Temporada 2024 do Campeonato Gaúcho de Super Turismo

Hoje (06/abril) o Campeonato Gaúcho de Super Turismo vai dar início a sua temporada 2024, com a disputa das 2 Horas de Tarumã. Disputada desde 2016, a Super Turismo inicialmente nasceu para abrigar os modelos de Turismo e GTs mais antigos que deixaram de figurar nos grids da Endurance Brasil conforme os competidores desta última migraram para os protótipos mais potentes e modelos GT3 e GT4, porém a categoria hoje é muito mais do que isso, e conta com uma variedade técnica que forma um dos grids mais belos do país.

Para 2024 a categoria continuará disponibilizando a transmissão online pelo Curva do S, e o calendário terá 5 etapas, todas disputadas em pistas gaúchas e com 2 Horas de duração, à exceção das tradicionais 6 Horas de Guaporé:

  • 06/abril: 2 Horas de Tarumã
  • 18/maio: 6 Horas de Guaporé
  • 06/julho: 2 Horas do Velopark
  • 21/setembro: 2 Horas de Tarumã
  • 26/outubro: 2 Horas de Guaporé

Atualmente, o grid é composto por sete categorias, que por sua vez permitem a participação de diversos carros equalizados através de peso, restritores e dimensão/tipo dos pneus permitidos. Abaixo vamos conhecer um pouco do regulamento de cada categoria, os atuais campeões e os tipos de carro que podemos esperar ver nas pistas.

GT

Geralmente a categoria mais veloz e onde competem os favoritos pela vitória na geral. Entre os veículos admitidos estão:

  • GTs mais antigos como os Ferrari 430 e Lamborghini Gallardo GT3;
  • Lamborghini Gallardo GT3 com motorização Ford ou Maserati V8;
  • Carros de turismo importados como BMW 135i, Mercedes CLA 45 AMG Cup e C250 Cup;
  • Carros de turismo nacionais como VW Gol e Ford Focus;
  • Carros do antigo Trofeo Fiat Linea, com modificações livres e motor até 1.900 cm³; 
  • Carros do antigo Brasileiro de Marcas;
  • Veículos FIA TCR, como o Audi RS3 LMS;
  • Carros clássicos altamente modificados como Ford Maverick;
  • Protótipos Aldee RTT modificados, com motorização até 2.100 cm³;
  • Stock Car de chassi tubular;
  • Silhouettes comoTubarão MC40 e Porsche 914 silhouette.

O grande destaque da temporada promete ser o Tubarão MC40, um silhouette construído sobre um chassi adaptado de um protótipo MR18 e com motorização Honda K20, que campeão da categoria em 2023 com os pilotos Júlio Martini e Tiel Andrade.

Tubarão MC40. Fonte: Super Turismo. 📷 Contribuição apreciada

Outros destaques da temporada 2023 foram a presence de modelos GT3 da época da GT3 Brasil, como a Ferrari 430 GT3 e as duas Lamborghini Gallardo GT3 com motorização V8, de certa forma um resgate do espírito das carreteras do passado: a LP520 da Mottin Racing agora está equipada com motor Ferrari/Maserati F136 V8 e a LP560 de Fernando Poeta que utilizará motorização Ford Coyote 5.0 V8, similar à do protótipo MCR Grand Am.

Lamborghini Gallardo LP520 com motor Maserati/Ferrari F136 V8. Fonte: Super Turismo. 📷 Contribuição apreciada
Ferrari 430 GT3. Fonte: Super Turismo. 📷 Contribuição apreciada

GT Light

VW Gol Honda K20. Fonte: Super Turismo. 📷 Contribuição apreciada

Uma das novidades da temporada 2023 foi a criação da categoria GT Light, para alguns modelos previamente enquadrados na GT mas que já apresentavam um déficit de desempenho em relação aos modelos GT3 e silhouette mais recentes, além de modelos similares ao da categoria GT porém com preparação limitada. Podem competir na GT LIght os seguintes modelos:

  • Modelos Mercedes CLA 45 AMG Cup e C250 Cup;
  • Carros de turismo nacionais como VW Gol e Ford Focus;
  • Carros do antigo Trofeo Fiat Linea, com modificações livres e motor até 1.400 cm³; 
  • Carros do antigo Brasileiro de Marcas;
  • Veículos FIA TCR, como o Audi RS3 LMS;
  • Carros clássicos altamente modificados como Ford Maverick;
  • Stock Car de chassi tubular;

Atuais campeões: Bernardo Reuwsaat / Chico Möller – VW Gol Honda K20

TS

Os veículos admitidos são em boa parte similares aos da GT, porém com preparação limitada:

  • Maserati Trofeo;
  • Carros de turismo nacionais como VW Gol e Voyage;
  • Carros do antigo Trofeo Fiat Linea, conforme regulamento original;
  • Maserati Trofeo;
  • Protótipos Aldee RTT, com motorização até 2.100 cm³ 8V;
  • Mercedes CLA 45 AMG Cup e C250 Cup, conforme regulamento original das categorias;
  • Chevrolet Opala 4 e 6 cilindros;
  • Silhouettes baseados no chassi Aldee Spyder com motorização até 2.100 cm³ e câmbio H, como o Fuspyder de Rodrigo Bonora.
Maserati Trofeo. Fonte: Super Turismo. 📷 Contribuição apreciada
Aldee RTT. Fonte: Super Turismo. 📷 Contribuição apreciada

Atuais campeões: Luis Kreuz / Renato Kreuz / JB Rodrigues – Aldee RTT – Volkswagen

T1

Veículos de Turismo com motorização aspirada até 2.100 cm³, transmissão original e pneus slicks. Os atuais campeões são Alessandro Gandra e Pedro Ávila.

Fonte: Super Turismo. 📷 Contribuição apreciada

Atuais campeões: Alexandre Hoerlle / Marcelo Braga / Mauro Weck – Chevrolet Onix

T2

Veículos de Turismo com motorização aspirada até 1.700 cm³, transmissão original e pneus slicks, semi-slicks ou radiais. Atuais campeões: Márcio e Thiago Martins.

Fonte: Super Turismo. 📷 Contribuição apreciada

Atuais campeões: Alexandre Hoerlle / Marcelo Braga / Mauro Weck – Chevrolet Onix

TR

Veículos de Turismo, com motorização aspirada até 2.100 cm³, transmissão original e pneus radiais. Atual campeão: Paulo Roberto Júnior – Chevrolet Celta.

Fonte: Super Turismo. 📷 Contribuição apreciada

TL

Veículos da Turismo 1.4, Marcas 1.6 e Copa Fusca, com pneus radiais e sem modificações aerodinâmicas. Atual campeão: Leonardo “Passarinho” Flores – Chevrolet Onix.

Chevrolet Onix

Nota: os carros apresentados nesta postagem são uma coletânea dos modelos que participaram de provas nas temporadas 2021, 2022 e 2023, bem como alguns já anunciados para 2024. Não significa que todos estarão presentes durante a temporada, bem como existem novos carros que estão a caminho do campeonato. 

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