Passando agora aos GTs, vamos conhecer as categorias GT4 e GT4 Light. A primeira grande novidade nas categorias é a divisão mais clara entre os carros elegíveis para cada categoria.
GT4 Light
Categoria de entrada entre os modelos de turismo, a GT4 Light é a categoria para carros de Turismo como Trofeo Linea, Mercedes-Benz Challenge (CLA 45 AMG e CM3 AMG), FIA TCR e do antigo Brasileiro de Marcas. Além disso, estão inscritos na categoria como verdadeiros GTs os modelos Ginetta G55 GT4, Audi R8 e BWM M3.
Ginetta G55
Após o merecido título do campeonato 2019 na categoria GT4, os modelos G55 da equipe Ginetta Racing Team Brasil foram superados em performance pela chegada de modelos mais potentes como a Mercedes AMG e McLaren 570S, que inicialmente corriam praticamente sem restrições de BoP. Isso motivou diversas mudanças no regulamento já na terceira etapa da temporada 2020, com os Ginetta passando a ser enquadrados na GT4 Light e um BoP sendo imposto aos modelos McLaren e Mercedes GT4.
Com seis carros disponíveis, os GTs ingleses podem ser considerados favoritos ao título na categoria, pelo desempenho e histórico de confiabilidade. Estão confirmados os pilotos Renan Guerra, Nelson Monteiro, Ramon Alacaraz, Chico Horta, Guilherme Bottura e Pedro Burger.
Audi R8
Provavelmente o maior desafio para os Ginetta será o Audi R8 trazido pela equipe Ebrahim Motors e com preparação da Engmakers. O modelo chegou a participar de algumas sessões de treinos livres em 2020 e será guiado por Pedro Ebrahim e Claúdio Kiryla.
Carros turismo
Mesmo com a participação das velozes Ginetta G55, o campeão da GT4 Light em 2020 foi o piloto Tuca Antoniazzi, a bordo de uma Mercedes CLA 45 AMG do Mercedes-Benz Challenge, parcialmente por ter sido o único carro a participar de todas as etapas e ter apresentado um bom índice confiabilidade. Em 2021 modelos do tipo turismo devem estar presentes, e não seria impossível que um ou mais modelos TCR participem de alguma etapa como preparação para o TCR South America.
GT4
Na categoria GT4 do Endurance Brasil são permitidos modelos da categoria FIA homônima, além de outros modelos enquadrados nessa categoria pela comissão técnica como carros GT3 mais antigos (pré 2008), Ferrari 430 Scuderia, Maserati Trofeo e Stock Car tubulares (até 2019) com a aplicação de restritores.
As estrelas da categoria, entretanto, serão os modelos FIA de McLaren, Mercedes e BMW que prometem grandes disputas, principalmente com a comissão técnica focando em garantir um BoP equilibrado para a categoria.
Mercedes AMG
A Mercedes AMG GT4 é o carro dos atuais campeões da GT4, a dupla Leo Sanchez e Átila Abreu, que voltam para defender o título pela equipe MX Piquet Sports. Em 2020 outros carros do mesmo modelo participaram do campeonato, porém ainda é incerta se estarão presentes no campeonato.
McLaren 570S GT4
Estreando em 2020 em território nacional, os McLaren 570S tiveram uma temporada de aprendizado, com a equipe Autlog trabalhando para adaptar o carro à realidade das pistas brasileiras, e ainda assim garantindo o vice-campeonato para o trio Flávio Abrunhoza, Lucas Foresti e Leandro Ferrari. Com a experiência acumulada sobre set up e comportamento do carro nos traçados brasileiros, os McLaren devem ser fortes concorrentes na luta pelo título da GT4.
BMW M4 GT4
Uma das novidades na categoria em 2021, a chegada da M4 GT4 marca a despedida da BMW M3 GTR da equipe Eurobike, carro montado e desenvolvido no Brasil em parceria com a MC Tubarão. O modelo germânico traz no currículo bons desempenhos nos campeonatos europeus em que participa, e vem trazer um tempero adicional para o que promete ser uma das categorias mais disputadas do campeonato.
Leitura Adicional
Temporada 2021 do Império Endurance Brasil – parte 1 (categorias P2 e P3)