Rally Dakar 2020 – parte 1

Começa o ano de 2020 agitado, com a primeira grande competição automobilísitica: o Rally Dakar.

Inicialmente disputado entre Paris e Dakar (capital do Senegal), a partir de 2009 a prova passou a ser disputada na América do Sul passando por países como Argentina, Paraguai e Chile. Para 2020, nova mudança de escapas, com o Dakar sendo realizado completamente dentro da Arábia Saudita, partindo de Jedá com a chegada em Qiddyah, num total de 7.800 km divididos em 12 etapas.

Fonte: divulgação.
https://www.youtube.com/watch?v=KomAHddDFeg

05/jan – 1ª Etapa – Jedá – Al-Wajh

Distância Total: 752 km / Trecho Cronometrado: 319 km

Fonte: Divulgação.

A etapa de abertura está sendo chamada de mini-Dakar, pois contará com trechos velozes, trechos sinuosos, areia e cascalho.

06/jan – 2º Etapa – Al Wajh – Neom

Distância Total: 401 km / Trecho Cronometrado: 367 km

Composta principalmente por trechos de terra (65%) e cascalho (30%). Também marca a primeira etapa da Super Maratona para motocicletas e quadriciclos.

Fonte: Divulgação.

07/jan – 3ª Etapa – NEOM – NEOM

Distância Total: 489 km / Trecho Cronometrado: 405 km

Esta etapa forma uma espécie de circuito, com largada e chegada na megacidade de NEOM. A cidade faz parte do plano Vision 2030 do governo da Arábia Saudita, e promete ser um marco de desenvolvimento com maior liberdade para as mulheres e inovações integradas ao planejamento da cidade como a integração de sistemas autônomos de condução de veículos e logística, energia baseada em matrizes eólica e solar, entre outros. Conheça aqui maiores detalhes desse projeto.

O trecho do Rally levará os competidores à fronteira com a Jordânia num trajeto predominantemente de areia e com a maior elevação da competição, saindo do nível do mar até uma altitude máxima de 1.400 metros.

Fonte: Divulgação.

08/jan – 4ª Etapa – NEOM – Al’Ula

Distância Total: 676 km / Trecho Cronometrado: 453 km

Nesta etapa o terreno estará dividido entre areia, terra, asfalto e cascalho, e a navegação promete ser parte importante do desafio. Ao longo do trajeto, o destaque da paisagem local serão os templos do Reino Nabateu.

Fonte: Divulgação.

09/jan – 5ª Etapa – Al’Ula – Ha’il

Distância Total: 563 km / Trecho Cronometrado: 353 km

Primeira etapa com predominância de areia, os pilotos e navegadores precisarão de muita habilidade para vencer as dunas e colinas arenosas que fazem parte do trajeto.

Fonte: Divulgação.

10/jan – 6ª Etapa – Ha’il  – Riyadh

Distância Total: 830 km / Trecho Cronometrado: 478 km

Primeiro trecho 100% em terreno arenoso, deve privilegiar os competidores com experiência nesse tipo de terreno.

Fonte: Divulgação.

11/jan – Descanso dos competidores

12/jan – 7ª Etapa  – Riyadh – Wadi Al Dawasir

Distância Total: 741 km / Trecho Cronometrado: 546 km

Após um merecido dia de descanso, os competidores irão enfrentar o trecho mais longo de todo o rally, com muita areia e longos trechos de dunas. Os navegadores também deverão se manter atentos em diversos momentos para não se perder.

13/jan – 8ª Etapa  – Wadi Al Dawasir – Wadi Al Dawasir

Distância Total: 713 km / Trecho Cronometrado: 474 km

Outra etapa com largada e chegada no mesmo local, esta será a etapa mais veloz, com uma reta de 40 km de pé embaixo. A paisagem será repleta de cânions, montanhas e contrastes de cores.

Fonte: Divulgação.

14/jan – 9ª Etapa  – Wadi Al Dawasir – Haradh

Distância Total: 891 km / Trecho Cronometrado: 415 km

Essa etapa servirá de preparação para a entrada dos competidores no deserto Rub’ al-Khali, também chamado de Empty Quarter, ou quarta parte vazia, por ocupar cerca de 25% da área da Arábia Saudita. É o maior deserto do mundo, com clima considerado hiper-árido e temperaturas variando de 12°C de mínima à 51°C de máxima.

Fonte: Divulgação.

15/jan – 10ª Etapa  – Haradh – Shubataytah

Distância Total: 608 km / Trecho Cronometrado: 534 km

Esta será uma etapa maratona, onde será permitida ajuda somente entre competidores. Os últimos 30 km serão disputados pelas dunas do deserto Rub’ al-Khali, que podem chegar até 250 metros de altura.

Fonte: Divulgação.

16/jan – 11ª Etapa  – Shubataytah – Haradh

Distância Total: 744 km / Trecho Cronometrado: 379 km

Mais uma etapa disputada no “Empty Quarter”, com 80 km de dunas.

Fonte: Divulgação.

17/jan – 12ª Etapa  – Haradh – Qiddiya

Distância Total: 447 km / Trecho Cronometrado: 374 km

Os últimos 100 km prometem grandes desafios aos navegadores, e podem até mesmo mudar o resultado final. Uma seção especial de 20 km irá definir os vencedores do troféu Qiddiya antes do pódio da classificação final. Qiddiya é um mega-pólo de entretenimento, esportes e artes que faz parte do projeto Vision 2030 do governo da Arábia Saudita. A construção do complexo foi iniciada em 2019, e o projeto prevê atrações tais como parques temáticos, arenas esportivas das mais diversas modalidades e uma arena automobilística com pistas de arrancada, rallycross e rally de velocidade, kartódromo e um autódromo de nível internacional que pleiteia sediar um futuro Grande Prêmio de Fórmula 1 da Arábia Saudita. Conheça aqui mais detalhes sobre o parque de Qiddiya.

Na segunda parte dessa publicação, iremos conhecer as categorias e alguns dos principais competidores da 42ª Edição do Rally Dakar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.