Nos anos iniciais do Endurance Brasil, carros de turismo dividiam o grid com os protótipos e GTs que permanecem até hoje. Devido à evolução do campeonato, as categorias de turismo deixaram de fazer parte do regulamento técnico a partir de 2018, com boa parte dos carros dessa especificação migrando para o Campeonato Gaúcho de Super Turismo, que teve sua temporada inaugural em 2017.
Na temporada 2015, existiam as classes T1 (Turismo 1 – carros turismo até 1.6, câmbio original), T2 (Turismo 2 – carros turismo até 2.1 aspirados, câmbio original), que eram uma evolução das classes VI e VII do Gaúcho de Endurance, além da TS (Turismo Super – carros turismo até 2.1, com possibilidade de câmbio sequencial). Em 2016, as classes T1 e T2 foram fundidas na classe T (Turismo) e finalmente, em 2017, todos modelos do tipo turismo competiram em uma classe T unificada.
Chevrolet Celta
Na primeira temporada do Endurance Brasil, o Chevrolet Celta do piloto Paulo Silva Jr. participou da prova de abertura, inscrito na classe TS, completando a prova na 25ª posição geral, e 2ª em sua classe.
Chevrolet Corsa B
Uma das figuras carimbadas entre os carros de turismo brasileiros nas temporadas 2015 e 2016 eram os Chevrolet Corsa da primeira geração fabricada no Brasil (os chamados Corsa B), como o carro #52 de Pedro Ávila e Tamar Peretti, que foi figura constante nas temporadas 2015 e 2016.
Ford Escort Mk4
Outra presença da primeira etapa do campeonato de 2015 for o Escort do piloto Telmo Jr, completando a prova na terceira posição da classe TS.
Ford Fiesta Mk4
Mais um competidor frequente dos primeiros anos do Endurance Brasil foi o Ford Fiesta de do trio Edi Postal, Eric Postal e Giancarlo Scomazzon, que se consagraram campeões da categoria T2 em 2015.
Volkswagen Fusca
Até mesmo o vetusto Fusca foi frequentador assíduo da fase inicial do campeonato, com algumas unidades participando nas classes T1 em 2015 e algumas participações em 2016 pela classe TS.
Volkswagen Gol G2
Figura frequente das pistas brasileiras, o Volkswagen Gol era figura certa da fase inicial do Endurance Brasil, principalmente nas três gerações construídas sobre a plataforma AB9, como o modelo abaixo, dos pilotos Daniel Elias e Luis Sena Jr, que venceram diversas provas na classe T2 em 2015.
Volkswagen Gol G3
Também a terceira geração do Gol esteve representada no Endurance Brasil, como o modelo campeão da classe TS em 2016.
Volkswagen Gol G4
A quarta geração do Volkswagen Gol também esteve representada no Endurance Brasil, marcando também o último título distribuído para carros deste tipo em 2017, para a dupla Juarez e Ricardo Terres.
Volkswagen Gol G5
Por fim, também a quinta geração do VW Gol esteve presente. Construído sobre a plataforma PQ24, o “Novo Gol” foi o carro que levou ao título da classe T1 em 2015 dois pilotos cuja história já é parte integral do endurance brasileiro, a dupla Aldoir Sette e Marçal Müller. Esse carro continua ativo em provas de endurance como do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, hoje equipado com motorização Honda K20 e transmissão sequencial Sadev, conquistando vitórias em provas importantes como as 6 Horas de Guaporé.
Volkswagen Golf Mk4
O Golf de quarta geração é outro daqueles carros raros de se ver nas pistas brasileiras, apesar da fama obtida pela versão GTI como um dos carros brasileiros mais velozes de sua época junto ao Fiat Marea Turbo e Audi A3 1.8 Turbo. Talvez pela inexistência de campeonatos focados nesta faixa de veículo, era raro vê-los na pista, porém uma grande exceção foi o Golf preparado pela Kratina Racing, que participou do Endurance Brasil entre as temporadas 2015 e 2017, pilotado por nomes como Gustavo Dal Bosco, Airton Diehl, Cristina Rosito e Arthur Caleffi.
Volkswagen Passat B1
Um dos clássicos do automobilismo brasileiro, o Passat de primeira geração tem um longo histórico em provas de longa duração, incluindo vitórias em provas icônicas como as Mil Milhas. Décadas após sua era de ouro, o modelo ainda fez boas aparições no Endurance Brasil, principalmente pelas mãos do grande Niltão Amaral e seu icônico Passat Canhão.
Volkswagen Voyage G5
Menos frequente que seu irmão Gol, o Voyage da plataforma PQ24 também esteve presente na temporada 2016, pelas mãos do trio Telmo Jr., Silvio Lodi e Alessandro Pedoni.
Volvo C30
Um “estranho” no ninho de modelos turismo brasileiros, o Volvo C30 da equipe MC Tubarão tem uma história peculiar. Desenvolvido pela equipe gaúcha à pedido da Eurobike, representante da Volvo no país, para uma categoria monomarca que acabou cancelada antes mesmo de iniciar, devido à crise de 2008, esse Volvo C30 foi convertido em carro de endurance, com diversas participações em campeonatos e provas como as 12 Horas de Tarumã. No Endurance Brasil, foi pilotado por nomes como Cícero Paiva, Júlio Martini e Rodrigo Bacher, este último que se sagrou campeão da categoria TS à bordo do hatch sueco na temporada 2015.
Todos os campeões
Todos os vencedores
Aproveito para deixar uma nota de agradecimento ao trabalho do Niltão Amaral do Blog do Passatão, que manteve os registros dos resultados das temporadas iniciais do Endurance Brasil, que foi de valor inestimável para o levantamento das estatísticas desta publicação.