Inicialmente, o regulamento do Endurance Brasil dividia os modelos “gran-turismo” nas classes GT1 e GT2. Colocamos gran turismo entre aspas, pois além de modelos realmente GT, modelos turismo com performance mais elevada e até mesmo carros da Stock Car eram permitidos nesta fase do regulamento. A partir de 2018, a nomenclatura das categorias foi alinhada à nomenclatura internacional da FIA, e com algumas mudanças técnicas deu origem às classes GT3 e GT4 vigentes até hoje. Na lista de hoje, vamos relembrar todos os carros classificados como GT2 entre as temporadas 2015 e 2017.
BMW E36 M3 Chevrolet V8
Presença frequente nas temporadas iniciais do Endurance Brasil foi a BMW M3 E36 equipada com motor Chevrolet V8 de Rui Machado e Jorge Alberto Machado, uma legítima carretera do terceiro milênio, e que conquistou como melhor colocação final um segundo lugar na abertura do campeonato 2017.
BMW E36 Série 3
Outra BMW Série 3 da geração E36 à participar do Endurance Brasil foi o carro branco pilotado por Ésio Vichiese e Reinaldo Rossati nas 3 Horas de Tarumã de 2017, etapa de encerramento do campeonato. Eles largaram na última posição do grid e completaram apenas 13 voltas na prova.
BMW E92 M3 GTS V8
Um dos modelos mais icônicos da primeira fase do Endurance Brasil foi a BMW M3 GTS da equipe Eurobike, sempre com Henry Visconde ao volante. Construída à partir de uma das 138 unidades construídas da BMW M3 GTS, o modelo foi preparado pela MC Tubarão, mantendo o motor BMW S65 4.4 V8 e inicialmente com uma preparação mais leve, sendo enquadrada na classe GT2, conquistando 3 vitórias na sua classe, na sexta etapa da temporada 2015 (Tarumã) e sexta e sétima etapas da temporada 2016 (Guaporé e Tarumã, respectivamente). Em 2017 o modelo recebeu um upgrade, e passou a competir na classe GT1.
Chevrolet Astra Stock Car
O Chevrolet Astra Stock Car de Reinaldo Rena e Roberto Rossatti participou de 3 etapas da temporada 2015 do Endurance Brasil, sem apresentar resultados expressivos até ser substituído na etapa de encerramento por outro Stock Car, com a bolha do Peugeot 307 Sedan.
Chevrolet Montana Stock Car
Outro carro da Stock Car na classe GT2 foi a Chevrolet Montana que se classificou na 30ª posição para os 500 km de Interlagos em 2017, e seria pilotada por Ésio Vichiese e Giulio Borlenghi, porém não chegou a largar após uma quebra durante o Warm-up.
Fiat Linea Trofeo
O Linea Trofeo foi criado para os extintos Trofeo Linea e Copa Fiat, campeonato monomarca patrocinado pela Fiat que recebeu diversos pilotos brasileiros de primeira linha como Cacá Bueno, Christian Fittipaldi, Marcos Gomes e diversos outros. À partir do Fiat Lineat T-JET, o modelo de competição recebeu um motor FIRE 1.4 T-JET preparado pela FPT, com transmissão Sadev sequencial de 6 marchas e teve o chassi preparado pela Metalmoro, que executou a montagem final do carro. Após o fim do campeonato em 2012, vários dos carros fabricados encontraram abrigo nas provas de longa duração, no Gáucho de Endurance e posteriormente no Endurance Brasil. Na classe GT2, os modelos Fiat conquistaram duas vitórias, nas 3 Horas de Santa Cruz do Sul (2015) e nos 500 km de São Paulo (2017).
Ford Maverick
Duas unidades do clássico Ford Maverick participaram da prova de encerramento da temporada 2015, disputada em Tarumã. Os carros #164 de Marcos Philippi e Márcio Philippi e #302 de Thadeu Enzweiler conquistaram a quarta e quinta posições na classe GT2, respectivamente.
Maserati Trofeo
Primeira categoria moderna de GTs a competir no Brasil, o Trofeo Maserati nasceu em 2004 e seguiu em disputa até 2010, quando os modelos remanescentes foram integrados à classe GT4 da extinta GT Brasil. Com o fim da GT Brasil em 2011, alguns modelos seguiram para o sul do Brasil, integrando o grid do Gaúcho de Endurance e posteriormente Endurance Brasil, dominando a classe GT2 entre as temporadas 2015 e 2017, com 10 vitórias em 18 provas nesse período, com destaque para os pilotos Luis Augusto e Luis Fernando Bassani, Telmo Tecchio, Roberto Lacombe a Arthur Caleffi.
Mitsubishi Lancer Evolution X Cup R
Outro carro oriundo de campeonatos monomarca, o Lancer Evolution X Cup R de Marco Scalamandré, Rodrigo Garcia e Ricardo Landi. Com o fim da Lancer Cup, a Mitsubishi vendeu os carros da categoria para os pilotos. Na configuração Cup R, o carro é basicamente um Lancer Evolution X com motor e transmissão originais, porém recebendo a devida preparação com santantonio, preparação de suspensão, pneus slick e capo e porta-malas em fibra de vidro para alívio de peso. Após ver o bom desempenho dos Linea Trofeo na classe GT2, Rodrigo Garcia leu o regulamento do campeonato e chegou a conclusão de que o Lancer seria competitivo, o que realmente aconteceu já que o trio venceu na pista ficou na segunda posição na GT2, após uma punição de 1 volta + 2 segundos (sem a punição, teriam vencido a prova).
Peugeot 307 Stock Car
Mais um Stock Car da nossa lista, a bolha do Peugeot 307 também esteve presente no Endurance Brasil, estreando na etapa de encerramento da temporada 2015 com Reinaldo Rena e Roberto Rossatti, que participaram de diversas provas entre as temporadas 2015 e 2017 na classe GT2.
Peugeot 408 Stock Car
A outra “bolha” Peugeot da Stock Car, baseada no 408, também esteve presente no Endurance Brasil, competindo nos 500 km de Curitiba de 2017 com Giulio Borlenghi e Rafael Reis, conquistando a pole position e vitória em sua classe nesta etapa.
Volkswagen Golf
O Golf de quarta geração é outro daqueles carros raros de se ver nas pistas brasileiras, apesar da fama obtida pela versão GTI como um dos carros brasileiros mais velozes de sua época junto ao Fiat Marea Turbo e Audi A3 1.8 Turbo. Talvez pela inexistência de campeonatos focados nesta faixa de veículo, era raro vê-los na pista, porém uma grande exceção foi o Golf preparado pela Kratina Racing, que participou do Endurance Brasil entre as temporadas 2015 e 2016 na classe TS, pilotado por nomes como Gustavo Dal Bosco, Airton Diehl, Cristina Rosito e Arthur Caleffi. Na temporada 2017 o carro “subiu” de classe, e passou a competir na classe GT2, onde obteve uma vitória na etapa de encerramento em Tarumã, com Arthur Caleffi e Gustavo dal Bosco. Esse carro segue ativo no automobilismo gaúcho, tendo participado da temporada 2023 da Superturismo
Volvo C30
Outro hatch médio que competiu nas temporadas 2015 e 2016 na classe TS, o Volvo C30 preparado pela MC Tubarão seguiu na disputa da temporada 2017, subindo para a classe GT2 e conquistando a vitória em sua classe nas 3 Horas de Santa Cruz do Sul, pilotado por Arthur Caleffi e Cleyton Krause. O modelo segue ativo nas pistas até hoje, como carro da clínica de pilotagem da MC Tubarão e também no Campeonato Gaúcho de Endurance.
Aproveito para deixar uma nota de agradecimento ao trabalho do Niltão Amaral do Blog do Passatão, que manteve os registros dos resultados das temporadas iniciais do Endurance Brasil, e à página Racecarpress cujos registros das histórias e lançamentos dos protótipos dos anos iniciais foram de valor inestimável para o levantamento das estatísticas desta publicação. Também ao Rodrigo Garcia, pelas informações disponibilizadas sobre o Lancer Evolution X Cup R, que ele pilotou.
Todos os campeões
Todos os vencedores
Aproveite também para conhecer as outras partes já publicadas dessa série:
Parte 2: Endurance Brasil: todas as marcas e modelos de protótipos P4
Parte 1: Endurance Brasil: todas as marcas e modelos de carros de turismo