Temporada 2021 do Império Endurance Brasil – parte 4 (categorias GT3 e GT3 Light)

Para fechar nossa contagem regressiva, vamos conhecer os carros dos sonhos das categorias GT3 e GT3 Light.

GT3 Light

Dentro do Endurance Brasil, a GT3 Light é a categoria para os modelos GT3 mais antigos, fabricados até 2012, além da Ferrari 458 GT3 até 2015 e de carros da Stock Car até 2019 (Giaffone JL-G09). Mesmo sendo mais antigos, isso não significa que não sejam velozes e capazes, como comprovam o terceiro lugar na classificação geral obtido pelo Aston Martin Vantage de Sérgio Ribas e Guilherme Ribas em Curitiba no ano passado, ou a excelente performance de Marçal Muller no Velopark com a Ferrari 458 Italia da equipe Sul Racing.

Em 2021 o regulamento técnico permanece inalterado, e o campeonato deverá contar com os tradicionais competidores.

GT3

Provavelmente a categoria que mais traz novidades é a GT3. A primeira delas são os modelos presentes na tabela de veículos, já que agora foram incluídos o McLaren 720S GT3 e o Aston Martin Vantage AMR GT3.

A McLaren já está confirmada como sendo a de Marcelo Hahn, atual campeão da categoria Pro-Am do International GT Open, porém quanto ao Aston Martin ainda não existe confirmação de quem seriam os pilotos e equipe.

Mais do que isso, a categoria passa agora a limitar a performance dos carros, seja através de restritores nos modelos aspirados (tabela acima), seja pela limitação do boost nos modelos sobrealimentados, conforme tabela abaixo:

Quanto aos carros, o grid deve contar com ao menos 7 competidores, em sua grande maioria competindo com o Mercedes AMG GT3 Evo.

Mercedes AMG GT3 Evo

Der neue Mercedes-AMG GT3 The new Mercedes-AMG GT3

Uma verdadeira esquadra germânica deve dominar as pistas do Endurance Brasil em 2020, dificultando a vida do atual campeão da GT3 e da Geral, Xandinho Negrão. Estão confirmados ao menos 5 modelos AMG com as seguintes formações:

  • Alexandre Auler/Guilherme Salas
  • Guilherme Figueiroa/Júlio Campos
  • Xandy e Xandinho Negrão/Andreas Mattheis
  • Ricardo Baptista/Cacá Bueno
  • Marco e Maurizio Billi/Max Wilson

Entre as novidades da versão Evo do bólido germânico estão um novo splitter dianteiro com objetivo de aumentar o downforce nessa região (uma das reclamações sobre o AMG GT3 é a tendência do carro de sair de frente), novo conjunto ótico e uma melhoria do sistema de arrefecimento do motor baseado na experiência das equipes clientes em provas com clima mais quente.

Porsche 911 GT3 R

O Porsche da dupla Marcel Visconde e Ricardo Maurício, que estreou em 2020 nas pistas brasileiras também retorna para mais uma temporada. Campeões da temporada 2017 do brasileiro, o time teve a vida dificultada com a chegada de modelos como Mercedes AMG e Lamborghini Huracán, pois a ausência de restrições de motor faziam com que o Porsche apresentasse um deficit de potência difícil de recuperar em pistas com retas mais longas. Com o novo BoP a situação deve se tornar mais equilibrada, trazendo ainda mais emoção para a disputa.

McLaren 720S GT3

A chegada mais esperada da Endurance é a da McLaren do piloto Marcelo Hahn. O carro que chegou ao país é exatamente a mesma unidade que venceu o International GT-Open em 2020, e chega como um forte candidato à desbancar o domínio das Mercedes.

Lamborghini Huracàn GT3 Evo

A Lamborghini campeã de 2018 ainda não está confirmada para nenhuma etapa, porém em 2020 o carro recebeu as atualizações do kit Evo da marca italiana, incluindo maior aplicação de fibra de carbono em partes da carroceria, melhorias no sistema de arrefecimento e um novo pacote aerodinâmico desenvolvido em conjunto com a Dallara.

Ferrari 488 GT3

Outro dos carros da Via Italia Racing, Ferrari 488 utilizada em 2019 está a venda. Com histórico de 4 vitórias em 2019 (incluindo duas na geral) e a pole position da categoria GTD nas 24 Horas de Daytona, é um carro extremamente competitivo para quem estiver disposto a desembolsar a bagatela de quase 7 milhões de reais!

Leitura Adicional

Temporada 2021 do Império Endurance Brasil – parte 1 (categorias P2 e P3)

Temporada 2021 do Império Endurance Brasil – parte 2 (categorias GT4 e GT4 Light)

Temporada 2021 do Império Endurance Brasil – parte 3 (categoria P1)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.