Primeiras Impressões – Aston Martin Valkyrie AMR-LMH

Introdução

Anunciada junto à Toyota como um dos fabricantes a se comprometer ao regulamento dos Hypercars, após idas e vindas a Aston Martin acabou abandonando o projeto, alegando ser desalinhamentos com o processo de convergência entre IMSA e ACO para que os LMH e LMDh pudessem competir juntos no WEC e eventualmente no WeatherTech SportsCar Championship. Com isso, o projeto que já havia sido iniciado deu origem ao Valkyrie AMR-Pro, uma versão do Valkyrie para track days, vendida para clientes especiais da marca inglesa.

📷Aston Martin.

Ressurreição do programa Valkyrie Hypercar

Contudo, em uma reviravolta inesperada, a equipe Heart of Racing, tradicional parceira da Aston nas categorias GT anunciou que iria ressuscitar o programa Valkyrie Hypercar, e vêm testando as soluções do novo carro desde 2023 utilizando dois chassis do Valkyrie AMR-Pro. No dia 17/07 surgiram no Reddit- (r/wec) as primeiras imagens do Valkyrie LMH em testes no circuito de Silverstone, e hoje trazemos uma análise comparativa entre o Valkyrie AMR-Pro e o Valkyrie AMR-LMH, mostrando as principais modificações entre as duas versões.

Análise técnica

📷r/wec & @scottsdale_carspotting.

A asa dianteira (1) foi completamente redesenhada no Valkyrie LMH, com um perfil mais plano e um segundo elemento em contraste ao perfil curvo com um gerador de vórtice no foot plate do AMR-Pro. Mas a maior mudança visual ficou na carenagem logo abaixo dos faróis (2), que no LMH se projeta à frente. Sobre as caixas de roda, foram adicionadas as aberturas de ventilação (3), para se adequar ao regulamento. Podemos ver uma solução interessante na asa traseira (4a), com a presença das famigeradas fences aerodinâmicas integradas a uma espécie de suporte adicional para a asa, lembrando um pouco a solução do Peugeot 9X8 Evo, como podemos ver na imagem abaixo (4b)

📷r/wec & @scottsdale_carspotting.

Além disso, podemos ver que o difusor traseiro do LMH é diferente (5a), porém segue uma filosofia de design similar ao do AMR-Pro (5b), perdendo apenas os strakes posicionados atrás das rodas traseiras. A asa traseira, também ter um perfil plano, tal como na asa dianteira, e os endplates são maiores e de um formato mais “tradicional”. Na lateral, os louvres (6) não estão mais presentes na versão LMH e as aberturas de ventilação das caixas de roda dianteiras seguem um design muito parecido ao do AMR-Pro (7a e 7b). Por sinal, essa solução lembra muito a do TMC M1, de Tarso Marques.

TMC M1

Além disso, no Valkyrie LMH estão presentes diversos fences: um pequeno logo à frente da abertura da caixa de roda dianteira (8a), outro próximo ao centro das caixas de roda (8b) e mais um par sobre o teto (8c), algo que temos visto em diversos protótipos tanto no regulamento LMH quanto LMDh.

📷r/wec & @spencermodes.

A barbatana dorsal também é bem maior (9a) tem maiores área superficial do que o AMR-Pro (9b), outro ponto de adequação ao regulamento. Além disso, podemos ver que o assoalho passou a ter um desenho simplificado (10a), perdendo elementos como os geradores de vórtice (10b).

Apesar das muitas diferenças, é interessante notar que o Valkyrie AMR-LMH mantém a essência do Valkyrie de rua e muito mais com o AMR-Pro, além do excelente motor aspirado V12 que compartilha da mesma arquitetura dos demais modelos da Aston Martin.

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