

PB01 (1994 – 2000)

Em breve…

AM2 (1995 – 1996)

Em breve…

AS Vectra (1995 – 2002)

Em breve…

BMW Super Compact (1997 – 2001)

Em breve…

Tango (1998 – 2013)

Em breve…

TM1 (2004)

Em breve…

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.