A Nova Era dos LMP3: Motores Toyota, Desafios e Oportunidades – parte 3: Duqueine D09

O protótipo da D08 da Duqueine se mostrou o maior desafio aos protótipos Ligier na segunda geração dos LMP3, e para a nova geração passou por diversas revisões no sistema de arrefecimento e na aerodinâmica da seção traseira, desenvolvidas em conjunto com a Michelotto, que também é parceira da Duqueine no programa Hypercar da Isotta Fraschinni.

📸Duqueine.

Curiosamente, nas renderizações apresentadas pela Duqueine, o D09 aparece com uma solução diferente de canards na dianteira, passando dos elementos duplos (1a) para um elemento simples de menor dimensão (1b), o que indica que as mudanças realizadas tenham afetado de forma mais profunda a aerodinâmica do carro. Curiosamente, vemos um cenário parecido no protótipo Sigma P1 de quinta geração, com equipes adotando soluções de canards dos dois tipos, inclusive com os dois estilos aplicados em carros diferentes durante a mesma prova (veja imagem abaixo para referência).

📸Sigma P1.

No mais, as mudanças realmente estão concentradas na traseira, com os dutos de escape (2) deixando os sidepods e provavelmente migrando para a tampa do motor (não foram divulgadas renderizações dessa região até o momento, então teremos de aguardar a estréia do carro nas pistas para confirmar). Além disso, os dutos de ar para os freios traseiros deixaram de ficar na parte superior (3a), e acredito que tenha migrado para a lateral do carro (3b).. Por fim, um conjunto de louvres (4) foi adicionado ao topo do sidepod, possivelmente para ajudar a ventilar os radiadores e intercoolers necessários para o novo motor.

📸Duqueine.

Além da aerodinâmica, o D09 recebeu atualizações nos sistemas de freio, suspensão e semi-eixos. Com isso, o fabricante espera tornar o D09 em um pacote mais completo, e mais acessível aos pilotos gentleman do que o D08, que se tornou reconhecido por sua velocidade em retas mas também por ter um comportamento melindroso em certas curvas e alguns estilos de circuito.

Fontes:

Duqueine Takes Wraps Off D09 LMP3. Disponível em: https://www.dailysportscar.com/2024/07/05/duqueine-takes-wraps-off-d09-lmp3.html.

Duqueine D09 : a succession soon on track. Disponível em: https://en.endurance-info.com/auto/article/112624-duqueine-d09-succession-soon-track.

Você também pode se interessar por:

Ligier JS P320 Track Day Edition (2022 – )

Utilizando a base da segunda geração do LMP3 da Ligier, a versão para track day utilizada no Endurance Brasil abre mão dos restritores impostos pela ACO para uma potencia total de 525 HP, e utiliza o sistema de ABS, proibido no regulamento da ACO.

Ginetta G57 P2 / G58 (2016 – )

Derivado do Ginetta Juno LMP3, o G57 nasceu para oferecer o desempenho de um LMP2 (anterior à 2016) ao preço de um LMP3, casando motor GM LS3 V8 a um pacote aerodinâmico mais agressivo do que o de um P3.

3 thoughts on “A Nova Era dos LMP3: Motores Toyota, Desafios e Oportunidades – parte 3: Duqueine D09

  1. A Duqueine tem salvado a LMP3 de virar uma monomarca, embora tenha perdido um pouco da força de 23, esta é a minha impressão. Seria muito bom ver um Lmp3 com 3 ou mais fabricantes brigando. Não gosto muito desse formato de apenas 4 fabrica eleitas, mas se é assim, que esta nova geração com motor Toyota tenha mais competitividade.

    1. A ACO criou esse conceito de clube do bolinha, criando uma reserva de mercado onde poucos fabricantes são convidados seja na LMP2 ou na LMP3 (Dallara, Oreca, Ligier e Multimatic ou Ginetta, Adess, Ligier e Duqueine), e extremamente limitado ao eixo Europa cCentral (França, Itália, Inglaterra), limitando a possibilidade de outros fabricantes crescerem a nível global, o que não necessariamente se traduz em um benefício de redução de custo. Nesse cenário, ao menos a LMP3 ainda vê alguma competição dos protótipos Duqueine e Ginetta, com clara vantagem da Duqueine.

  2. Isso! Pior é que Adess é realmente muita fraca de resultados, isso é incrível se formos pensar em outros fabricantes que tem por ai, até mesmo Ginetta tem se mostrado pouco confiável, foi muito constrangedor todo o programa da empresa no LMP1, promessas e mudanças de prazos ,fornecedores de motor, apoio questionável de patrocinadores, enfim, tudo muito turvo e confuso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *