Império Endurance Brasil: um guia das categorias

Numa época em que o automobilismo fica cada dia mais engessado e baseado em sistemas de balanço de performance, os fãs mais fervorosos sonham sobre como seria um campeonato onde imperasse a liberdade técnica, semelhante ao que campeonatos como Can-Am e Interserie foram no passado. Ainda que exista categoria Unlimited de Pikes Peak, que trouxe a vida carros como o Volkswagen ID.R e o Peugeot 208 Pikes Peak, essa é apenas uma das categorias de uma prova de cerca de 20 km, disputada uma vez ao ano. Outras categorias, como as de Time Attack, também permitem que os engenheiros pensem “fora da caixa”, mas ainda assim sem uma disputa roda a roda nas pistas.

Então, o que você pensaria se eu lhe dissesse que existe um campeonato dos sonhos como esse onde, além dos requisitos de segurança, apenas peso e cilindrada do motor são controlados?

Esse Campeonato não só existe, como é disputado aqui mesmo no Brasil. Organizado pela APE (Associação dos Pilotos de Endurance), o Império Endurance Brasil tem raízes em 2014, quando a APE passou a organizar o Campeonato Gaúcho de Endurance. Até então, campeonatos de provas de longa duração eram perenes no Brasil, oscilando entre períodos de baixa e pontos altos, como o início dos anos 2000 que viu máquinas como o Lister Storm de Alcides Diniz, o protótipo ZF-Riley & Scott dos Giaffone e o Audi TT DTM dos Negrão disputando as vitórias nas pistas.

  • Lister Storm GT

Sob a organização da APE, o que era um campeonato regional passou a crescer no cenário nacional, atraindo pilotos de diversos estados, até que outro ponto de inflexão foi atingido. A partir de 2017, a APE conseguiu um acordo de patrocínio máster com a Cervejaria Imperial, primeiro com a marca de energéticos Dopamina, e depois com a cerveja Império. Com esse suporte adicional, a cobertura do campeonato melhorou, com transmissões ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook da categoria, atraindo ainda mais competidores. Como em outros campeonatos de endurance, as corridas contam com a participação de protótipos e GTs, num total de 8 categorias (4 por tipo de carro), além de uma categoria geral, compondo um grid bastante eclético. Para facilitar a identificação dos carros, protótipos devem obrigatoriamente utilizar faróis com lente branca, enquanto os GTs devem utilizar a cor amarela.

Entre os pilotos, cada prova é uma mistura de profissionais, amadores e gentleman drivers, com idade variando dos 20 a mais de 70 anos. Alguns nomes familiares que competiram na temporada 2019 são: Daniel Serra, Ricardo Maurício, Marcos Gomes, Alexandre Negrão, Sérgio Jimenez, David Muffato e Tarso Marques, entre muitos outros.

Essa combinação de máquinas e pilotos resulta em grande equilíbrio, onde ao menos 10 carros entram com chances reais de vitória a cada prova. Como testemunho da elevada competitividade da categoria, as oito provas da temporada 2019 tiveram quatro vencedores diferentes, divididos 6-2 entre protótipos e GTs. Mais ainda, apenas duas vezes o vencedor conseguiu aplicar uma volta sobre o segundo colocado, e o título da categoria geral foi decidido apenas na última da prova de encerramento do campeonato.

Para 2020, o Endurance Brasil promete emoções ainda maiores, com novos carros e pilotos se juntando em diversas categorias, bem como o anúncio de que as provas terão cobertura ao vivo pelos canais SporTV, em adição ao live streams do YouTube e Facebook.

Conhecendo as categorias

P1

Atuais campeões: Nilson Ribeiro / José Roberto Ribeiro (AJR #65)

  • #5 - Metalmoro JLM AJR - Chevrolet LS3 6.2 V8

Principal categoria entre os protótipos, a P1 também é a que tem os carros mais velozes da pista. Atualmente o campeonato é dominado pelos melhores protótipos construídos no país, porém carros importados como os Ginetta G57 e G58 e carros homologados como LMP3 também podem ser inscritos, ainda que nenhum LMP3 tenha sido confirmado até o momento, mesmo com os carros podendo competir sem restrições de potência do motor. Ainda assim, podemos esperar que dois modelos Ginetta G57 sejam inscritos pelo Team Ginetta Brasil. Mas os carros mais impressionantes do grid são mesmo os protótipos tubulares construídos localmente, como o AJR, Sigma e DTR. Em adição aos limites de peso e cilindrada, algumas opções de motores importados são proibidos, para evitar uma escalada de custos que possa ferir o equilíbrio financeiro e competitivo do campeonato.

Fora isso, a competição é do tipo Fórmula Libre, o que permite que conceitos como asa-móvel e trens de força híbrido podem ser explorados, sem necessidade de zonas de ativação e regulamentos complexos ditando como armazenar e utilizar energia. Além dessa liberdade técnica, a categoria permite que as equipes escolham os fornecedores de pneus como bem entenderem, algo que já saiu de cena da maioria das categorias automobilísticas de ponta. Atualmente, os competidores utilizam pneus fornecidos pela Michelin e Pirelli, que possuem faixas de trabalho e durabilidades diferentes, adicionando mais um fator à equação de cada prova.

GT3

Atuais campeões: Xandy Negrão / Xandinho Negrão (Mercedes AMG #9)

  • #8 Mercedes-Benz AMG GT3

Como o nome entrega, a GT3 é a categoria de carros que sejam assim homologados pela FIA ou por alguma entidade nacional. Ao contrário de outros campeonatos que utilizam esse tipo de carros, no Endurance Brasil os GT3 não sofrem um BoP, o que significa dizer que correm sem restritores de potência, com diferenciação apenas no peso mínimo. Carros que competem nessa categoria incluem Ferrari 488 (carro que obteve a pole-position da categoria GTD nas 24 Horas de Daytona), Porsche 911 GT3 R, Mercedes AMG e Lamgorghini Huracàn.

GT3 Light

Atuais campeões: Sérgio Ribas / Guilherme Ribas (Aston Martin #63)

  • #18 Lamborghini Gallardo LP560 GT3

Até 2018, todos os carros GT3 competiam dentro da mesma classe, até que a divisão Light foi criada em 2019. Destinada a carros construídos antes 2012, a GT3 Light foi criada após a organização perceber de que modelos mais antigos, muitos vindos da antiga GT Brasil, não eram capazes de acompanhar o ritmo dos modelos mais recentes. Competem nessa categoria carros como Ferrari 458, Aston Martin Vantage V12, Lamborghini Gallardo LP560 e LP600+, além de carros da Stock Car sem restritores na admissão.

P2

Atuais campeões: Paulo Sousa / Mauro Kern (Tubarão IX #32)

  • #4 Sigma P1 - Audi 4.2 V8 Turbo

A categoria P2 é uma espécie de categoria legado, pois após 2018 ficou claro que a chegada de modelos como o AJR havia tornado obsoletos diversos protótipos de construção mais antiga. Com isso, um novo regulamento para a P1 foi revisado a partir de 2019, e o regulamento vigente até 2018 passou a ser utilizado para a P2. A principal diferença entre as categorias está na capacidade máxima do tanque de combustível, inferior na P2, porém as demais liberdades de projeto e construção são similares à P1. Competem pela P2 tanto carros com rodas aro 13, como o Predador, Tubarão e Scorpion, quanto carros com rodas aro 18 como GeeBee R1, Metalmoro MR18 e MCR Lamborghini. Teoricamente, qualquer carro de estrutura tubular construído antes de 2018 é elegível para a categoria, de forma que modelos como os Daytona Prototypes tubulares e Radical SR8 poderiam participar dessa categoria.

GT4

Atual campeão: Renan Guerra (Ginetta G55 #555)

  • #3 Mercedes-Benz AMG GT4

A GT4 é a categoria para carros com esse tipo de homologação, seja ela da FIA ou a nível nacional. No Endurance Brasil, é empregado o mesmo BoP aplicado originalmente pela entidade certificadora. Entre os modelos da categoria estão carros como Mercedes AMG, Ginetta G55 e McLaren 570S. Também participou de parte da temporada 2019 o BMW M3 GTR (E92) de Henry Visconde, um carro originalmente de rua e que foi preparado para competições aqui mesmo no Brasil.

P3

Atuais campeões: Carlos Antunes / Yuri Antunes (MRX #72)

  • #2 VBS 01 [Dallara F394] - Opel 2.0 16V

Essa é a classe para os protótipos menores, normalmente utilizando rodas de 13 polegadas e motores com cilindrada acima de 2.000 cm³, ou conjunto motor/transmissão de motocicletas com até 1.500 cm³, como o protótipo inglês Radical SR3. Não é incomum que carros dessa categoria sejam construídos utilizando componentes oriundos de monopostos da Fórmula 3, tais como transmissões, componentes de suspensão e até pneus, chegando ao ponto de um antigo chassi Ralt de F3 ser convertido para esporte-protótipo. Apesar de não disputarem a vitória na geral, os carros da P3 têm velocidade e confiabilidade suficiente para estar constantemente no top 10 da classificação geral. O modelo mais comum utilizado pelos competidores é o MRX da Metalmoro, um carro de desempenho já comprovado no cenário nacional, e que já conquistou diversas vitórias importantes.

GT4 Light

Atuais campeões: Júnior Victorette / Marcelo Karam (Mercedes CLA 45 AMG #14 / Audi RS3 TCR #14)

  • #10 Chevrolet Cruze - Berta 2.0 (Brasileiro de Turismo)

A categoria de entrada entre os GTs é mais uma categoria de carros de turismo do que gran turismo propriamente ditos. Entre os carros permitidos nessa classe estão modelos FIA TCR, Stock Cars com restritores, carros do Campeonato Brasileiro de Turismo, além de carros de categorias monomarca como o Trofeo Maserati, Mercedes-Benz Challenge e Trofeo Linea.

P4

Atuais campeões: Ricardo Haag / Mário Marcondes (MRX #34)

  • #40 Aldee RTT - Volkswagen 2.0 8V

Categoria de entrada entre os protótipos do Endurance Brasil, a P4 é focada em baixo custo. Para atingir esse objetivo, os motores são limitados a 2,1 litros e 2 válvulas por cilindro (normalmente motores AP), e os pneus devem obrigatoriamente ser Pirelli nacionais. A categoria permite a utilização de transmissões sequenciais importadas, porém com uma penalidade de peso em relação aos transeixos nacionais com trocas em H. Os carros mais comuns dentro dessa categoria são os protótipos Aldee Spyder, com modelos como MRX, MCR e Aldee RTT também participando sendo inscritos por alguns competidores.

Nota: os carros apresentados nessa postagem são uma coletânea dos modelos que participaram de provas nas temporadas 2018 e 2019, bem como alguns já anunciados para 2020. Não significa que todos estarão presentes, bem como existem novos carros que estão a caminho do campeonato. Próximo a primeira etapa teremos uma postagem com os principais competidores e possíveis novidades para a temporada 2020.

1000 Milhas do Brasil 2020

A temporada que se inicia promete muito para o Endurance brasileiro. Enquanto aguardamos a divulgação do calendário 2020 da Endurance Brasil, a pré-temporada promete muito com o retorno da prova mais tradicional do automobilismo nacional, as Mil Milhas Brasileiras. Realizada pela primeira vez em 1956, a prova foi inspirada pela Mille Miglia italiana, por iniciativa de Wilson Fittipaldi (pai de dos pilotos Emerson e Wilson Fittipaldi) e de Eloy Gogliano, presidente do Centauro Motor Clube. Durante sua história a prova foi realizada sempre no Autódromo de Interlagos, à exceção de duas edições: a de 1997, realizada no Autódromo de Brasília, e a de 1999, realizada no Autódromo de Curitiba, e a última edição foi realizada 12 anos atrás, com vitória de Max Wilson, Raul Boesel e Marcel Visconde.

Polêmica com o Centauro Motor Clube

Faltando cinco dias para a realização das Mil Milhas Brasil 2020, é hora de conhecermos as categorias da prova. O regulamento técnico e desportivo foi todo baseado no regulamento do Império Endurance Brasil de 2019, o que parece uma decisão bem lógica: ao mesmo tempo em que simplifica o trabalho do organizador ao adotar uma fórmula que faz sucesso no momento, permite atrair pilotos e equipes do brasileiro.

Categorias de Esporte-protótipos

Categorias de carros Turismo e Gran Turismo

Programação da Prova

Dia 12 de Fevereiro de 2020 – Quarta feira

08h00 às 18h00 – Acesso das equipes aos Boxes reservados Montagens gerais
14h00 às 17h00 – Secretaria – procedimentos administrativos Inscrições Combustível

Dia 13 de Fevereiro de 2020 – Quinta feira

08h00 às 22h00 – Secretaria / Inscrições / Combustível
08h00 às 12h00 – Vistoria nos boxes – Todas as Categorias
11h00 – Briefing – Pilotos e Equipes
13h00 às 14h00 – Treino Livre – Todas as Categorias
15h00 às 16h00 – Treino Livre – Todas as Categorias
17h00 às 18h00 – Treino Livre – Todas as Categorias
20h00 às 22h00 – Treino Livre NOTURNO – Todas as Categorias

Dia 14 de Fevereiro de 2020 – Sexta feira

08h00 às 22h00 – Secretaria / Inscrições / Combustível
13h00 às 14h00 – Treino Livre – Todas as Categorias
14h30 às 14h55 – Classificação – PN 1 e PN 2
15h00 às 15h25 – Classificação – TN 1 e TN 2 e TN3
15h30 às 15h55 – Classificação – P2, P3 E P4
16h00 às 16h25 – Classificação – GT4
16h30 às 16h55 – Classificação – GT3
17h00 às 17h25 – Classificação – P1
19h00 às 20h00 – Treino Livre NOTURNO – Todas as Categorias
21h00 às 22h00 – Treino Livre NOTURNO – Todas as Categorias

Dias 15 e 16 de Fevereiro de 2020 – Sábado e Domingo

13h00 – Abertura da Secretaria Combustível
14h00 às 18h40 – Evento Suporte – Fórmula Vee
20h00 às 20h30 – Warm Up – Todas as Categorias
20h45 às 21h45 – Torneio Interlagos de Regularidade
21h00 às 22h30 – VISITAÇÃO AOS BOXES
23h30 – Abertura de Boxes
23h45 – Fechamento dos Boxes
23h50 – Execução Hino Nacional Brasileiro (Todas as Equipes perfiladas atrás de seus carros)
23h55 – Placa de 5 minutos
00h00 – LARGADA 1000 MILHAS DO BRASIL 2020
19h00 às 20h00 – Treino Livre NOTURNO – Todas as Categorias
21h00 às 22h00 – Treino Livre NOTURNO – Todas as Categorias
11h00 – Pódio para todas as Categorias

Lista de Inscritos

Categoria GT3 (1 carro)
#19 Ferrari 488 GT3 ou Lamborghini Huracàn GT3 – Chico Longo / ? (Via Itália Racing)
#77 Chevrolet Vectra Stock Car – Esdras Soares / Juarez Soares / Leandro de Almeida (2 Go Racing)

Categoria P2 (1 carro)
#32 MC Tubarão IX-Duratec Turbo – Mauro Kern / Paulo Sousa / Geciel de Andrade

Categoria GT3 Light (1 carro)
#25 Chevrolet Cobalt Stock Car – Ney Faustini / Ney de Sá Faustini / Marcos Phillip (Absoluta Racing)

Categoria P3 (3 carros)
#9 GT Race Cars GeeBee R3-Opel 16V – ? (F/Promo Endurance)
#56 Metalmoro MRX-Honda 20V – Rafael Simon / Gustavo Simon / Rafael Cardoso / Sérgio Cardoso (Motorcar Racing)
#72 Metalmoro MRX-Opel 16V – Carlos Antunes / Yuri Antunes / Lucas Marotta / Mauro Auricchio (Dobilas Racing)
#91 Metalmoro MCR-Volkswagen 8V – Marcelo Servidone / Jorge Machado / Nenê Finotti (LF Servidone Racing)

Categoria GT4
#16 Ginetta G55 GT4 – Esio Vichiesi / Renan Guerra / Stuart Turvey (Stillux Racing Team)
#20 Mercedes-Benz AMG GT4 – Leandro Ferrari / Flávio Abrunhoza / Marcelo Brisac / Renato Braga (Autlog Racing)

Categoria P4 (2 carros)
#17 PW1 Spyder-Volkswagen 8V – ? (HT Guerra)
#73 Aldee Spyder-Volkswagen 8V – José Vilela / Sergio “Pipa” Cardoso / Tinoco Soares (LT Team)
#74 Aldee Spyder-Volkswagen 8V – Sérgio Martinez / Eduardo Almeida / Luiz César Oliveira (LT Team)

Categoria TN3 (1 carro)
#9 Chevrolet Omega Stock Car – Ciro Paciello / Evandro Camargo / Álvaro Vilhena (Big Power)

Treino Classificatório

O treino classificatório das 1000 Milhas foi realizado em bateria única com todos os carros na pista. O grid, apesar de magro (12 carros), tem boa qualidade técnica com diversos carros e pilotos vencedores no Endurance Brasil e em provas importantes como as 12 Horas de Tarumã e as 500 Milhas de Londrina. No final, a pole ficou com um dos favoritos à vitória, o protótipo Tubarão IX de Paulo Sousa, Mauro Kern e Tiel de Andrade, com um tempo de 1m36s460, e que poderia ser melhor caso não houvesse ocorrido um problema na ignição durante os treinos. Outro dos favoritos entre os protótipos, o MRX #56 sequer classificou após uma quebra do diferencial, problema já resolvido. Abaixo você vê o grid completo, com os tempos da tomada de classificação

Onde acompanhar

A largada da prova será transmitida ao vivo pela Fox Sport, à partir das 00h do dia 15/fev, e também haverá cobertura pela Facebook da prova. A cronometragem está a cargo da Cronomap, e o live timing pode ser acompanhado também pelo Race Hero e pelo Race Monitor.

Corrida

A expectativa para as Mil Milhas era que o protótipo Tubarão IX disparace na dianteira, enquanto os Mercedes e Ginetta GT4 seguiriam de longe, esperando que algum problema atrasasse o protótipo gaúcho. E foi isso que aconteceu: com cerca de 1 hora de prova o carro #32 de Geciel de Andrade foi para os boxes com um problema mecânico, deixando a disputa para os modelos GT4. Sofrendo uma quebra de correia dentada, o motor do Tubarão sofreu que não puderam ser reparados, resultando no abandono da prova.

Ainda assim a prova não caiu na monotonia: por cerca de 6 horas os carros #16 e #22 se alternaram na liderança, porém um problema nos freios fez com que o Mercedes perdesse muito tempo no boxes, e o GT inglês abriu uma confortável vantagem de 6 voltas. A equipe Autlog ainda conseguiu descontar 1 volta da desvantagem, porém entrando na hora final da prova ficou claro que apenas um problema mecânico tiraria a vitória da Ginetta. No fim da prova, se confirmaram como campeões das Mil Milhas 2020 o trio composto por Esio Vichiesi, Renan Guerra e Stuart Turvey, seguidos por Leandro Ferrari, Flávio Abrunhoza, Marcelo Brisac e Renato Braga.

Na terceira colocação ficou o MRX #56 de Rafael Simon, Gustavo Simon, Rafael Cardoso e Maninho Cardoso. Em quarto lugar veio o valente Spyder #73 da equipr LT Team, com José Vilela, Pipa Cardoso e Tinoco Soares. Fechou o pódio na geral o Omega Stock Car #9 da equipe Big Power, pilotado por Ciro Paccielo, Evandro Camargo e Álvaro Vilhena (resultado que poderia ser melhor caso a equipe não tivesse preciso trocar o diferencial durante a parte noturna da prova).

Abaixo você confere o resultado final das 1000 Milhas do Brasil 2020:

O retorno das Mil Milhas infelizmente não teve o brilho que a história da prova merece. Não acredito que o problema tenha sido uma falha da organização, pois os principais pontos para uma prova de sucesso foram proporcionados:

  • Regulamento: foi utilizado como base o regulamento do Império Endurance Brasil, categoria da modalidade que têm apresentado grids muito bons já há vários anos, incluindo categorias para modelos de turismo e protótipos que competem em outras categorias como a Turismo Nacional ou Força Livre Paulista;
  • Organização: ao menos aparentemente a prova teve uma organização bem conduzida, contando com bons eventos de suporte como a Fórmula Vee e um torneio de regularidade disputado em conjunto com as Mil Milhas;
  • Cobertura: também foi proporcionada cobertura ampla pela internet, com transmissão ao vivo pelo portal High Speed, Facebook e YouTube, além da transmissão da primeira e última horas de prova pelo canal Fox Sports 2;
  • Tempo: entre a divulgação do regulamento e data da prova e a realização das 1000 Milhas se passaram praticamente 4 meses e meio, tempo razoável para que as equipes pudessem se organizar e buscar patrocínios (ainda que nesse ponto eu concorde que um prazo maior teria feito bem para equipes menores pudessem se programar para uma prova que, seguramente, tem custo bem elevado).

Infelizmente me parece que o que faltou mesmo foi comprometimento de equipes e pilotos com a prova, talvez por que não acreditassem que as Mil Milhas sairiam do papel. Mesmo com as dificuldades e o grid magro, foi importante que a prova retornasse ao calendário do automobilismo brasileiro, e fica a torcida para que a Elione Queiroz e todo o time que trabalhou para as Mil Milhas 2020 não percam o ânimo e de que a prova volte a ser realizada em 2021. Com certeza, com mais tempo para que as equipes menores possam se preparar e após o exemplo de boa organização que a prova desse ano foi, em 2021 as Mil Milhas terão um grid à altura da história da principal prova do automobilismo brasileiro.

Categorias das Mil Milhas Brasil 2020 – Turismo e Gran Turismo

Outra tradição das Mil Milhas é a participação de modelos classificados como Turismo ou Gran Turismo. Com grids ecléticos, compostos por modelos comuns nas ruas brasileiras como Fusca e Gol até esportivos de marcas como Porsche e Ferrari, as Mil Milhas sempre propiciaram que equipes amadoras pudessem disputar lado a lado com equipes que contam com grandes recursos e em algumas vezes até mesmo apoio de montadoras.

Na edição 2020, o regulamento conta com seis categorias, quatro delas com regulamento similar ao do Império Endurance Brasil 2019, mais duas específicas para a prova.

GT3

Na categoria GT3 competem carros com homologação no regulamento FIA GT3, utilizado internacionalmente em provas tradicionais como as 24 Horas de Spa e as 12 Horas de Bathrust. Nela se espera a participação de modelos que disputam o Endurance Brasil como Ferrari 488, Lamborghini Huracàn, Mercedes AMG e Porsche 911.

GT3 Light

Lamborghini Gallardo LP560-4 GT3 de Fernando Poeta. Fonte: Endurance Brasil (1).

A categoria GT3 Light é destinada também a modelos GT3, porém fabricados até 2012. Hoje no país existem diversos modelos que aptos a competir na categoria, como Lamborghini Gallardo LP600+ e LP560, Ferrari 458, Aston Martin Vantage e Ford GT. Além disso, é possível que modelos Stock Car sem utilização de restritor também engrossem o grid dessa categoria, como o Cobalt #25 de Ney Faustini e o Vectra #77 de Esdras Soares.

GT4

Tal como a GT3, a GT4 é destinada a modelos homologados dentro do regulamento FIA GT4. Em 2019, o grid do Endurance Brasil contou com modelos Mercedes AMG e Ginetta G55, disputa que deve se repetir nas Mil Milhas.

GT4 Light

A GT4 Light é a categoria destinada a modelos com performance inferior aos GT4. Nessa categoria se enquadram carros FIA TCR, do antigo Trofeo Linea, Mercedes CLA 45 AMG Racing Series e também modelos da Stock Car com emprego de restritores. Além disso, podem participar modelos GT3 fabricados antes de 2008, modelos Maserati Trofeo e modelos do Brasileiro de Marcas.

TN1

A TN1 é a categoria com menor desempenho, para carros de fabricação nacional ou Mercosul com motores aspirados de até 2.000 cm³. Deverão participar modelos que competem na Turismo Nacional e nos regionais de Marcas, e eventualmente até mesmo algum valente Fusca.

TN2

A TN2 é para carros também de fabricação nacional ou Mercosul, com motores de até 2.000 cm³ e sobrealimentados, como alguns Ford Focus e Volkswagen Gol que competem no gaúcho de Super Turismo.

TN3

Uma novidade de última hora foi a inclusão da categoria TN3, que não constava no regulamento divulgado inicialmente. O regulamento específico não foi divulgado, mas tudo indica que a TN3 é destinada a carros de fabricação nacional ou Mercosul com motores de cilindrada superior a 2.000 cm³.

Veja também

Categorias de protótipos da 1000 Milhas do Brasil 2020

Cobertura da prova

Categorias das Mil Milhas Brasil 2020 – Esporte-Protótipos

Começando pelos carros esporte-protótipos, que estão de certa forma estão presentes desde o início da categoria. Ainda que o termo esporte-protótipo tenha nascido apenas 10 anos após a realização das primeiras Mil Milhas, as carreteras que dominaram os primeiros anos da prova podem ser consideradas uma espécie de “prólogo”, com sua mecânica híbrida e soluções criativas, como a Carretera #18 de Camilo Chistófaro. Em anos posteriores, competiram nas Mil Milhas protótipos icônicos como o Bino Mark II, Fúria, e o Fitti-Porsche, modelos exóticos como o Caçador de Estrelas de Bica Votnamis ou o AM02 de José Lino, passando por modelos nacionais os Aldee RTT e Spyder, Metalmoro MCR e MRX, e até modelos internacionais como o protótipo ZF01 (um Riley & Scott MkIII disfarçado) ou o Peugeot 908 HDi vencedor das Mil Milhas 2007.

Para a edição 2020, os protótipos estarão dividos em 6 categorias:

P1

A categoria P1 é a mais veloz do endurance brasileiro. Nela são permitidos protótipos de fabricação nacional como Metalmoro AJR, DTR01 e Sigma P1, e também os modelos Ginetta G57 P2 e G58, além de protótipos FIA LMP3 como Ligier JSP3 e Norma M30. Para manter os custos sob controle, são proibidas motorizações utilizadas em categorias como LMP1, LMP2, IndyCar, F3000, entre outras. São seguramente os carros mais rápidos do Brasil, e estão entre os favoritos, porém a temporada 2019 da Endurance Brasil nos mostrou que nas etapas mais longas os protótipos podem pecar por falta de confiabilidade.

P2

A categoria P2 é reservada para carros de fabricação mais antiga, que deixaram de ser competitivos após a chegada de carros como os AJR e Ginetta G57. O regulamento dessa categoria reflete o da categoria P1 vigente até 2018. Ainda assim são carros muito velozes e que podem surpreender em uma prova longa. Estão entre os carros elegíveis para a categoria o protótipo Predador da família Bana, o GeeBee R1 de Ney Faustini, o Scorpion-KTT, o Tubarão IX, o Sigma P1 e carros como os Metalmoro MR18 e MCR Grand-Am que atualmente estão parados, entre outros carros. Também na P2 é vetada a utilização de diversos motores para evitar uma escalada de custos.

P3

Fonte: Correio do Povo [2].

A categoria P3 é reservada para os protótipos com motores aspirados de até 2.400 cm³. Nesta categoria se enquadram carros como os Metalmoro MRX e alguns Aldee Spyder, além dos protótipos como motores Hayabusa como Radical SR3, Tornado e Roco 001. São carros mais lentos, mas fortes candidatos a um top 10 na prova.

P4

Categoria de protótipos de menor desempenho das utilizadas pelo Endurance Brasil, a P4 recebe principalmente os protótipos Metalmoro MRX e Aldee Spyder, normalmente equipados com motores AP 2.0 8V.

PN1

Fonte: Carros e Corridas [3].

A categoria PN1 é específica das 1000 Milhas do Brasil, reservada para protótipos nacionais com motor até 2.0. A principal diferença para a P4 é o peso mínimo, bem superior. Entendo que os principais candidatos para essa categoria são os protótipos Aldee RTT e protótipos cearenses como Spirit 1.8, CTM 2000 e Super Turismo.

PN2

A PN2 é outra categoria específica das 1000 Milhas, para protótipos nacionais com motores sobrealimentados até 2.000 cm³. Provavelmente deve receber modelos Aldee Syder e RTT com motorização turbo, que não se enquadrem no regulamento da P2.

Veja também

Categorias de turismo da 1000 Milhas do Brasil 2020

Cobertura da prova

Polêmica envolvendo as Mil Milhas 2020

A realização edição 2020 das Mil Milhas começa com polêmicas envolvidas, já que a organização está a cabo da promotora Elione Queiroz da Angeli & Queiroz Assessoria e Comunicação, e com aval da FASP (Federação Paulista de Automobilismo), sem envolvimento do Centauro Motor Clube, que apesar do evento vir sendo divulgado desde setembro de 2019, divulgou o seguinte comunicado no dia 06 de dezembro de 2019:

“COMUNICADO OFICIAL


São Paulo, 06 de dezembro de 2019

O tradicional CENTAURO MOTOR CLUBE fundado em 1949, idealizador das mais importantes Provas do Automobilismo BRASILEIRO, entre elas as MIL MILHAS DE INTERLAGOS e/ou MIL MILHAS BRASILEIRAS, provas essas realizadas desde o ano de 1956, tomou conhecimento nesta última semana sobre a realização da prova MIL MILHAS em 2020 no Autódromo de Interlagos.

Importante ressaltar, que se trata de uma prova não vinculada ao CENTAURO MOTOR CLUBE, tampouco, faz parte da HISTÓRIA DA TRADICIONAL PROVA REALIZADA PELO CLUBE, posto que, temos por certo, que é uma tentativa de PLAGIO da nossa tradicional prova MIL MILHAS DE INTERLAGOS e/ou MIL MILHAS BRASILEIRAS.

Nesse sentido, temos conhecimento que a entidade que está organizando essa nova edição de prova, se quer tem direitos ou propriedade sobre a marca, tendo em vista que a CENTAURO MOTOR CLUBE detém o registro da marca desde 1966, bem como, é o titular do Decreto nº: 39.705, de 08 de agosto de 2000, incluído no calendário oficial de eventos automobilístico do Estado de São Paulo.

O que nos causa surpresa é que o Autódromo de Interlagos através de sua administração pela Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo, conhecedor dos nossos direitos de propriedade, por interesses financeiros e escusos está sendo conivente com os organizadores, não tomando as devidas providências de proibir a realização da prova com a marca plagiada.

Contudo, importante tornar público que para o ano de 2020, o CENTAURO MOTOR CLUBE firmou parceria com a LIGA DESPORTIVA DE AUTOMOBILISMO, entidade séria que está fazendo um trabalho competente em prol do AUTOMOBILISMO BRASILEIRO para a realização da TRADICIONAL MIL MILHAS realizada desde 1956 pelo CENTAURO MOTOR CLUBE, onde toda mídia especializada no BRASIL comprova este notícia de primeira mão, além de LEIS e DECRETOS devidamente especificados.

Portanto, é com muito orgulho que tornamos público que no ano de 2020 a 37ª Edição das MIL MILHAS será realizada pela LIGA DESPORTIVA DE AUTOMOBILISMO, com total APOIO do CENTAURO MOTOR CLUBE, sendo uma Prova Regional aberta, com largada á meia-noite.

Firmamos o presente.

Diretoria”

Verdade seja dita, o Centauro Motor Clube é parte integral da história das Mil Milhas Brasileiras com envolvimento na fundação da competição, porém também é verdade que a entidade por anos falhou em realizar de novos eventos. Não cabe aqui criticar o Centauro por isso, pois bem sei das dificuldades envolvidas na realização de competições automobilísticas no Brasil.

Ainda assim, não é surpresa que um promotor se interesse em trazer de voltas as Mil Milhas em uma época onde as competições de longa duração voltam a ganhar força no país, e no momento vivemos a possibilidade de que, após um hiato de 12 anos (o maior da história), poderemos ver a realização de duas “Mil Milhas”, uma a promovida pela Angeli & Queiroz Assessoria e Comunicação e com apoio da FASP, e outra promovida pelo Centauro Motor Clube, com apoio da LDA. Com essa prospectiva, teremos novamente um cenário daqueles onde a politicagem (ou falta de bom senso) de uma ou ambas as partes podem gerar mais perdas do que ganhos para o esporte como um todo, quando comparados a um mundo onde houvesse a união para a realização de uma prova única e possivelmente mais forte.

Entretanto, não desejo me delongar nesse assunto, principalmente por não possuir muitas informações sobre o caso, mas deixo aberto o espaço no site para que ambas as partes exponham seus pontos de vista caso assim desejem. Deixo nas referências sobre as polêmicas das Mil Milhas.

Veja também

Cobertura da prova

Referências

https://centauromotorclube.com.br/

http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-39705-de-8-de-agosto-de-2000

https://www.canaljudicial.com.br/auction/offerDetail.htm?offer_id=643843&auction_id=20916#descricao_detalhada

Rally Dakar 2020 – parte 2

Depois de conhecer o trajeto do Dakar 2020 (aqui), é hora de conhecer as categorias e competidores da prova. Nesta edição, 351 veículos irão participar, divididos em 5 categorias principais:

  • Motocicletas;
  • Quadriciclos;
  • Carros;
  • UTV ou SSV (Side-by-Side Vehicles)
  • Caminhões.

Dentro de cada categoria, existem ainda as subdivisões, que vamos conhecer abaixo:

MOTOCICLETAS

Para competir nas categorias de motocicletas, os pilotos têm de cumprir um requisito mínimo de já haver completado uma prova do Campeonato Mundial Cross-country da FIM ou alguma competição classificada como Dakar Series. Como equipamento, as motocicletas tem motores limitados a no máximo 450 cm³. Em 2020, 147 veículos estão inscritos na categoria, com os competidores divididos por nível de experiência em G1 (pilotos de elite) e G2 (demais pilotos):

  • G1.1 A.S.O. Elite: motocicletas limitadas a 450 cm³, cujos pilotos são classificados na lista de pilotos de elite a A.S.O.
  • G2.1 Super Production: Categoria para os demais pilotos, utilizando motocicletas que se enquandram no regulamento FIM para Rallies Cross Country na categoria 450 cc. Estas motocicletas são baseadas em modelos de rua, onde os principais componentes (chassi, motor e balança devem ser comuns aos modelos de produção)
  • G2.2 Marathon: similar a categoria G2.1, porém os seguintes componentes não podem ser substituídos até o fim da competição: motor (bloco, cabeçote e camisas), chassi, garfo e balança traseira.

Principais competidores:

KTM 450 Rally: seguramente os favoritos, com a KTM vencendo todas as edições disputadas desde 2001. Os pilotos favoritos são Toby Price (atual campeão FIM Cross Country), Matthias Walkner (vencedor do Dakar em 2018 e segundo colocado em 2017 e 2019) e Sam Sunderland (vencedor do Dakar 2017).

Husqvarna FR 450 Rally: ficar de olho em Pablo Quintanilla e Andrew Short.

Yamaha WR 450 F Rally: vem com um grande contingente pela equipe de fábrica, com Adrian van Beveren, Xavier De Soultrait, Franco Caimi e Jamie McCanney.

QUADRICICLOS

Os quadriciclos também devem seguir os regulamentos da FIM, e tem velocidade máxima limitada a 130 km/h. Os 23 veículos inscritos nesta categoria estão divididos da seguinte forma:

  • G3.1 2WD < 750 cm³: quadriciclos derivados de modelos de produção em série, com motores monocilíndricos limitados a 750 cm³ e tração em apenas duas rodas;
  • G3.2 4WD < 900 cm³: quadriciclos derivados de modelos de produção em série, com motores mono e bicilíndricos limitados a 900 cm³ e tração integral nas quatro rodas.

Principais competidores:

Yamaha Raptor 700: os favoritos entre os quadriciclos são os vencedores de 2018, Ignazio Cazales e de 2015, Rafal Sonik, ambos utilizando o mesmo equipamento.

CARROS

Os carros compõem a categoria mais veloz do Dakar. Diferente de motos e quadriciclos onde o piloto também é o responsável pela navegação, nos carros o piloto é acompanhado por um navegador, que é o responsável por analisar o mapa e os pontos de referência da etapa e guiar o piloto pelo trajeto. Os 87 veículos inscritos são subdivididos em T1 para protótipos FIA de estrutura tubular e T2 para carros de rua adaptados:

  • T1.1: protótipos de chassi tubular e carroceria em fibra de vidro, carbono e kevlar. São carros construídos especificamente para provas Cross-Country, que normalmente recebem carrocerias inspiradas em carros de rua como Toyota Hilux e Ford Ranger. A categoria T1.1 é dedicada a modelos com motores à gasolina sem sistemas de sobrealimentação e tração integral nas quatro rodas.
  • T1.2: similar à categoria T1.1, porém para carros equipados com motores turbodiesel. Nesse caso, um fator de correção de 1.7 é aplicado sobre a cilindrada para equivalência, ou seja, um veículo equipado com motor 3.0 Diesel é equiparado a um veículo com motor 5.1 gasolina aspirado.
  • T1.3: categoria dos chamados buggies, protótipos também tubulares mas com tração em apenas duas rodas. Na categoria T1.3, ficam os carros equipados com motores à gasolina sem sobrealimentação.
  • T1.4: similar à categoria T1.3, porém para carros equipados com motores turbodiesel. Um fator de equivalência de 1.7 é utilizado para equiparar os modelos de motor Diesel aos de motor a gasolina.
  • T1.5: veículos 2WD em conformidade aos regulamento SCORE (organizadora de provas como o Baja 1000) das seguintes categorias: Trophy Truck Spec, Trophy Truck e Buggy Class 1.
  • T2.1: veículos de produção adaptados em série homologados no grupo T2 da FIA para veículos Cross Country com motores à gasolina.
  • T2.2: veículos de produção adaptados em série homologados no grupo T2 da FIA para veículos Cross Country com motores Diesel.
  • T2.C: veículos de produção em série adaptados cuja homologação no grupo T2 expirou.

Principais competidores:

Toyota Hilux Overdrive: Com um total de 16 carros inscritos na classe T1.1, 4 da equipe de fábrica Toyota Gazoo Racing e 6 da equipe semi-oficial Overdrive Toyota, a montadora japonesa vem como favorita para a vitória. Entre os pilotos Toyota, estão entre os favoritos as duplas Nasser Al-Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA) e Giniel de Villiers (ZAF) / Alex Haro Bravo (ESP), que já venceram o Dakar em edições passadas. Quem deve roubar a atenção entre os competidores da Toyota, entretanto, é o estreante Fernando Alonso, que competirá em parceria com Marc Coma.

Mini John Cooper Works X-Raid: o principal desafiante ao poderio da Toyota serão os modelos Mini desenvolvidos pela equipe X-Raid, que estarão representados por 9 carros na competição.

A abordagem, entretanto, será diferente da montadora japonesa, com 4 carros Mini John Cooper Works Rally e 3 Mini All4 Racing na categoria T1.2 e 2 buggys Mini John Cooper Works Buggy na categoria T1.4.

Os grandes favoritos da equipe X-Raid Mini sem dúvida são Stephane Peterhansel (FRA) / Paulo Fiuza (POR) e Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), ambos pilotando carros da T1.4.

Correndo por fora estarão a francesa Peugeot com dois carros da equipe PH-Sport, conduzidos por Pierre Lachaume / Jean Michel Polato (Peugeot 2008 DKR) e Sheikh Khalid Al Qassimi / Xavier Panseri (Peugeot 3008 DKR), ambos da classe T1.4.

Os chineses também estarão presentes em peso, com 7 carros. Destaque para as equipes de fábrica: a sino-alemã Borgward retorna com dois carros BX7 DKR EVO, buscando quebrar o domínio de Toyota e Mini, e a montadora Geely vem com o buggy Geely SMG da categoria T1.3.

Mas a maior equipe oriental em número de participantes é Qian’na Jiu Jiang Landsail Racing Club, que faz sua estréia no Dakar com 3 veículos. Apesar de nunca ter participado de nenhum Dakar, a equipe tem longa experiência em competições Cross-Country como o Silk Road Rally, onde os chineses competiram na categoria T1 com um modelo silhouette da limousine Hongqi L5, o carro oficial do presidente chinês Xi Jinping.

Outras equipes presentes são a MP-Sports com sua Ford F150 Raptor RS Cross Country, a Rebellion em parceria com a empresa RD Limited de Romain Dumas com o protótipo RD Limited DXX da classe T1.1, o construtor Sodicars com carros nas categorias T1.1 (BV8 e Springbok) e T1.3 (BV2), MD Rallye Sport com o Buggy Optimus Evo 3 (T1.3) e a Ssangyong, com o buggy Korando DKR da classe T1.3. Por fim, vale destacar um tímido retorno da Mitsubishi com um Eclipse Cross na categoria T1.2, uma iniciativa com apoio da Mitsubishi Espanha.

UTVS

Os UTVs são a classe mais recente do Dakar, tendo se juntado a disputa apenas em 2017. São veículos de estrutura tubular de certa forma intermediários entre um quadriciclo e um protótipo da categoria T1. Os principais competidores utilizam modelos Can-Am e Polaris, e desde a estréia os brasileiros se destacaram na categoria, com vitória da dupla Leandro Torres / Lourival Roudan em 2017 e Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin em 2018. A categoria é dividida em duas classes:

  • T3.P: veículos derivados de UTVs de produção em série, de acordo com o Artigo 286 do Anexo J da FIA;
  • T3.S: UTVs de produção em série adaptados para competição, de acordo com o Artigo 286a do Anexo J da FIA.

Principais competidores:

Entre os UTVs, a disputa muito provavelmente será entre participantes utilizando equipamento da Can-Am, que dominou o top 10 da última edição. Entre os favoritos estão os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, vencedores da edição 2018 e pilotos oficiais da Can-Am. Também de Can-Am, o vencedor de 2019, o chileno Francisco “Checo” Lopez retorna com copilotagem de Juan Pablo Latrach Vinagre.

CAMINHÕES

Os peso-pesados do Dakar, na década de 1980 os caminhões chegaram a rivalizar com os automóveis em velocidade. A tripulação dos caminhões é composta por três pessoas, com um mecânico se juntando ao piloto e co-piloto. Atualmente, por segurança, tem a velocidade máxima limitada a 140 km/h, e são organizados em três classes:

  • T4.1: caminhões derivados de modelos de produção em série, de acordo com o Artigo 287 do Anexo J da FIA. Devido ao peso de utilizar o chassis de caminhões de série, não são muito aptos a enfrentar terrenos como dunas, e têm se tornado cada vez mais raros;
  • T4.2: caminhões protótipos construídos sobre chassis tubulares, conforme regulamento específico da ASO;
  • T4.3: caminhões de apoio a outros competidores, funcionando como uma espécie de oficina móvel. Veículos inscritos nessa categoria devem estar homologados nas categorias T4.1 ou T4.2.

Principais competidores:

Nos caminhões o favoritismo é todo da russa Kamaz, com o trio Eduard Nikolaev, Evgenni Nikolaev e Vladimir Rybakov chegando com três vitórias nas edições 2017, 2018 e 2019 do Dakar, sempre a bordo do Kamaz K43509.

A principal marca com capacidade para desafiar os russos é a italiana Iveco, com o modelo Powerstar Evo 3.

Rally Dakar 2020 – parte 1

Começa o ano de 2020 agitado, com a primeira grande competição automobilísitica: o Rally Dakar.

Inicialmente disputado entre Paris e Dakar (capital do Senegal), a partir de 2009 a prova passou a ser disputada na América do Sul passando por países como Argentina, Paraguai e Chile. Para 2020, nova mudança de escapas, com o Dakar sendo realizado completamente dentro da Arábia Saudita, partindo de Jedá com a chegada em Qiddyah, num total de 7.800 km divididos em 12 etapas.

Fonte: divulgação.

05/jan – 1ª Etapa – Jedá – Al-Wajh

Distância Total: 752 km / Trecho Cronometrado: 319 km

Fonte: Divulgação.

A etapa de abertura está sendo chamada de mini-Dakar, pois contará com trechos velozes, trechos sinuosos, areia e cascalho.

06/jan – 2º Etapa – Al Wajh – Neom

Distância Total: 401 km / Trecho Cronometrado: 367 km

Composta principalmente por trechos de terra (65%) e cascalho (30%). Também marca a primeira etapa da Super Maratona para motocicletas e quadriciclos.

Fonte: Divulgação.

07/jan – 3ª Etapa – NEOM – NEOM

Distância Total: 489 km / Trecho Cronometrado: 405 km

Esta etapa forma uma espécie de circuito, com largada e chegada na megacidade de NEOM. A cidade faz parte do plano Vision 2030 do governo da Arábia Saudita, e promete ser um marco de desenvolvimento com maior liberdade para as mulheres e inovações integradas ao planejamento da cidade como a integração de sistemas autônomos de condução de veículos e logística, energia baseada em matrizes eólica e solar, entre outros. Conheça aqui maiores detalhes desse projeto.

O trecho do Rally levará os competidores à fronteira com a Jordânia num trajeto predominantemente de areia e com a maior elevação da competição, saindo do nível do mar até uma altitude máxima de 1.400 metros.

Fonte: Divulgação.

08/jan – 4ª Etapa – NEOM – Al’Ula

Distância Total: 676 km / Trecho Cronometrado: 453 km

Nesta etapa o terreno estará dividido entre areia, terra, asfalto e cascalho, e a navegação promete ser parte importante do desafio. Ao longo do trajeto, o destaque da paisagem local serão os templos do Reino Nabateu.

Fonte: Divulgação.

09/jan – 5ª Etapa – Al’Ula – Ha’il

Distância Total: 563 km / Trecho Cronometrado: 353 km

Primeira etapa com predominância de areia, os pilotos e navegadores precisarão de muita habilidade para vencer as dunas e colinas arenosas que fazem parte do trajeto.

Fonte: Divulgação.

10/jan – 6ª Etapa – Ha’il  – Riyadh

Distância Total: 830 km / Trecho Cronometrado: 478 km

Primeiro trecho 100% em terreno arenoso, deve privilegiar os competidores com experiência nesse tipo de terreno.

Fonte: Divulgação.

11/jan – Descanso dos competidores

12/jan – 7ª Etapa  – Riyadh – Wadi Al Dawasir

Distância Total: 741 km / Trecho Cronometrado: 546 km

Após um merecido dia de descanso, os competidores irão enfrentar o trecho mais longo de todo o rally, com muita areia e longos trechos de dunas. Os navegadores também deverão se manter atentos em diversos momentos para não se perder.

13/jan – 8ª Etapa  – Wadi Al Dawasir – Wadi Al Dawasir

Distância Total: 713 km / Trecho Cronometrado: 474 km

Outra etapa com largada e chegada no mesmo local, esta será a etapa mais veloz, com uma reta de 40 km de pé embaixo. A paisagem será repleta de cânions, montanhas e contrastes de cores.

Fonte: Divulgação.

14/jan – 9ª Etapa  – Wadi Al Dawasir – Haradh

Distância Total: 891 km / Trecho Cronometrado: 415 km

Essa etapa servirá de preparação para a entrada dos competidores no deserto Rub’ al-Khali, também chamado de Empty Quarter, ou quarta parte vazia, por ocupar cerca de 25% da área da Arábia Saudita. É o maior deserto do mundo, com clima considerado hiper-árido e temperaturas variando de 12°C de mínima à 51°C de máxima.

Fonte: Divulgação.

15/jan – 10ª Etapa  – Haradh – Shubataytah

Distância Total: 608 km / Trecho Cronometrado: 534 km

Esta será uma etapa maratona, onde será permitida ajuda somente entre competidores. Os últimos 30 km serão disputados pelas dunas do deserto Rub’ al-Khali, que podem chegar até 250 metros de altura.

Fonte: Divulgação.

16/jan – 11ª Etapa  – Shubataytah – Haradh

Distância Total: 744 km / Trecho Cronometrado: 379 km

Mais uma etapa disputada no “Empty Quarter”, com 80 km de dunas.

Fonte: Divulgação.

17/jan – 12ª Etapa  – Haradh – Qiddiya

Distância Total: 447 km / Trecho Cronometrado: 374 km

Os últimos 100 km prometem grandes desafios aos navegadores, e podem até mesmo mudar o resultado final. Uma seção especial de 20 km irá definir os vencedores do troféu Qiddiya antes do pódio da classificação final. Qiddiya é um mega-pólo de entretenimento, esportes e artes que faz parte do projeto Vision 2030 do governo da Arábia Saudita. A construção do complexo foi iniciada em 2019, e o projeto prevê atrações tais como parques temáticos, arenas esportivas das mais diversas modalidades e uma arena automobilística com pistas de arrancada, rallycross e rally de velocidade, kartódromo e um autódromo de nível internacional que pleiteia sediar um futuro Grande Prêmio de Fórmula 1 da Arábia Saudita. Conheça aqui mais detalhes sobre o parque de Qiddiya.

Na segunda parte dessa publicação, iremos conhecer as categorias e alguns dos principais competidores da 42ª Edição do Rally Dakar.

Endurance Brasil – 3 Horas de Goiânia

No dia 12 de outubro será realizada a sexta etapa da Império Endurance Brasil 2019, que retorna ao Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (veja aqui os destaques da prova disputada no dia 25 de maio). Depois de uma bela corrida noturna em Interlagos, a categoria vem com ainda mais força para a reta final do campeonato.

O recorde da pista pertence à categoria, com o tempo de 1:16.271 cravado pelo AJR #88 de Vicente Orige e Tarso Marques. Na última prova, disputada sob alta temperatura, todos os protótipos da categoria P1 enfrentaram algum tipo de problema, principalmente os AJR dos quais apenas o carro de David Muffato e Pedro Queirolo conseguiu cumprir voltas o suficiente para ser classificado. O protótipo Ginetta G57 de Fábio Ebrahim e Wagner Ebrahim também apresentou problemas durante a prova, resultando numa merecida vitória para a Ferrari 488 GT3 de Chico Longo e Daniel Serra.

Desde então, todas as provas foram vencidas na classificação geral por protótipos AJR, com duas vitórias do carro #65 de Nilson Ribeiro e José Roberto Ribeiro (Santa Cruz do Sul e Interlagos) e uma para David Queirolo e Pedro Muffato, a bordo do AJR #113. Resta agora saber se em Goiânia os protótipos novamente enfrentarão problemas, já que o próximo final de semana promete muito sol e elevadas temperaturas.

Programação da Prova

24 de maio de 2019 – Sexta-feira

08h35 às 09h05 – Primeiro Treino Livre (P2/P3/P4/GT4)
09h10 às 09h40 – Primeiro Treino Livre (P1/GT3)
10h30 às 11h00 – Segundo Treino Livre (P2/P3/P4/GT4)
11h05 às 11h35 – Segundo Treino Livre (P1/GT3)
13h00 às 13h30 – Terceiro Treino Livre (P2/P3/P4/GT4)
13h35 às 14h05 – Terceiro Treino Livre (P1/GT3)
15h30 às 15h55 – Treino Classificatório (P2/P3/P4)
16h00 às 16h25 – Treino Classificatório (GT4)
16h30 às 16h55 – Treino Classificatório (GT3)
17h00 às 17h25 – Treino Classificatório (P1)

25 de maio de 2019 – Sábado

09h00 às 11h30 – Visitação aos boxes
10h35 às 10h55 – Warm up
13h – Abertura de box
13h30 – Largada
16h50 – Pódio

Para quem quiser acompanhar a prova de perto, os ingressos para as arquibancadas serão vendidos na hora a um valor de R$ 20,00, enquanto o camarote pode ser adquirido no site da Sympla. Aqueles que quiserem acompanhar online podem fazê-lo pelo canal do YouTube da Endurance Brasil, pelo Facebook ou pelo site da categoria, e o live timing está disponível no site da Cronomap e pelo RaceHero.

Lista de Inscritos

A lista oficial de inscritos só deve sair na véspera da prova, mas conforme as novidades e confirmações forem surgindo a lista abaixo será atualizado

Categoria P1 (7 carros)
#5 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Tiel Andrade / Júlio Martini / Marçal Muller
#11 Metalmoro AJR-Honda K24 Turbo – Emílio Padrón / Marcelo Vianna / Thiago Marques
#20 Ginetta G57-Chevrolet V8 – Wagner Ebrahim / Fábio Ebrahim / Pedro Aguiar
#43 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Vicente Orige / Raphael Campos / Gustavo Martins
#65 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Nilson Ribeiro / José Roberto Ribeiro
#113 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Pedro Queirolo / David Muffato
#175 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Henrique Assunção / Luiz Otávio Floss

Categoria GT3 (4 carros)
#8 Mercedes-Benz AMG GT3 – Guilherme Figuerôa / Júlio Campos
#9 Mercedes-Benz AMG GT3 – Xandy Negrão / Xandinho Negrão
#19 Ferrari 488 GT3 – Chico Longo / Marcos Gomes
#55 Porsche 911 GT3 R – Ricardo Maurício / Marcel Visconde

Categoria P2 (5 carros)
#4 Sigma P1-Audi V8 Turbo – Jindra Kaucher / Aldo Piedade Jr.
#25 GT Race Cars GeeBee R1-Chevrolet V8 – Ney Faustini / Ney de Sá Faustini
#32 MC Tubarão IX-Duratec Turbo – Mauro Kern / Paulo Sousa
#35 Predador-Audi Turbo – Jair Bana / Eduardo “Duda” Bana
#37 Scorpion-Hayabusa Turbo – Stuart Turvey / Renato Turelli

Categoria GT3 Light (2 carros)
#63 Aston Martin Vantage V12 GT3 – Sérgio Ribas / Guilherme Ribas
#155 Ferrari 458 GT3 – Ricardo Mendes / Tom Filho

Categoria P3 (5 carros)
#7 Metalmoro MRX-Honda 20V – Aldoir Sette / Franco Pasquale
#17 VBS 01-Volkswagen 16V – Gustavo Frey / George Frey / Sergio Cardoso
#72 Metalmoro MRX-Opel 16V – Carlos Antunes / Yuri Antunes
#75 Metalmoro MRX-Cosworth – Henrique Assunção / Fernando Fortes / Emilio Padron
#89 Radical SR3-Hayabusa – Renato Stumpf / Matheus Stumpf (à confirmar)

Categoria GT4 (6 carros)
#3 Mercedes-Benz AMG GT4 – Alexandre Auler / Leandro Romera
#6 BMW M3 GTR – Henry Visconde / Kreis Jr. / Bruno Bonifácio
#16 Ginetta G55 GT4 – Ésio Vichiesi / Vinicius Kwong
#45 Ginetta G55 GT4 – Fábio Scorpioni / Paulo Totaro
#22 Mercedes-Benz AMG GT4 – Leandro Ferrari / Flávio Abrunhoza / Sérgio Jimenez
#555 Ginetta G55 GT4 – Renan Guerra / Renato Braga

Categoria P4 (2 carros)
#34 Metalmoro MRX-Volkswagen 8V – Ricardo Haag / Mário Marcondes
#74 Aldee Spyder-Volkswagen 8V – Alejandro Cignetti / Luis Abad

Categoria GT4 Light (2 carros)
#14 Mercedes-Benz CLA 45 AMG – Junior Victorette / Gabriel Lusquinos
#64 Audi RS3 LMS TCR – Henry Visconde / Maurizio Sala / Felipe Strey

Papo de paddock

E finalmente a Endurance Brasil parece ter fechado o calendário para 2019. A etapa com local em aberto agendada para 2 de novembro foi definida e será realizada no autódromo de Santa Cruz do Sul, o que promete um bom reforço dos pilotos gaúchos.

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⚠️ Nossas praças foram atualizadas

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Já a última etapa, inicialmente prevista para ser disputada em Interlagos, passará a ser realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, após o não cumprimento de um acordo entre o Interlagos Motor Clube e a APE (Associação dos Pilotos de Endurance). Com isso, a tradicional prova dos 500 km de São Paulo foi marcada para o mesmo final de semana da final do campeonato brasileiro, o que faz aumentar o risco de baixo comparecimento na prova paulista, pois grande parte dos principais competidores estará comprometida com a prova paranaense. Resta esperar para ver, pois é bem verdade que existem diversos competidores potenciais que não estão comprometidos com o Endurance Brasil mas que são participantes frequentes das competições no autódromo paulista.

Outra prova que agora tem data marcada é a também tradicional 500 Milhas de Londrina, que será realizada nos dias 21 e 22 de novembro, que conseguiu evitar o conflito de datas e promete um bom grid na pista paranaense. Em breve teremos uma postagem com todas as informações sobre a prova.

Ainda falando sobre provas de longa duração, a notícia mais importante dos últimos dias é o retorno das Mil Milhas Brasileiras, que serão disputadas entre os dias 12 e 16 de fevereiro. O regulamento não fugiu do esperado e foi baseado naquele do Endurance Brasil, ainda que a princípio a prova não deva fazer parte de nenhum campeonato (vale lembrar que em edições passadas o regulamento permitia carros de categorias como DTM, Super GT, FIA GT, Le Mans e Daytona Prototypes). A grande é que foram incluídas as categorias PN1 e PN2, respectivamente para protótipos nacionais com motores até 2.000 cm³ aspirados e turbo (respectivamente) e as categorias TN1 e TN2, para modelos de turismo nacionais com motores de até 2.000 cm³ aspirados e turbo, respectivamente.

Entre os novos participantes, a equipe paulista AV Motorsports confirmou que a estréia do protótipo Pegaso R deve acontecer apenas em 2020. Para 2019 a equipe adquiriu um Aldee Spyder que será modificado recebendo, nas palavras da equipe “… alterações na carenagem para ganhar melhor aerodinâmica, chassis para melhoria de suspensão, pintura nova, motor Subaru com 320 cv, jogos de amortecedores Sachs 4 vias, painel AIM MXL 2, injeção eletrônica FuelTech FT 550…”

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Depois de uma semana de viagem, finalmente em casa nova. Agora o trabalho começa, alterações na carenagem para ganhar melhor aerodinâmica, chassis para melhoria de suspensão, pintura nova, motor Subaru com 320 cv, jogos de amortecedores Sachs 4 vias, painel AIM MXL 2, injeção eletrônica FuelTech FT 550…. e muito mais, além de um novo nome Sleipner. E o Pegaso? Em julho tivemos uma reunião com o ex projetista de Formula 1, o Ricardo Divila, onde apresentamos todo o projeto para ele do Pegaso. Ele gostou muito do projeto e apos um longo periodo de conversa para não colocar em risco um grande projeto fazendo correndo decidimos continuar com o desenvolvimento e começar a faze-lo no segundo semestre de 2020 pensando no ano de 2021 e com alteracoes que seriam necessarias como um monocoque de carbono o qual estamos conversando com uma empresa na Europa para construi-lo. Estreamos nosso carro e nossa equipe esse ano em 2 de novembro com o Sleipner, e no próximo ano iremos continuar desenvolvendo esse carro como a ideia de um carro escola para para início de pilotos no Endurance. #automobilismo #racing #motorsport #race #interlagos #brasil #corrida #formula1 #wec #imsa #elms #imperioendurancebrasil #patrocinio #sponsorship #sportprototipo #racingcar #racecarengeering #avmotosports #blackbrasil #thegentlemandrive #fia #tecpads #stockcar #foxsportsbrasil #bandsports #subaru #zf #sachs #aim

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O carro, que será renomeado como Sleipner, promete nova aerodinâmica, o que pode estar relacionado a informação de que a AV Motorsports firmou um acordo para utilizar soluções aerodinâmicas do protótipo italiano Tatuus PY012, modelo concebido dentro do regulamento para a categoria CN.

Mais informações surgiram também sobre o modelo AJR com powertrain elétrico que está sendo desenvolvido no Rio Grande do Sul. O projeto será um piloto, com envolvimento de pessoas da JLM Racing e de universidades gaúchas.

Até o momento nada foi confirmado oficialmente, porém é grande a possibilidade de que a fabricante de motores elétricos WEG e a Fueltech também estejam envolidas no projeto, que recentemente firmaram parceria para desenvolver soluções para a conversão de automóveis de passeio com motores à combustão para motores elétricos, e também para desenvolver sistemas de powertrain elétrico para veículos de competição.

Entre as equipes já estabelecidas, os preparativos para a sexta etapa continuam. A equipe Absoluta Racing, por exemplo, participou de uma prova da LDA em Interlagos como forma de preparação. Uma boa novidade é que o motor titular do carro está pronto para ser utilizado, garantindo cerca de 50 HP adicionais.

A gaúcha MC Tubarão também se dedicou a treinos com três dos seus carros: treinaram o BMW M3 GTR #64 (GT4), MC Tubarão IX Duratec #32 (P2) e AJR #5 (P1).

Retornando para a Endurance Brasil, a tradicional equipe paranaence Bana Racing vem com atualizações no sempre veloz protótipo Predador, com melhorias no sistema de freios, arrefecimento de câmbio e reforços no case.

O Team Ginetta Brasil também segue nas preparações para a sexta etapa, completando boas horas de teste nas últimas semanas.

Fontes:

E-24. Disponível em: https://www.electric24.com.br/mobility-lab.

WEG anuncia parceria tecnológica para converter veículos à combustão em veículos elétricos. Disponível em: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/news/produtos-e-solucoes/weg-anuncia-parceria-tecnologica-para-converter-veiculos-a-combustao-em-veiculos-eletricos.

WEG e Fueltech anunciam parceria para inovar na eletrificação do automobilismo e em conversões de veículos de passeio. Disponível em: https://fueltech.com.br/blogs/news/weg-anuncia-parceria-tecnologica-para-converter-veiculos-a-combustao-em-veiculos-eletricos.

Endurance Brasil – 4 Horas de Interlagos

O final de semana dos dias 7 e 8 de setembro promete um grande espetáculo para os fãs do esporte a motor, com a realização do Racing Weekend no Autódromo Internacional José Carlos Pace. A expectativa é de que mais de 200 máquinas de diversas categorias do automobilismo nacional. Estão confirmadas provas das seguintes categorias:

  • Endurance Brasil
  • Turismo Nacional
  • Gold Classic
  • Opala 250
  • Old Stock
  • Fórmula 1600
  • Fórmula Vee
  • Fórmula Inter
  • Fórmula Academy SUDAM

Pela Endurance Brasil, a prova estava prevista para ser realizada no Velocittà, porém o local de realização foi modificado para que ao invés de competir, a categoria pudesse agregar público e mídia ao evento realizado nos 4.309 metros do Autódromo Internacional José Carlos Pace. Baseado no histórico das provas de 2017 e 2018, podemos esperar um grid com cerca de 40 carros, já que muitos competidores paulistas de categorias como a Força Livre costumam participar das etapas realizadas em Interlagos.

A pista paulista tem um longo histórico de competições de longa duração, com provas como as tradicionais Mil Milhas Brasileiras e os 500 km de São Paulo, além de provas que fizeram parte do WEC e Le Mans Series. Entre as provas de nível nacional, predominam as vitórias de modelos Gran Turismo, porém os protótipos da categoria P1 pintam como favoritos após três vitórias em quatro provas nessa temporada.

O recorde absoluto da pista é de 1m07s281, estabelecido por Lewis Hamilton no treino classificatório para o GP do Brasil do ano passado. Dentre as categorias brasileiras, o recorde é de Matheus Iorio pela Fórmula 3, com um tempo de 1m28s129, que tem grandes chances de ser quebrado nessa prova.

Após a chuvarada da etapa do Velopark, o clima parece que vai colaborar para o evento, com previsão de temperaturas moderadas e baixa chance de chuva durante todo o final de semana.

Programação do Final de Semana

05 de setembro – Quinta-feira

08h00 às 08h40 – Primeiro Treino Livre Fórmula
08h40 às 10h30 – Primeiro Treino Livre Turismo
10h30 às 11h10 – Segundo Treino Livre Fórmula
11h10 às 11h55 – Terceiro Treino Livre Fórmula
12h00 às 13h40 – Segundo Treino Livre Turismo
13h40 às 14h40 – Primeiro Treino Livre Endurance
14h40 às 16h30 – Terceiro Treino Livre Turismo
16h30 às 17h00 – Quarto Treino Livre Fórmula
17h00 às 18h00 – Segundo Treino Livre Endurance

06 de setembro – Sexta-feira

07h30 às 07h55 – 1º Treino Livre Fórmula Inter + Fórmula Academy SUDAM
08h00 às 08h30 – 1º Treino Livre Gold Classic
09h15 às 10h15 – 1º Treino Livre Endurance Brasil
10h20 às 10h50 – 1º Treino Livre Fórmula Vee + Fórmula 1.600
10h55 às 11h25 – 2º Treino Livre Gold Classic
11h30 às 12h15 – 2º Treino Livre Turismo Nacional
12h20 às 13h05 – 2º Treino Livre Endurance Brasil
13h15 às 13h45 – 2º Treino Livre Fórmula Vee + Fórmula 1.600
13h50 às 14h20 – 3º Treino Livre Gold Classic
14h25 às 15h15 – 3º Treino Livre Turismo Nacional
15h20 às 16h20 – 3º Treino Livre Endurance Brasil
16h30 às 16h55 – 2º Treino Livre Fórmula Inter + Fórmula Academy SUDAM
17h00 às 17h10 – Classificatório Grupo 1 Gold Classic
17h15 às 17h25 – Classificatório Grupo 2 Gold Classic
17h30 às 17h45 – Classificatório Endurance Brasil
17h45 às 18h00 – Classificatório Endurance Brasil
18h00 às 18h15 – Classificatório Endurance Brasil
19h30 às 20h30 – 4º Treino Livre Noturno Endurance Brasil

07 de setembro – Sábado

07h30 às 07h45 – Classificatório G1 Fórmula Inter + Fórmula Academy SUDAM
07h50 às 08h05 – Classificatório Fórmula Vee + Fórmula 1.600
08h10 às 08h20 – Classificatório Classe 1 Turismo Nacional
08h25 às 08h35 – Classificatório Classe 2 Turismo Nacional
08h45 às 08h50 – Abertura dos boxes Prova 1 Gold Classic
08h50 às 09h20 – Prova 1 Gold Classic
09h40 às 09h45 – Abertura dos boxes Prova 1 Fórmula Vee + Fórmula 1.600
09h45 às 10h15 –Prova 1 Fórmula Vee + Fórmula 1.600
10h30 às 10h35 – Abertura dos boxes Classe 1 Turismo Nacional
10h35 às 10h40 – Placa de 5 minutos Classe 1 Turismo Nacional
10h40 às 11h00 – Prova 1 Classe 1 Turismo Nacional
11h05 às 11h10 – Placa de 5 minutos Classe 1 Turismo Nacional
11h10 às 11h30 – Prova 2 Classe 1 Turismo Nacional
11h40 às 11h45 – Abertura dos boxes Classe 2 Turismo Nacional
11h45 às 11h50 – Placa de 5 minutos Classe 2 Turismo Nacional
11h50 às 12h10 – Prova 1 Classe 2 Turismo Nacional
12h15 às 12h20 – Placa de 5 minutos Classe 2 Turismo Nacional
12h20 às 12h40 – Prova 2 Classe 2 Turismo Nacional
12h50 às 13h05 – Classificatório G1 Fórmula Inter + Fórmula Academy
13h10 às 13h50 – Treino Livre Opala 250SUDAM
13h55 às 14h25 – Warm Up Endurance Brasil
14h30 às 14h35 – Abertura dos boxes Gold Classic
14h35 às 15h05 – Prova 2 Gold Classic
15h10 às 15h15 – Abertura dos boxes Prova 2 Fórmula Vee + Fórmula 1.600
15h15 às 15h45 – Prova 2 Fórmula Vee + Fórmula 1.600
15h45 às 16h30 – Promocional Endurance Brasil
16h30 às 16h40 – Abertura dos boxes Endurance Brasil
16h40 às 16h45 – Placa de 5 minutos Endurance Brasil
16h42 às 16h45 – Volta de Apresentação Endurance Brasil
16h45 às 20h45 – 4 Horas de Interlagos
21h00 às 22h00 – Rallye Clássicos e Modernos
22h00 às 00h00 – Track Day Night

08 de setembro – Domingo

07h30 às 08h00 – Treino/Classificatório Clássicos de Competição
08h05 às 08h25 – Classificatório Opala 250
08h30 às 08h35 – Abertura dos boxes Prova 1 Fórmula Inter
08h35 às 09h00 – Prova 1 Fórmula Inter
09h10 às 09h15 – Abertura dos boxes Classe 1 Turismo Nacional
09h15 às 09h20 – Placa de 5 minutos Classe 1 Turismo Nacional
09h20 às 09h40 – Prova 1 Classe 1 Turismo Nacional
09h50 às 09h55 – Placa de 5 minutos Classe 1 Turismo Nacional
09h55 às 10h15 – Prova 2 Classe 1 Turismo Nacional
10h25 às 10h30 – Abertura dos boxes Classe 2 Turismo Nacional
10h30 às 10h35 – Placa de 5 minutos Classe 2 Turismo Nacional
10h35 às 10h55 – Prova 1 Classe 2 Turismo Nacional
11h05 às 11h10 – Placa de 5 minutos Classe 2 Turismo Nacional
11h10 às 11h30 – Prova 2 Classe 2 Turismo Nacional
11h40 às 11h45 – Abertura dos boxes Prova 1 Fórmula Academy SUDAM
11h45 às 12h10 – Prova 1 Fórmula Academy SUDAM
12h20 às 12h25 – Abertura dos boxes Prova 1 Opala 250
12h25 às 12h55 – Prova 1 Opala 250
13h05 às 13h10 – Abertura dos boxes Clássicos de Competição
13h10 às 13h40 – Prova Clássicos de Competição
13h55 às 14h00 – Abertura dos boxes Prova 2 Fórmula Inter
14h00 às 14h25 – Prova 2 Fórmula Inter
14h35 às 14h40 – Abertura dos boxes Prova 2 Fórmula Academy SUDAM
14h40 às 15h05 – Prova 2 Fórmula Academy SUDAM
15h10 às 15h15 – Abertura dos boxes Prova 2 Opala 250
15h15 às 15h45 – Prova 2 Opala 250
16h00 às 18h00 – Time Attack

Para quem desejar comparecer ao evento, as arquibancadas terão entrada livre, enquanto os ingressos para o camarote podem ser encontrados no Sympla, a um preço de R$ 200 por entrada. Aqueles que quiserem acompanhar online podem fazê-lo pelo canal do YouTube da Endurance Brasil, pelo Facebook ou pelo site da categoria.

Papo de paddock

Nas últimas semanas temos muitas novidades sobre novos participantes, provas e mudanças no Endurance Brasil, tanto para a temporada atual quanto para o próximo ano.

Primeiro, foi anunciada uma nova mudança no calendário, com a sexta etapa que era prevista para acontecer em Santa Cruz do Sul sendo transferida para Goiânia.

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⚠️ Te liga nas alterações 🏁

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Dentre os competidores, a principal novidade é a mudança do carro #88, vencedor da primeira etapa e que aparecer em Interlagos com nova pintura e carregando o número 43 de Vicente Orige, que será acompanhado pelos pilotos Raphael Campos e Gustavo Martins.

Já nesta etapa, é prevista a estréia de facto do protótipo Roco 001-Hayabusa, desenvolvido por Robbi Perez e Jose Cordova. O modelo, que chegou a treinar na etapa de Goiânia passou por extensivo programa de treinos e agora promete estar pronto para competir pela categoria P3, conforme informações do Velocidade Curitiba.

Mudança também para Henry Visconde, que vinha competindo na categoria GT4 com o Audi RS3 TCR #63, que porém não era capaz de manter o mesmo ritmo dos Mercedes e Ginettas GT4. Para a quinta etapa, a equipe Eurobike trará de volta a BMW M3 E92 GTR V8 com a qual o piloto competiu na temporada 2017 da Endurance Brasil.

A Bana Racing também promete voltar às pistas, talvez já na etapa de Interlagos, com o sempre veloz Predador-Audi Turbo #35 da categoria P2.

A AVMotorsports recentemente anunciou que a estréia do protótipo Pegaso R, prevista para esta etapa, será postergada para a temporada 2020. Enquanto isso, a equipe adquiriu um protótipo Spyder com motorização Subaru, que deve competir na categoria P4 à partir da etapa de Santa Cruz do Sul, para ganhar experiência com a dinâmica das competições de Endurance.

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No último dia 23 de julho, nosso piloto e chefe de equipe teve a hora e o prazer de apresentar o projeto da construção do Pegaso R aos pais do único carro de Fórmula 1 Brasileiro, o ex piloto Wilson Fittipaldi Jr. e ao projetista Ricardo Divila. Segundo palavras dos dois: "Que carro e que projeto". Nossa programação de finalização do carro era neste mês de agosto e a estreia no dia 07 de setembro. Após muito papo e muita análise e respeitando muito essas duas lendas, decidimos dar continuidade construção do carro, mesmo pq recebemos um feedback positivo e que estamos no caminho certo, porém foi recomendado a nós fazermos as coisas com calma para não cometermos erros. Assim sendo compramos um Spyder para treinar a equipe e aprendermos mais sobre as corridas de Endurance a estreia do Pegaso R ficará 2020. Vamos a todo vapor para refazer o nosso Spyder do zero com as melhores peças e no futuro muito proximo esse carro servirá de escola para novos pilotos no Endurance. "Foi uma honra ter nosso carro analisado pelo Ricardo, tenho uma amizade com Wilson há 25 anos. Porém o Ricardo conheci pessoalmente esse mês e a sinergia foi sensacional além disso me senti lisonjeado quando o Ricardo me pediu para fazer alguns desenhos de suspensao para ele", comenta Andrey Valerio. Iremos postar toda a reconstrução do Spyder, nossa preparação e nossas participação nas corridas do Endurance Brasil em 2019, a previsão para a nossa primeira corrida é partir da etapa de Santa Cruz do Sul / RS no dia na categoria P4. #automobilismo #racing #motorsport #race #interlagos #brasil #automobilismobrasil #corrida #formula1 #stockcar #wec #imsa #elms #imperioendurancebrasil #unip #unipribeiraopreto #engenhariamecanica #patrocinio #sponsorship #sportprototipo #racingcar #racecarengeering #avmotosports #blackbrasil #thegentlemandrive #fia

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Além disso, a equipe paulista anunciou o piloto Charles Camargo como reforço para as 6 Horas de Interlagos, prova que será disputada no dia 22 de dezembro.

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Charles Camargo, novo piloto da AVMotorsports. Ele irá dividir o cockpit de nosso carro nas 6 horas de Interlagos no dia 22 de dezembro na 8a. Etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance. "Dividir o carro e ser chefe de equipe do Charles será uma grande honra, ele se mostrou extremamente rápido nos treinos e nas corridas de Fórmula Vee, me impressiona nele o foco e a dedicação", comenta Andrey Valerio, piloto e chefe de equipe da AVMotorsports. O piloto Charles Camargo tem o seu gerenciamento de carreira feito pela empresa LRM. "Fiquei extremamente contente com o vinda do Charles, isso é prova do reconhecimento e confiança da LRM no trabalho que estamos fazendo seja no Endurance, como o meu trabalho em outras categoria. Esse será um primeiro teste para sermos a equipe parceira da LRM nas provas de Endurance", complementa Andrey Valerio. Os trabalhos não param, além da preparação do carro para a estreia na corrida de Santa Cruz do Sul no dia 12/10, as negociações para a terceira vaga no carro para as 6 horas de Interlagos está muito bem avançada. "O piloto que estamos negociando a outra vaga está sendo uma revelação em 2019, fizemos uma carta convite a ele, e se conseguirmos finalizar alguns trâmites burocráticos ele completará o trio do nosso carro, será outra grande alegria porque faremos história e mudaremos alguns conceitos das corridas de Endurance", diz nosso chefe de equipe. #automobilismo #racing #motorsport #race #interlagos #brasil #automobilismobrasil #corrida #formula1 #stockcar #wec #imsa #elms #imperioendurancebrasil #unip #unipribeiraopreto #engenhariamecanica #patrocinio #sponsorship #sportprototipo #racingcar #racecarengeering #avmotosports #blackbrasil #thegentlemandrive #fia

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Outra novidade, agora para a temporada 2020 é a possível volta das Mil Milhas Brasileiras. O assunto ainda está em discussão com a CBA e a FASP, mas planeja-se que a prova ainda no primeiro semestre de 2020, com possibilidade de contar como etapa do Endurance Brasil, conforme apurado pelo Racemotor (link nas referências).

Largada Mil Milhas Brasileiras

Mais uma novidade, que também deve ficar para a próxima temporada é o retorno da Puma Automóveis às ruas e também às pistas. Atualmente os responsáveis pelo renascimento da marca estão trabalhando em duas frentes: uma é o modelo P053 para as ruas, e outra o P052 para as pistas (link para o site da nova Puma nas referências).

Puma P052

O modelo de competição ainda está em fase de testes, pelas mãos do piloto Gabriel Maia, e atualmente conta com um motor EA111 1.6 8V, com cerca de 140 cv, aliado a uma transmissão manual de 5 marchas VW. Segundo a Puma, esse powertrain está sendo utilizado apenas na fase inicial de teste, e será substituído por um de melhor desempenho na versão final do carro. Ainda assim, a estrutura tubular garante um baixo peso e a aerodinâmica a boa estabilidade, como pode ser visto no vídeo abaixo, onde mesmo com pneus radiais o P052 consegue acompanhar o protótipo Spyder no contorno do S do Senna:

Ligier JS P3 LMP3

Novas informações também surgiram sobre a chegada de um ou mais modelos Ligier JS P3 ao Brasil. Emergiu que a Oreca Dealer Brasil (representante da marca francesa no Brasil) também conseguiu os direitos de representação dos modelos Ligier no país, e hoje têm duas unidades do protótipo à disposição. A um custo de aquisição próximo ao de um GT3, com certeza são uma opção muito interessante para competidores buscando entrar na disputa por vitórias no campeonato brasileiro. Na área de referências ao fim da reportagem você pode encontrar o link para a reportagem completao do site Ecoesporte.

Chevy Monte Carlo Late Model

Outra opção de bólido disponível no país e que poderia fazer parte das competições do Endurance Brasil é o protótipo Super V8, um legítimo stock car Chevy Monte Carlo, enquadrado no regulamento super late model americano. Apesar de ser um modelo desenvolvido inicialmente para competições em ovais, não é incomum a presença desse tipo de carro em competições em circuitos mistos, muitas vezes dando trabalho para GTs e protótipos. Com estrutura tubular, peso por volta de 1.250 kg e mais de 600 HP de motores V8 big block. Hoje o regulamento não prevê a entrada este tipo de carro, mas não é difícil imaginar que caso haja alguma equipe interessada, o modelo possa ser incluído em uma das categorias, provavelmente na categoria GT3 Light, que hoje já permite a inscrição de carros da Stock Car. Por enquanto, tal qual o Puma, o Super V8 segue em teste competindo em algumas provas da categoria Força Livre do campeonato paulista de automobilismo (link para o site da Super V8 nas referências).

Por fim, na transmissão da última etapa o piloto Marcel Visconde deixou escapar que o ciclo de vida do Porsche 911 GT3 R da equipe chega ao final nesse ano, e que a Stuttgart já está de olho em um novo modelo para a temporada 2020. Atualmente a Stuttgart/Eurobike é representante de marcas como Porsche, Audi, BMW e McLaren no Brasil. As duas opções com maior probabilidade de chegar na próxima temporada seriam os modelos Porsche 911 GT3 R (991-2) e McLaren 720S GT3, ambos lançados na atual temporada.

Porsche 911 GT3 R Evo
McLaren 720S GT3

Em alternativa, poderia ser trazido ainda o Audi R8 LMS GT3 Evo, que também foi recentemente apresentado no Salão de Paris.

Audi R8 LMS GT3 Evo

Fontes

Mil Milhas podem voltar ao calendário já em 2020. Disponível em:
https://racemotor.com.br/2019/08/21/mil-milhas-pode-voltar-ao-calendario-brasileiro-ja-em-2020/

Puma Automóveis: Disponível em: http://novo.pumaautomoveis.com.br/

O Brasil na era das supermáquinas – Supermáquinas a caminho do Brasil? Disponível em: https://ecoesporte.com.br/o-brasil-na-era-da-super-maquinas-super-maquinas-a-caminho-do-brasil/

Super V8. Disponível em: https://www.superv8.com.br/

Resumo – 3 Horas do Velopark

Novamente as máquinas mais rápidas do Brasil voltaram as pistas, dessa vez para disputar a quarta etapa do Império Endurance Brasil 2019, no autódromo Velopark. Para complicar ainda mais a disputa, a chuva deu as caras no circuito gaúcho, praticamente fechando a pista na sexta-feira à tarde. Com isso, o treino classificatório foi movido para a manhã do sábado, pouco antes da largada da corrida. Quem se deu melhor foi a dupla Pedro Queirolo e David Muffato do AJR #113, que cravaram a primeira sua primeira pole na temporada, com o tempo de 48scom o tempo de 48s388, novo recorde de volta da pista de 2.278 metros. Em segundo ficou o trio Henrique Assunção, Luiz Floss e Emílio Padrón, que apesar de ter reconstruído seu AJR #11 a tempo da etapa gaúcha, não conseguiu colocar o carro na pista por falta de um componente elétrico. Na terceira posição ficou o trio Vicente Orige, Tarso Marques e Gustavo Martins, também de AJR, seguidos pelo AJR #5 da equipe MC Tubarão. Pela GT3, a pole ficou com Chico Longo e Marcos Gomes, já que Daniel Serra não pôde participar da prova por estar disputando as 24 Horas de Spa-Francorchamps. Em segundo da GT3 ficou da dupla da Mercedes AMG #08 Guilherme Figuerôa e Julio Campos, com o Porsche de Ricardo Maurício e Marcel Visconde na terceira posição.

Pela categoria P2, pole de Stuart Turvey e Renato Turelli com o protótipo Scorpion-Hayabusa Turbo, enquanto na P3 houve um acontecimento raro: o MRX #75 e #72 cravaram exatamente o mesmo melhor tempo de 54s816, empatando na pole da categoria. O desempate foi realizado pelo critério de quem postou a volta primeira, e com isso ficou definida a pole para Henrique Assunção, Emílio Padrón e Fernando Fortes.

Resultado do treino classificatório para as 3 Horas do Velopark.

Na largada, destaque para Vicente Orige que pulou da terceira para a primeira posição após poucas curvas, bem como para a Ginetta G57, que pulou de oitavo para o quinto posto. Na segunda volta Pedro Queirolo começou a colocar pressão sobre o piloto do AJR #88, num momento quem que o tráfego de retardátarios já era pesado, o que levou Orige a errar ao negociar uma ultrapassagem sobre a Mercedes GT4 de Leandro Ferrari, cedendo a primeira posição para o AJR #113.

Enquanto isso, na GT3, o pega era bom pela primeira posição, com os quatro carros da categoria disputando cada curva em meio aos retardatários.

Outro destaque do início da prova foi o AJR #65, pois após largar apenas na 28ª posição o piloto José Roberto Ribeiro fez uma corrida de recuperação incrível, e com 5 voltas já estava na décima posição. A prova seguiu sem maiores incidentes até a volta 25, quando um toque com a Mercedes AMG GT3 #08 fez com que a Ferrari 488 GT3 de Chico Longo rodasse, furando o pneu traseiro esquerdo no processo.

Na volta 34 foi a vez do Porsche #55 de Marcel Visconde perder a roda traseira esquerda, que se soltou, deixando momentaneamente a disputa da categoria GT3 para as duas Mercedes.

Na volta 37, mais um carro com problema nos pneus traseiros, dessa vez o protótipo GeeBee R1 de Ney Faustini. Ao mesmo tempo, o protótipo MC Tubarão 32 de Paulo Sousa ficou parado em posição perigosa na pista, o que levou à primeira aparição do Safety Car na prova, coincidindo com a abertura da primeira janela de paradas obrigatórias, o que levou a maioria dos competidores aos boxes.

Na relargada, Tarso Marques que vinha na segunda posição não conseguiu freiar no fim da reta principal, cortando a curva pelo gramado e rodando próximo a saída dos boxes, motivando a segunda aparição do Safety Car. Nesse momento enfrentaram problemas também o Ginetta #20 que sofreu a quebra de uma junta homocinética e teve de ser rebocado para os boxes. O Safety Car também movimentou a prova, pois o AJR #113 recebeu um drive through como punição por ter ultrapassado o carro de segurança. Dessa forma, o AJR #5 de Andersom Toso herdou a primeira colocação, porém um problema mecânico fez com que o protótipo gaúcho abandonasse a prova.

Na volta 74, nova entrada do Safety Car, dessa vez para o resgate do MRX #44 de Ruben Ghisleni. Trabalho feito, nova relargada dessa vez sem emoções, já que o AJR#113, novamente na liderança, ficou posicionado de forma que diversos retardatários o separavam do AJR #175 que vinha na segunda colocação. A prova prosseguiu tranquila até a marca das duas horas, quando o AJR #80 de Rafael Suzuki começou a pegar fogo próximo da reta dos boxes.

O piloto da equipe Kia Power Imports conseguiu sair sem se ferir, porém deve ser dada atenção à lentidão da ação de combate ao fogo realizada pela equipe de bombeiros do Velopark, que demorou a se mobilizar, e quando o fez, agiu de forma desordenada derrubando um dos extintores dentro da barreira de pneus, e pior ainda, dois dos extintores não conseguiram ser acionados, enquanto o carro era consumido pelas chamas. Isso tudo numa posição próxima à entrada dos boxes, que deveria ser uma das de mais fácil acesso. Por bem fica o prejuízo financeiro à equipe catarinense, porém deve se manter o alerta, pois o caso poderia ter sido bem diferente caso o piloto não conseguisse sair a tempo do carro.

Ao mesmo tempo, e no mesmo ponto da pista, o carro de Luiz Floss, Henrique Assunção e Emilio Padròn também ficou parado. O AJR #175 vinha com bom ritmo tentando descontar a volta de desvantagem em relação aos líderes, porém a quebra de uma junta homocinética representou fim de prova para o carro da Império JLM Motorsport.

Com esse incidente, uma ocorreu nova entrada do safety car, e os competidores aproveitaram o momento para realizar a última parada obrigatória da corrida. Na relargada, o destaque ficou para a categoria GT3, primeiro com a briga pela segunda colocação geral e vitória na categoria entre a Mercedes #09 pilotada por Xandy Negrão, e a Mercedes #08 pilotada por Júlio Campos, onde o último levou a melhor.

Destaque também para a bela briga entre Ricardo Maurício e Marcos Gomes pela terceira colocação na categoria GT3, onde o piloto do Porsche #55 defendeu-se bravamente das investidas da Ferrari #19 pelos últimos 25 minutos de prova. Por fim, ficou confirmada a vitória de David Muffato e Pedro Queirolo, que conseguiu passar pela prova sem grandes incidentes, o que não tira o mérito da dupla, que fez barba, cabelo e bigode na prova do Velopark, com pole-position, vitória e melhor volta da prova.

Fica o registro de mais uma bela prova da categoria, e também da transmissão ao vivo, que se manteve estável e com boa qualidade. Agora começa a contagem para a próxima etapa, que será disputada no dia 7 de setembro em Interlagos, em conjunto com provas da Gold Classic e da Turismo Nacional, no que promete ser o grande espetáculo da velocidade do ano.