A Nova Era dos LMP3: Motores Toyota, Desafios e Oportunidades – parte 5: Ginetta G51-LT-P3 Evo

Recentemente a fabricante britânica Ginetta divulgou as primeiras imagens da evolução do seu protótipo LMP3 para a terceira geração do regulamento da ACO. Construído com base no mesmo chassi que foi o primeiro LMP3 a estrear em 2015, e que deu origem também aos modelos G57 P2 e G58, o novo carro foi denominado G51-LT-P3 Evo, um nome que soa um pouco estranho já que o carro da geração atual é identificado como G61-LT-P3 (procurada pela nossa reportagem, a Ginetta não se manifestou até o fechamento desta publicação).

O novo carro mantém muito das soluções aerodinâmicas do G61-LT-P3, com modificações principalmente focadas no arrefecimento do novo motor Toyota V6 Biturbo.

Começando pela dianteira do protótipo, se destaca a mudança de geometria da tomada de ar do motor (1a e 1b), e a adição de um gurney flap (2) à frente das aberturas de ventilação das rodas dianteiras (2), provavelmente para melhorar a extração de ar nos Big Honking Holes.

Na seção central, os bargeboards (3a e 3b) foram completamente redesenhados, e louvres (4) foram adicionados, similar aos carros da Adess e Duqueine.

Na traseira, a grande mudança é no posicionamento das saídas do escapamento, que foram movidas da traseira (5a) para o topo da tampa do motor (5b), tal qual os demais LMP3 de terceira geração.

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