Endurance Brasil – 3 Horas de Goiânia

No dia 12 de outubro será realizada a sexta etapa da Império Endurance Brasil 2019, que retorna ao Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (veja aqui os destaques da prova disputada no dia 25 de maio). Depois de uma bela corrida noturna em Interlagos, a categoria vem com ainda mais força para a reta final do campeonato.

O recorde da pista pertence à categoria, com o tempo de 1:16.271 cravado pelo AJR #88 de Vicente Orige e Tarso Marques. Na última prova, disputada sob alta temperatura, todos os protótipos da categoria P1 enfrentaram algum tipo de problema, principalmente os AJR dos quais apenas o carro de David Muffato e Pedro Queirolo conseguiu cumprir voltas o suficiente para ser classificado. O protótipo Ginetta G57 de Fábio Ebrahim e Wagner Ebrahim também apresentou problemas durante a prova, resultando numa merecida vitória para a Ferrari 488 GT3 de Chico Longo e Daniel Serra.

Desde então, todas as provas foram vencidas na classificação geral por protótipos AJR, com duas vitórias do carro #65 de Nilson Ribeiro e José Roberto Ribeiro (Santa Cruz do Sul e Interlagos) e uma para David Queirolo e Pedro Muffato, a bordo do AJR #113. Resta agora saber se em Goiânia os protótipos novamente enfrentarão problemas, já que o próximo final de semana promete muito sol e elevadas temperaturas.

Programação da Prova

24 de maio de 2019 – Sexta-feira

08h35 às 09h05 – Primeiro Treino Livre (P2/P3/P4/GT4)
09h10 às 09h40 – Primeiro Treino Livre (P1/GT3)
10h30 às 11h00 – Segundo Treino Livre (P2/P3/P4/GT4)
11h05 às 11h35 – Segundo Treino Livre (P1/GT3)
13h00 às 13h30 – Terceiro Treino Livre (P2/P3/P4/GT4)
13h35 às 14h05 – Terceiro Treino Livre (P1/GT3)
15h30 às 15h55 – Treino Classificatório (P2/P3/P4)
16h00 às 16h25 – Treino Classificatório (GT4)
16h30 às 16h55 – Treino Classificatório (GT3)
17h00 às 17h25 – Treino Classificatório (P1)

25 de maio de 2019 – Sábado

09h00 às 11h30 – Visitação aos boxes
10h35 às 10h55 – Warm up
13h – Abertura de box
13h30 – Largada
16h50 – Pódio

Para quem quiser acompanhar a prova de perto, os ingressos para as arquibancadas serão vendidos na hora a um valor de R$ 20,00, enquanto o camarote pode ser adquirido no site da Sympla. Aqueles que quiserem acompanhar online podem fazê-lo pelo canal do YouTube da Endurance Brasil, pelo Facebook ou pelo site da categoria, e o live timing está disponível no site da Cronomap e pelo RaceHero.

Lista de Inscritos

A lista oficial de inscritos só deve sair na véspera da prova, mas conforme as novidades e confirmações forem surgindo a lista abaixo será atualizado

Categoria P1 (7 carros)
#5 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Tiel Andrade / Júlio Martini / Marçal Muller
#11 Metalmoro AJR-Honda K24 Turbo – Emílio Padrón / Marcelo Vianna / Thiago Marques
#20 Ginetta G57-Chevrolet V8 – Wagner Ebrahim / Fábio Ebrahim / Pedro Aguiar
#43 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Vicente Orige / Raphael Campos / Gustavo Martins
#65 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Nilson Ribeiro / José Roberto Ribeiro
#113 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Pedro Queirolo / David Muffato
#175 Metalmoro AJR-Chevrolet V8 – Henrique Assunção / Luiz Otávio Floss

Categoria GT3 (4 carros)
#8 Mercedes-Benz AMG GT3 – Guilherme Figuerôa / Júlio Campos
#9 Mercedes-Benz AMG GT3 – Xandy Negrão / Xandinho Negrão
#19 Ferrari 488 GT3 – Chico Longo / Marcos Gomes
#55 Porsche 911 GT3 R – Ricardo Maurício / Marcel Visconde

Categoria P2 (5 carros)
#4 Sigma P1-Audi V8 Turbo – Jindra Kaucher / Aldo Piedade Jr.
#25 GT Race Cars GeeBee R1-Chevrolet V8 – Ney Faustini / Ney de Sá Faustini
#32 MC Tubarão IX-Duratec Turbo – Mauro Kern / Paulo Sousa
#35 Predador-Audi Turbo – Jair Bana / Eduardo “Duda” Bana
#37 Scorpion-Hayabusa Turbo – Stuart Turvey / Renato Turelli

Categoria GT3 Light (2 carros)
#63 Aston Martin Vantage V12 GT3 – Sérgio Ribas / Guilherme Ribas
#155 Ferrari 458 GT3 – Ricardo Mendes / Tom Filho

Categoria P3 (5 carros)
#7 Metalmoro MRX-Honda 20V – Aldoir Sette / Franco Pasquale
#17 VBS 01-Volkswagen 16V – Gustavo Frey / George Frey / Sergio Cardoso
#72 Metalmoro MRX-Opel 16V – Carlos Antunes / Yuri Antunes
#75 Metalmoro MRX-Cosworth – Henrique Assunção / Fernando Fortes / Emilio Padron
#89 Radical SR3-Hayabusa – Renato Stumpf / Matheus Stumpf (à confirmar)

Categoria GT4 (6 carros)
#3 Mercedes-Benz AMG GT4 – Alexandre Auler / Leandro Romera
#6 BMW M3 GTR – Henry Visconde / Kreis Jr. / Bruno Bonifácio
#16 Ginetta G55 GT4 – Ésio Vichiesi / Vinicius Kwong
#45 Ginetta G55 GT4 – Fábio Scorpioni / Paulo Totaro
#22 Mercedes-Benz AMG GT4 – Leandro Ferrari / Flávio Abrunhoza / Sérgio Jimenez
#555 Ginetta G55 GT4 – Renan Guerra / Renato Braga

Categoria P4 (2 carros)
#34 Metalmoro MRX-Volkswagen 8V – Ricardo Haag / Mário Marcondes
#74 Aldee Spyder-Volkswagen 8V – Alejandro Cignetti / Luis Abad

Categoria GT4 Light (2 carros)
#14 Mercedes-Benz CLA 45 AMG – Junior Victorette / Gabriel Lusquinos
#64 Audi RS3 LMS TCR – Henry Visconde / Maurizio Sala / Felipe Strey

Papo de paddock

E finalmente a Endurance Brasil parece ter fechado o calendário para 2019. A etapa com local em aberto agendada para 2 de novembro foi definida e será realizada no autódromo de Santa Cruz do Sul, o que promete um bom reforço dos pilotos gaúchos.

Já a última etapa, inicialmente prevista para ser disputada em Interlagos, passará a ser realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, após o não cumprimento de um acordo entre o Interlagos Motor Clube e a APE (Associação dos Pilotos de Endurance). Com isso, a tradicional prova dos 500 km de São Paulo foi marcada para o mesmo final de semana da final do campeonato brasileiro, o que faz aumentar o risco de baixo comparecimento na prova paulista, pois grande parte dos principais competidores estará comprometida com a prova paranaense. Resta esperar para ver, pois é bem verdade que existem diversos competidores potenciais que não estão comprometidos com o Endurance Brasil mas que são participantes frequentes das competições no autódromo paulista.

Outra prova que agora tem data marcada é a também tradicional 500 Milhas de Londrina, que será realizada nos dias 21 e 22 de novembro, que conseguiu evitar o conflito de datas e promete um bom grid na pista paranaense. Em breve teremos uma postagem com todas as informações sobre a prova.

Ainda falando sobre provas de longa duração, a notícia mais importante dos últimos dias é o retorno das Mil Milhas Brasileiras, que serão disputadas entre os dias 12 e 16 de fevereiro. O regulamento não fugiu do esperado e foi baseado naquele do Endurance Brasil, ainda que a princípio a prova não deva fazer parte de nenhum campeonato (vale lembrar que em edições passadas o regulamento permitia carros de categorias como DTM, Super GT, FIA GT, Le Mans e Daytona Prototypes). A grande é que foram incluídas as categorias PN1 e PN2, respectivamente para protótipos nacionais com motores até 2.000 cm³ aspirados e turbo (respectivamente) e as categorias TN1 e TN2, para modelos de turismo nacionais com motores de até 2.000 cm³ aspirados e turbo, respectivamente.

Entre os novos participantes, a equipe paulista AV Motorsports confirmou que a estréia do protótipo Pegaso R deve acontecer apenas em 2020. Para 2019 a equipe adquiriu um Aldee Spyder que será modificado recebendo, nas palavras da equipe “… alterações na carenagem para ganhar melhor aerodinâmica, chassis para melhoria de suspensão, pintura nova, motor Subaru com 320 cv, jogos de amortecedores Sachs 4 vias, painel AIM MXL 2, injeção eletrônica FuelTech FT 550…”

O carro, que será renomeado como Sleipner, promete nova aerodinâmica, o que pode estar relacionado a informação de que a AV Motorsports firmou um acordo para utilizar soluções aerodinâmicas do protótipo italiano Tatuus PY012, modelo concebido dentro do regulamento para a categoria CN.

Mais informações surgiram também sobre o modelo AJR com powertrain elétrico que está sendo desenvolvido no Rio Grande do Sul. O projeto será um piloto, com envolvimento de pessoas da JLM Racing e de universidades gaúchas.

Até o momento nada foi confirmado oficialmente, porém é grande a possibilidade de que a fabricante de motores elétricos WEG e a Fueltech também estejam envolidas no projeto, que recentemente firmaram parceria para desenvolver soluções para a conversão de automóveis de passeio com motores à combustão para motores elétricos, e também para desenvolver sistemas de powertrain elétrico para veículos de competição.

Entre as equipes já estabelecidas, os preparativos para a sexta etapa continuam. A equipe Absoluta Racing, por exemplo, participou de uma prova da LDA em Interlagos como forma de preparação. Uma boa novidade é que o motor titular do carro está pronto para ser utilizado, garantindo cerca de 50 HP adicionais.

A gaúcha MC Tubarão também se dedicou a treinos com três dos seus carros: treinaram o BMW M3 GTR #64 (GT4), MC Tubarão IX Duratec #32 (P2) e AJR #5 (P1).

Retornando para a Endurance Brasil, a tradicional equipe paranaence Bana Racing vem com atualizações no sempre veloz protótipo Predador, com melhorias no sistema de freios, arrefecimento de câmbio e reforços no case.

O Team Ginetta Brasil também segue nas preparações para a sexta etapa, completando boas horas de teste nas últimas semanas.

Fontes:

E-24. Disponível em: https://www.electric24.com.br/mobility-lab.

WEG anuncia parceria tecnológica para converter veículos à combustão em veículos elétricos. Disponível em: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/news/produtos-e-solucoes/weg-anuncia-parceria-tecnologica-para-converter-veiculos-a-combustao-em-veiculos-eletricos.

WEG e Fueltech anunciam parceria para inovar na eletrificação do automobilismo e em conversões de veículos de passeio. Disponível em: https://fueltech.com.br/blogs/news/weg-anuncia-parceria-tecnologica-para-converter-veiculos-a-combustao-em-veiculos-eletricos.

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