ZF01: O Riley&Scott brasileiro

O ZF01 foi um dos carros mais velozes do endurance brasileiro na virada dos anos 2000, cravando recordes de tempo de volta para carros de fabricação nacional que somente viriam a ser quebrados na era do Endurance Brasil por carros como AJR e Sigma. Construído pela JL, hoje Giaffone Racing, o ZF era uma versão brasileira do vitorioso protótipo americano Riley&Scott Mk III, fabricado no Brasil sob licença.

Protótipo ZF01 durante as Mil Milhas em 2004. 📷Desconhecido (contribuição apreciada)

Equipado com um motor Chevrolet V8 de 358 polegadas cúbicas, o protótipo estreou nas pistas durante as Mil Milhas Brasileiras de 2004, cravando a pole position da prova, mas abandonando e ficando apenas na 46ª posição na classificação geral. Durante toda a temporada de 2004, o ZF da Scuderia 111 travou intensas batalhas contra o Audi TT-R DTM de Xandy e Xandinho Negrão, vencendo apenas as 300 Milhas de Interlagos e enfrentando problemas mecânicos nos 1.000 km de Brasília e nos 500 km do Rio de Janeiro.

Protótipo ZF01, na configuração da temporada 2005. 📷Carsten Horst.

Na temporada 2005, o ZF apareceria em somente três provas, cravando novamente a pole position das Mil Milhas e também nos 1.000 km de Brasília, porém completando somente as Mil Milhas na segunda colocação, derrotado novamente pelo Audi TT da família Negrão.

Protótipo ZF01 nas Mil Milhas 2006. 📷Desconhecido (contribuição apreciada)

Por fim, a última aparição do ZF nas pistas brasileiras foi nas Mil Milhas 2006, que contou com diversas equipes do FIA GT, conquistando novamente a pole frente a diversos modelos FIA GT1 (Corvette C5R, Ferrari 575 GTC, Aston Martin DBR9 e Saleen S7R), além dos tradicionais Lister Storm e Mercedes CLK DTM da equipe Capuava Racing, porém novamente abandonando após problemas no motor.

Análise aerodinâmica

A aerodinâmica do ZF01 segue rigorosamente as soluções do Riley&Scott, com um splitter (1) dianteiro acompanhado por pequenos canards (1a). Na estréia do carro nas pistas brasileiras em 2004 (foto no canto superior esquerdo), os canards estavam ausentes, e o splitter era acompanhado por componentes similares a endplates (1b). Ainda na dianteira, as caixas de roda eram ventiladas através de louvres (2). O radiador ficava posicionado na dianteira do carro (3), com a ventilação através de duas aberturas contornando o cockpit (4). Eventualmente, gurneys (5) foram aplicados para criar uma zona de baixa pressão, melhorando a extração e eficiência do radiador. Na dianteira ainda estavam presentes as tomadas de ar para os freios dianteiros (6), que na configuração inicial eram duas aberturas circulares e a partir de 2005 passaram a ser 4 aberturas, duas de cada lado. Por fim, a tomada de ar dinâmica para o motor ficava posicionada logo atrás do piloto (7).

Na vista lateral podemos ver melhor o quanto o splitter dianteiro (8) se projeta à frente da carenagem, e o duto NACA e respectiva saída de ar lateral (9). Os freios traseiros eram arrefecidos através de scoops (10), e por fim a asa traseira apresentava dois elementos (11).

A seção traseira do ZF01 não traz grandes elementos aerodinâmicos, e chama a atenção a ausência de um difusor, algo quase onipresente nos protótipos atualmente, um sintoma do conjunto de regulamentos sob o qual o Riley&Scott havia sido concebido. Podemos ver ainda algumas grelhas para reduzir o acúmulo de pressão sob a carenagem traseira (12).

Resultados

Você também pode se interessar por:

Absoluta ABS01 / Braspress Alfran 450A (2021 – )

O protótipo Absoluta ABS01 é um projeto de João Alfran, e foi originalmente construído em 2005 para a equipe Braspress de Urubatan Helou. Agora o projeto ganha nova vida pelas mãos de Ney Faustini, para disputar a competitiva categoria P2 do Endurance Brasil.

MC Tubarão X (2014 – 2017)

O Tubarão X é a criação mais recente da linhagem de protótipos desenvolvidos pela equipe gaúcha MC Tubarão em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul.

GT Racecars DIMEP GT R1 / GeeBee R1 (2008 – 2019)

Desenvolvido na virada da década de 2000, o GT R1 possui uma rica história, dentro e fora das pistas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.