Novidades do Império Endurance Brasil: BMW M4 GT4

A temporada 2021 do Império Endurance Brasil começa a tomar forma, com novos carros e competidores se juntando ao grid. A chegada de um novo modelo M4 GT4 marca também a aposentadoria do M3, que fez sua última prova nas Mil Milhas 2021. Entre as conquistas recentes do carro alemão valem destacar a vitória da categoria SP10 (veículos GT4 conforme especificação SRO) nas 24 Horas de Nürburgring de 2020, além do título da Silver Cup do FFSA GT4 (campeonato francês) e o vice-campeonato do ADAC GT4 (campeonato alemão).

Fonte: Divulgação Eurobike.

Quatro vezes campeã do Endurance Brasil, a Eurobike terá como pilotos Henry Visconde e Tiel Andrade, com a possibilidade de ser inscrito um terceiro piloto e o novo BMW M4 vem fortalecer a equipe na disputa da categoria GT4, prometendo grandes pegas contra modelos como Mercedes AMG, McLaren 570S e Audi R8.

Fonte: Divulgação Eurobike.

“Este carro é muito competitivo nos campeonatos europeus de GT4 europeus e temos certeza de que vai andar muito bem aqui no Brasil”, confia Carlos Geison Andrade, o Né, chefe da equipe MC Tubarão, responsável pela preparação e pelo trabalho de box dos carros da Eurobike. “Além de ser mais novo, o M4 GT4  sai da fábrica pronto para correr. O M3 que vinha sendo usado até as Mil Milhas (realizada no dia 24 de janeiro) foi preparado e desenvolvido ‘dentro de casa’, aqui no Brasil”, compara.

As 1.000 Milhas do Brasil de 2021 marcaram a despedida da BMW M3 (E92) desenvolvida localmente pela equipe MC Tubarão. Fonte: 1.000 Milhas do Brasil.

O BMW M4 GT4 aproveita a estrutura do modelo de rua, mas com capô, para-lamas, portas e outros componentes feitos de fibra de carbono para diminuir peso. O motor é um S55 biturbo de 6 cilindros em linha e 2.979 cm³, equipado com comando de válvulas variável Valvetronic com potência entre 431 HP e 480 HP – o valor exato depende do Balanço de Performance (BoP, na sigla em inglês) determinado pelo regulamento de cada campeonato. O câmbio tem sete marchas e dupla embreagem e o piloto conta com sistemas eletrônicos como ABS e controles de tração e de estabilidade.

Fonte: Divulgação Eurobike.

A Eurobike está presente nas provas nacionais de endurance desde a década de 2000 e atualmente é também uma das patrocinadoras do Endurance Brasil. Henry Visconde tem quatro títulos na modalidade (2008, 2009, 2016 e 2018), sendo o de 2009 conquistado ao volante do M3 que agora se aposenta. Naquele ano, Visconde teve como parceiros de condução João Carlos Andrade (falecido em abril de 2019 e pai de Né e Tiel) e Ricardo Landi. Tiel Andrade, por sua vez, tem dois títulos do Endurance Brasil na categoria P1 (2014 e 2016). A temporada 2021 do Endurance Brasil tem início marcado para 3 de abril em Interlagos.

Fonte: Divulgação Eurobike.

O novo carro da equipe Eurobike se junta ao protótipo G21 do JD Race Team e da Giaffone Racing entre as novidades da categoria, que tem expectativa de ao menos de 35 carros para a etapa de abertura. Para os mais ávidos Deixamos abaixo as especificações técnicas detalhadas do M4 GT4.

Fonte: BMW Motorsport.

Via: Eurobike.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *