Temporada 2021 do Império Endurance Brasil – parte 4 (categorias GT3 e GT3 Light)

Para fechar nossa contagem regressiva, vamos conhecer os carros dos sonhos das categorias GT3 e GT3 Light.

GT3 Light

Dentro do Endurance Brasil, a GT3 Light é a categoria para os modelos GT3 mais antigos, fabricados até 2012, além da Ferrari 458 GT3 até 2015 e de carros da Stock Car até 2019 (Giaffone JL-G09). Mesmo sendo mais antigos, isso não significa que não sejam velozes e capazes, como comprovam o terceiro lugar na classificação geral obtido pelo Aston Martin Vantage de Sérgio Ribas e Guilherme Ribas em Curitiba no ano passado, ou a excelente performance de Marçal Muller no Velopark com a Ferrari 458 Italia da equipe Sul Racing.

Em 2021 o regulamento técnico permanece inalterado, e o campeonato deverá contar com os tradicionais competidores.

GT3

Provavelmente a categoria que mais traz novidades é a GT3. A primeira delas são os modelos presentes na tabela de veículos, já que agora foram incluídos o McLaren 720S GT3 e o Aston Martin Vantage AMR GT3.

A McLaren já está confirmada como sendo a de Marcelo Hahn, atual campeão da categoria Pro-Am do International GT Open, porém quanto ao Aston Martin ainda não existe confirmação de quem seriam os pilotos e equipe.

Mais do que isso, a categoria passa agora a limitar a performance dos carros, seja através de restritores nos modelos aspirados (tabela acima), seja pela limitação do boost nos modelos sobrealimentados, conforme tabela abaixo:

Quanto aos carros, o grid deve contar com ao menos 7 competidores, em sua grande maioria competindo com o Mercedes AMG GT3 Evo.

Mercedes AMG GT3 Evo

Der neue Mercedes-AMG GT3 The new Mercedes-AMG GT3

Uma verdadeira esquadra germânica deve dominar as pistas do Endurance Brasil em 2020, dificultando a vida do atual campeão da GT3 e da Geral, Xandinho Negrão. Estão confirmados ao menos 5 modelos AMG com as seguintes formações:

  • Alexandre Auler/Guilherme Salas
  • Guilherme Figueiroa/Júlio Campos
  • Xandy e Xandinho Negrão/Andreas Mattheis
  • Ricardo Baptista/Cacá Bueno
  • Marco e Maurizio Billi/Max Wilson

Entre as novidades da versão Evo do bólido germânico estão um novo splitter dianteiro com objetivo de aumentar o downforce nessa região (uma das reclamações sobre o AMG GT3 é a tendência do carro de sair de frente), novo conjunto ótico e uma melhoria do sistema de arrefecimento do motor baseado na experiência das equipes clientes em provas com clima mais quente.

Porsche 911 GT3 R

O Porsche da dupla Marcel Visconde e Ricardo Maurício, que estreou em 2020 nas pistas brasileiras também retorna para mais uma temporada. Campeões da temporada 2017 do brasileiro, o time teve a vida dificultada com a chegada de modelos como Mercedes AMG e Lamborghini Huracán, pois a ausência de restrições de motor faziam com que o Porsche apresentasse um deficit de potência difícil de recuperar em pistas com retas mais longas. Com o novo BoP a situação deve se tornar mais equilibrada, trazendo ainda mais emoção para a disputa.

McLaren 720S GT3

A chegada mais esperada da Endurance é a da McLaren do piloto Marcelo Hahn. O carro que chegou ao país é exatamente a mesma unidade que venceu o International GT-Open em 2020, e chega como um forte candidato à desbancar o domínio das Mercedes.

Lamborghini Huracàn GT3 Evo

A Lamborghini campeã de 2018 ainda não está confirmada para nenhuma etapa, porém em 2020 o carro recebeu as atualizações do kit Evo da marca italiana, incluindo maior aplicação de fibra de carbono em partes da carroceria, melhorias no sistema de arrefecimento e um novo pacote aerodinâmico desenvolvido em conjunto com a Dallara.

Ferrari 488 GT3

Outro dos carros da Via Italia Racing, Ferrari 488 utilizada em 2019 está a venda. Com histórico de 4 vitórias em 2019 (incluindo duas na geral) e a pole position da categoria GTD nas 24 Horas de Daytona, é um carro extremamente competitivo para quem estiver disposto a desembolsar a bagatela de quase 7 milhões de reais!

Leitura Adicional

Temporada 2021 do Império Endurance Brasil – parte 1 (categorias P2 e P3)

Temporada 2021 do Império Endurance Brasil – parte 2 (categorias GT4 e GT4 Light)

Temporada 2021 do Império Endurance Brasil – parte 3 (categoria P1)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *