Protos Clássicos

Após o colapso da Divisão 4 em 1975 os protótipos praticamente desapareceram do automobilismo brasileiro, que passou a ser focado em carros de Turismo (Brasileiro de Marcas, Stock Car, Turismo 5000, etc) e Fórmulas (Vee, 2 e 3, etc). Essa situação perdurou até meados dos anos 90, quando duas iniciativas chave deram início ao renascimento dos protótipos no Brasil: em 1989 nascia o Aldee de Almir Donato, seguido pelos Proton 1.600 de Pedro Virgínio em 1990. Com a abertura das importações e a chegada também de carros de competição estrangeiros, ficou evidente a defasagem das nossas “carroças”. Por outro lado, o sucesso dos Aldee demonstrou para diversos pilotos as vantagens de um carro projetado especialmente para as pistas, e que seria possível fazer frente aos importados com um menor investimento e uma boa dose de criatividade. 

Essa fase de renascimento trouxe uma leva de novos projetos, dos consagrados Aldee RTT, Spyder, MCR e os diversos Tubarão da família Andrade, passando por projetos bem sucedidos mas menos lembrados como AS Vectra, Espron ou Tango, até os exóticos e por vezes obscuros projetos realizados por uma equipe ou piloto como PB01, AM2, TM1, entre outros.

A partir de hoje vamos reunir dados sobre esses e outros projetos nessa página e contamos com a colaboração dos nossos fiéis leitores para enriquecer com detalhes e informações históricas. Cada postagem será um trabalho em andamento, a ser atualizado conforme as histórias sejam resgatadas.

PB01 (1994 – 2000)

Em breve…

AM2 (1995 – 1996)

Em breve…

AS Vectra (1995 – 2002)

Em breve…

BMW Super Compact (1997 – 2001)

Em breve…

Tango (1998 – 2013)

Em breve…

TM1 (2004)

Em breve…