A Nova Era dos LMP3: Motores Toyota, Desafios e Oportunidades – parte 2: Adess AD25

Um dos fabricantes que busca ganhar participação no mercado LMP3 é a portuguesa Adess com o AD25, a evolução do 03 Evo lançado em 2019. Para acomodar o novo motor, todo o sistema de arrefecimento foi revisto, incluindo o sistema de intercooler, e para tal o pacote aerodinâmico também foi revisto.

📸Adess.

Por exemplo, os sidepods foram completamente redesenhados, perdendo os bargeboards (1), e adotando um design mais “quadrado”, com louvres (2) para saída do ar quente dos radiadores/intercoolers. Uma sutil evolução também aconteceu nos faróis dianteiros (3), que contam com novo design.

📸Adess.

As saídas do escapamento também mudaram de posição, saindo da base do sidepod (4a) para a tampa do motor (4b). Por sinal, a tampa do motor é completamente nova, com louvres (5) próximos à barbatana dorsal e também às saídas de descarga (6). As caixas de rodas traseiras também foram redesenhadas, com a tomada de ar dos freios ficando em posição mais perpendicular em relação ao carro (7a e 7b).

📸Adess.

Além das evoluções aerodinâmicas, o suporte de união entre motor e transmissão redesenhado devido ao novo motor, e com um design completamente novo da suspensão traseira.

Em declaração para o dailysportscar.com, o CEO da Adess, Stéphane Chosse, afirmou que o novo carro deve começar os testes em Estoril em duas semanas, e aposta na qualidade construtiva e capacidade de suporte técnico como pontos fortes para conquistar novos clientes nos diversos campeonatos.

Fontes:

ADESS AD25 LMP3. Disponível em: https://www.adess-ag.com/manufacturer/adess-ad25-lmp3.html.

ADESS Aiming To Make Gains In LMP3 Marketplace With AD25. Disponível em: https://www.dailysportscar.com/2024/07/02/adess-aiming-to-make-gains-in-lmp3-marketplace-with-ad25.html.

ADESS unveils its AD25 LMP3. Disponível em: https://www.endurance-info.com/auto/article/112588-adess-devoile-son-ad25-lmp3

Você também pode se interessar por:

Ligier JS P320 Track Day Edition (2022 – )

Utilizando a base da segunda geração do LMP3 da Ligier, a versão para track day utilizada no Endurance Brasil abre mão dos restritores impostos pela ACO para uma potencia total de 525 HP, e utiliza o sistema de ABS, proibido no regulamento da ACO.

Ginetta G57 P2 / G58 (2016 – )

Derivado do Ginetta Juno LMP3, o G57 nasceu para oferecer o desempenho de um LMP2 (anterior à 2016) ao preço de um LMP3, casando motor GM LS3 V8 a um pacote aerodinâmico mais agressivo do que o de um P3.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *