Em 2018 o Endurance Brasil sofreu uma completa reformulação de suas classes, com os modelos GT seguindo a nomenclatura padrão da FIA. Enquanto na GT3 viu a chegada de diversos GT3 modernos e a presença de alguns GT3 da extinta GT3 Brasil, a GT4 recebeu além dos GT4 homologados uma miríade de modelos que antes competiam nas classes GT1 e GT2.
Audi A3 DTCC
Desenvolvido pela MC Tubarão para o DTCC (Driver Touring Car Cup), o A3 DTCC perdeu peso (de 1.396 para 1.040 kg) e ganhou potência em relação ao A3 de rua, chegando aos 200 cv. Após o final do campeonato, diversas unidades encontraram nova vida em provas de Endurance e do Paulista de Automobilismo. No Endurance Brasil, o modelo estreou em 2024, através da equipe Mamba Negra Racing, tendo como melhor colocação final uma terceira posição no Velocittà.
Audi RS3 LMS TCR
Importado pela Eurobike em 2018, o RS3 LMS foi o primeiro TCR a competir nas pistas brasileiras, muitos anos antes da chegada oficial da TCR na América do Sul em 2021. Inicialmente, o modelo competiu na classe GT4 na temporada 2018, migrando para a GT4 Light entre 2019 e 2020. Após um período competindo em provas regionais, o “Voyagão”, como o modelo ficou conhecido, retornou ao Endurance Brasil em 2024, sempre pela equipe Eurobike. Em 2024, conquistou sua primeira vitória na classe, nas 3 Horas do Velocittà.
BMW E36 M3 Chevrolet V8
Presença frequente nas temporadas iniciais do Endurance Brasil foi a BMW M3 E36 equipada com motor Chevrolet V8 de Rui Machado e Jorge Alberto Machado, uma legítima carretera do terceiro milênio, que competiu pela classe GT2 inicialmente. Com a implementação da GT4, a classica BMW competiu apenas nas 4 Horas de Interlagos em 2018, abandonando a prova com menos de duas horas de disputa.
BMW E92 M3 GTS V8
Um dos modelos mais icônicos da primeira fase do Endurance Brasil foi a BMW M3 GTS da equipe Eurobike, sempre com Henry Visconde ao volante. Construída à partir de uma das 138 unidades construídas da BMW M3 GTS, o modelo foi preparado pela MC Tubarão, mantendo o motor BMW S65 4.4 V8 e inicialmente com uma preparação mais leve, sendo enquadrada na classe GT2, conquistando 3 vitórias na sua classe. Em 2017 o modelo recebeu um upgrade desenvolvido pela MC Tubarão, incluindo um bodykit GTR da preparadora alemã Floßmann, passando a competir na classe GT1, conquistando uma vitória em sua classe nos 500 km de São Paulo. A partir de 2018, o modelo passou a competir na classe GT4, conquistando a vitória da primeira prova da GT4 no Endurance Brasil, com Guilherme e Sérgio Ribas, única prova para a qual foi inscrito na temporada. Em 2020, Henry Visconde voltou a utilizar a BMW M3 E92 na classe GT4, porém a chegada de modelos GT4 atuais como Mercedes AMG e McLaren 570S, conseguindo como melhor posição um quarto lugar nas 4 Horas de Goiânia. A despedida do modelo das pistas aconteceu nas 1.000 Milhas de 2021, encerrada precocemente após um acidente com um competidor.
BMW F82 M4 GT4
Após anos competindo com o BMW M3 GTS a Audi RS3 TCR, para a temporada 2021 a equipe Eurobike apostou em um GT4 “verdadeiro”. A geração F82 do BMW M4 estreou nas pistas em 2017, com destaque para as vitórias na classe SP10 das 24 Horas de Nurburgring, e títulos no campeonato francês de GT4. No Endurance Brasil, o modelo conquistou duas vitórias em sua classe, além do vice-campeonato em sua classe para Henry Visconde e Lucas Foresti.
BMW F87 M2 CS Racing
A partir da temporada 2022, a equipe Eurobike trouxe o BMW M2 CS Racing como sua arma para disputar o campeonato da classe GT4. Sendo a porta de entrada dos carros de competição da fábrica Bávara, o M2 CS Racing é derivado do M2 de rua, mantendo a motorização S55 3 litros biturbo e transmissão de dupla embreagem com 7 marchas, com as devidas modificações de segurança e pequenas modificações aerodinâmicas. No Endurance Brasil, o modelo conquistou diversos pódiums.
BMW F87 M240i
Outro desenvolvimento da MC Tubarão, o BMW M240i da equipe Eurobike estreou nas pistas em 2023 na etapa de encerramento do Campeonato Gaúcho de Endurance, vencendo a classe GT1 com Tiel Andrade. Com uma preparação leve de motor e mantendo a transmissão automática de oito velocidades, o M240i venceu ainda a classe GT4 Light nas 1.000 Milhas de 2024. No Endurance Brasil, estreou na terceira etapa da temporada 2024, no Velocittá com Fernando Gorayeb, Adriano Buzaid e Witold Ramasauskas na direção. Infelizmente o trio abandonou com 52 voltas, após uma quebra de rolamento.
BMW G20 320i
Outro projeto da MC Tubarão e Eurobike que estreou na temporada 2024 do Endurance Brasil foi o BMW 320i geração G20. Concebido para um campeonato monomarca da Eurobike, o carro apareceu nas pistas pela primeira vez na segunda etapa, as 4 Horas de Interlagos. Pilotado por Fernando Rebellato e Rodrigo Garcia, o carro completou 69 voltas antes de abandonar a prova.
Chevrolet Montana Stock Car
Um dos Stock Car a disputar a classe GT4 do Endurance Brasil, a picape Montana dos pilotos Ésio Vichiesi e Felipe Franco largou dos boxes nas 4 Horas de Interlagos, segunda etapa da temporada 2018 para completar a prova na 19ª posição geral e 5ª posição na classe GT4. Nas 3 Horas do Velopark, agora em parceria com Roberto Rossatit, Vichiese conquistou a 15ª posição geral, e 2ª na GT4.
Chevrolet Vectra Stock Car
Figura clássica das provas de endurance brasileiras, o Vectra Stock Car V8 do trio Edras, Esdras e Juarez Soares também participou das etapas paulistas da temporada 2017 do Endurance Brasil na classe GT1. Em 2018, participou das provas em Interlagos e no Velocittà, completando na sexta posição em sua classe a primeira prova e abandonando a segunda.
Dodge Challenger
Construído sobre o chassi de um Stock Car, o Challenger de André Carrillo é um dos carros que mais permanecem na memória dos fãs, mesmo tendo participado de poucas provas no campeonato. Pilotado por André em dupla com Rodrigo Corbisier, o Challenger V8 participou apenas de uma prova na classe GT1, os 500 Km de Interlagos em 2017, porém seguiu competindo em 2018 na classe GT4, conquistando uma vitória em sua classe nas 4 Horas do Velocittà em 2018
Fiat Linea Trofeo
O Linea Trofeo foi criado para os extintos Trofeo Linea e Copa Fiat, campeonato monomarca patrocinado pela Fiat que recebeu diversos pilotos brasileiros de primeira linha como Cacá Bueno, Christian Fittipaldi, Marcos Gomes e diversos outros. À partir do Fiat Linea T-JET, o modelo de competição recebeu um motor FIRE 1.4 T-JET preparado pela FPT, com transmissão Sadev sequencial de 6 marchas e teve o chassi preparado pela Metalmoro, que executou a montagem final do carro. Após o fim do campeonato em 2012, vários dos carros fabricados encontraram abrigo nas provas de longa duração, no Gáucho de Endurance e posteriormente no Endurance Brasil. Em 2018, alguns modelos Fiat competiram na classe GT4. A última participação de um Linea no Endurance Brasil aconteceu nas 4 Horas de Goiânia em 2022, com a quinta posição do trio Rodrigo Lemke, Marcelo Lemke e André Jesus.
Ford Mustang GT4
Uma das novidades da temporada 2021 do Endurance Brasil foi a chegada do Ford Mustang GT4 da equipe Autlog. Em contraste aos sofisticados modelos europeus, o pony car americano trazia uma sonoridade mais rústica às pistas com seu motor Coyote V8. Estreando nas 4 Horas de Santa Cruz do Sul, o Mustang conquistou 4 vitórias na classe GT4 entre as temporadas 2021 e 2023, além de ter feito parte da campanha do título de Cássio Homem de Melo, Flávio Abrunhoza e André Moraes Jr na temporada 2021.
Ginetta G55 GT4
Após dominar a temporada 2018 do Endurance Brasil na classe GT4, a chegada de modelos mais modernos como Mercedes AMG e McLaren 570S e a falta de um BoP adequado fez com que os Ginetta migrassem no meio da temporada 2020 para a classe GT4 Light. Ainda que na prática os carros ingleses fossem competitivos em ritmo de prova, conquistando por vezes posições acima dos GT4 da classe principal, esse rebaixamento levou a uma perda do título, mesmo com 4 vitórias em 6 provas. Durante a temporada 2021, novamente os Ginetta dominaram a GT4 Light, com 100% de aproveitamento em vitórias.
McLaren 570S GT4
Uma das novidades trazidas em 2020 para o Endurance Brasil foram as McLaren 570S GT4 que competiram até a temporada 2023. Apesar do potencial, os bólidos ingleses jamais conquistaram uma vitória em sua classe, tendo sua performance obscurecida pela dominância das Mercedes AMG na classe GT4.
Mercedes AMG GT4
Estreando em 2019 nas pistas brasileiras, as Mercedes AMG GT4 tiveram um início razoável, com apenas uma vitória na temporada 2019. Em 2020, porém, dominou completamente a classe, com 6 vitórias e o título para Léo Sanchez e Átila Abreu. No ano seguinte houve uma revisão do BoP, a classe voltou a se tornar mais equilibrada, porém as Mercedes continuaram dominando com 5 vitórias em 2021, 4 vitórias em 2022 e 3 vitórias em 2023.
Mercedes CLA 45 AMG
Desenvolvido em 2014 para a AMG Cup, alguns Mercedes CLA 45 AMG acabaram encontrando nova vida em provas de longa duração, como no Endurance Brasil nas classes GT4 (2018) e GT4 Light (a partir de 2019). Na GT4 Light, as Mercedes dominaram a temporada 2019 com 5 vitórias, mesmo frente à competição do Audi RS3 TCR da Eurobike, sangrando Junior Victorette e Marcelo Karam como campeões. Com a chegada das Ginetta G55 na classe GT4 Light em 2020, ficou praticamente impossível para um carro turismo como as Mercedes vencer provas, porém como essa mudança de enquadramento ocorreu na terceira etapa do campeonato, a constância de Tuca Antoniazzi o levou ao título da classe.
Mitsubishi Lancer Evolution X Cup R
Outro carro oriundo de campeonatos monomarca, o Lancer Evolution X Cup R de Marco Scalamandré, Rodrigo Garcia e Ricardo Landi, que conquistou a segunda posição nos 500 km de Interlagos na classe GT2 em 2017. Com a reformulação das classe em 2018, o Lancer recebeu faróis amarelos (obrigatórios para os modelos GT após 2018), além das rodas e asa traseira do modelo RS. Nessa configuração, o trio conquistou a terceira posição nas 4 Horas de Interlagos, atrás do Audi RS3 TCR e do Mercedes CLA 45 AMG (e que teria sido uma segunda posição, não fosse um pneu furado). A história completa você pode ler aqui.
Peugeot 307 Stock Car
Mais um Stock Car da nossa lista, a bolha do Peugeot 307 também esteve presente no Endurance Brasil, estreando na etapa de encerramento da temporada 2015 com Reinaldo Rena e Roberto Rossatti, que participaram de diversas provas entre as temporadas 2015 e 2017 na classe GT2. Com a unificação dos GTs mais lentos na classe GT4 em 2018, competiram nas 4 Horas de Interlagos, conquistando a 4ª posição em sua classe.
Porsche Cayman 718 CS GT4
Uma das últimas adições da classe GT4, o Porsche Cayman 718 CS GT4 da equipe Stuttgart Porsche estreou em 2022 quase levando as 1.000 Milhas na classificação geral, e conquistando 3 vitórias em sua classe. Em 2023, novamente os Porsche conquistaram três vitórias em sua classe, além do título para Jacques Quartiero e Danilo Dirani. Em 2024, em parte devido à ausência de outros modelos GT4 “puros” nas pistas, os bólidos alemães dominaram a temporada, vencendo sete das oito etapas disputadas.