500 Milhas de Londrina 2021

Foi confirmada pelos promotores Beto Borghesi e Aloysio Moreira a realização da edição 2021 da 29ª Edição das 500 Milhas de Londrina, prevista para os dias 22 e 23 de outubro. 

Fonte: Automania.

Uma das provas de longa duração mais tradicionais do automobilismo brasileiro, a prova não será disputada no último final de semana de novembro como era tradição para se adequar aos calendários do Autódromo Internacional de Londrina e dos pilotos que pretendem participar da prova, já que existe um acúmulo de provas no final do ano devido às realocações de eventos geradas pela pandemia. 

Outra novidade, e mais importante, é a união dos organizadores Beto Borghesi (500 Milhas) e Silvio Zambello (500 Km) a disputa da Corrida dos 500 em outubro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, na data já reservada para as 500 Milhas de Londrina.

Conforme explica Beto Borghesi, os competidores terão que arcar com uma única inscrição e a premiação será separada. Quando forem completados os 500 km será dada a bandeirada definindo o resultado, porém a prova continuará até que se completem as 500 Milhas (aproximadamente 800 km). 

A disputa seguirá o regulamento das 500 Milhas, e os organizadores esperam que cerca de 30 carros sejam inscritos. Ainda segundo os organizadores, a experiência pode dar origem a um novo campeonato de provas de longa duração incluindo as duas tradicionais provas e um terceiro evento em Curitiba, com foco em um baixo custo para os competidores.

No final de semana ainda serão realizadas provas preliminares da Speed Fusca, Copa Opala 4.100 e Copa Super 4.100, prometendo um show adicional para o evento.

Categorias

O grid da prova de 2021 será composto por protótipos e modelos turismo e gran turismo, divididos em sete categorias:

Categoria I (Força Livre)

Protótipos e modelos Gran Turismo. Os protótipos seguem uma divisão em peso e capacidade do tanque similar ao utilizado atualmente na categoria P2 do Endurance Brasil. Nosso entendimento é de que a categoria esteja aberta a protótipos P1, P2 como AJR, Sigma P1, MCR Grand Am e Absoluta ABS01, bem como modelos GT3 e GT4 que competem no país.

Categoria II (Sport Protótipos Aspirados 16V)

Equivalente à categoria P3 do Endurance Brasil, para protótipos equipados com motor aspirado multiválvulas até 2.150 cm³ de cilindrada. Essa categoria deve receber principalmente protótipos MRX e outros projetos como o Roco 001 de Robbi Perez e José Cordova ou o protótipo H1-R Hayabusa de Emílio Padrón.

Categoria III (Sport Protótipos Aspirados 8V)

Equivalente à categoria P4 disputada até 2019 no Endurance Brasil, para protótipos equipados com motores aspirados de 8 válvulas, até 2.100 cm³, deve receber protótipos Aldee Spyder e Aldee RTT equipados com motores AP.

Categoria IV (Silhouette / Maserati Trofeo / GT3 Light)

Engloba modelos silhouette como os carros que competiam na Stock Car e o protótipo Metalmoro MR500, modelos GT3 com ano de fabricação até 2008, Maserati Trofeo e BMW M3.

Categoria V (Turismo e Turismo Sobrealimentado)

Para modelos do tipo turismo como Trofeo Linea, Mercedes-Benz Challenge, Brasileiro de Marcas e outros similares.

Categoria VI (Turismo slick)

Para modelos turismo similares aos utilizados no Turismo Nacional, equipados com pneus slick ou semi-slick, e outros modelos de produção em série adaptados para as pistas.

Categoria VII (Marcas / Speed Fusca)

Para modelos de campeonatos regionais de marcas e Speed Fusca, equipados com pneus radiais, seguindo o regulamento do campeonato paranaense.

Esta página será atualizada conforme forem divulgadas maiores informações referentes à lista de inscritos, programação, transmissão do evento e resultados.

Maiores informações sobre o regulamento e inscrições podem ser encontradas no site da prova.

Lista de inscritos

Poucos mais de um mês após a confirmação de sua realização, o grid da Prova dos 500 já ganha corpo, com cerca de 30 inscritos para a prova. Iremos acompanhar de perto as novidades enquanto mantemos a lista atualizada:

  1. Categoria I – Absoluta Racing – Absoluta ABS01 – Ney Faustini / Ney de Sá Faustini
  2. Categoria I – 2GO – Chevrolet Vectra Stock Car – Edra Soares / Esdras Soares / Juarez Soares
  3. Categoria I – Furlan Racing – Furlan GT40 – Ricardo Cimatti
  4. Categoria I (?) – Bana Racing – Predador (?) – Jair Bana / Duda Bana
  5. Categoria I – BMW V8 – Jorge Machado / Luis Finotti
  6. Categoria II – Motorcar – Metalmoro MRX – Carlos Antunes / Yuri Antunes
  7. Categoria II – 2GO – Metalmoro MRX – Edra Soares / Esdras Soares / Juarez Soares
  8. Categoria II – LT Team – Metalmoro MRX – tbc
  9. Categoria II – LT Team – Metalmoro MRX – tbc
  10. Categoria II – Motorcar – Metalmoro MRX – Rafael Simon / Gustavo Simon
  11. Categoria II (?) Roco Racing – Roco 001 (?) – José Cordova
  12. Categoria II – tbc – Metalmoro MRX – Ricardo Furquim / José Tinoco
  13. Categoria III – HT Guerra – SP Mec 1R – Leandro Guerra / tbc
  14. Categoria III – LT Team – Aldee Spyder – tbc
  15. Categoria III – LT Team – Aldee Spyder – tbc
  16. Categoria IV – RTC Racing Team – Chevrolet Astra Stock Car – Ricardo Domenech / Rogério Barbato
  17. Categoria V – HT Guerra – Aldee RTT – tbc
  18. Categoria V – Arias – Volkswagen Gol 2.0 – Carlos Vallone
  19. Categoria V – Mamba Negra – Volkswagen Brasília (?) – Marcelo Servidone
  20. Categoria V – Ford Escort 2.0 – Amauri
  21. Categoria V – Alfa Romeo 156 – Erik Grosso
  22. Categoria V – Honda Civic Si – Tiago Pereira
  23. Categoria V – Mi Motors – Volkswagen Scirocco – Pedro Alexandre / Maurício Marchionni / Marcelo Dias / Wagner Sobrinho
  24. Categoria V – Aldee RTT – Rafael Thiamer / Maurício Marchoni
  25. Categoria V – NC Racing – Chevrolet Cruze – Nilson Ribeiro / José Roberto Ribeiro
  26. Categoria V – Semage – Aldee RTT – Ademir Pardo / Diego Pardo
  27. Categoria VI – Mi Motors – Volkswagen Voyage – Luciana Klai / Patrícia Sobrinho / Fátima Escaleira
  28. ? – Equipe Billy – tbc – tbc

História da prova

A prova das 500 Milhas de Londrina foi criada em 1992, para celebrar a inauguração do Autódromo Internacional Ayrton Senna, e desde 1993 é organizada pela dupla Beto Borghesi e Aloysio Moreira. Desde a primeira edição a prova não foi realizada apenas em 2020, devido às incertezas trazidas pela pandemia de Covid-19Nesse período o evento cresceu e se tornou em uma das corridas de longa duração mais tradicionais do país ao lado das 12 Horas de Tarumã, 500 Quilômetros de São Paulo e Mil Milhas Brasileiras.

Abaixo o histórico de vencedores da tradicional prova (em negrito vencedores na classificação geral):

1992
Força Livre 2.000 / 5.000 – Ariel Barranco / Javier Perez

Marcas – Tazzio Borghesi / Luís Bley Jr
Speed – Jair Bana / Nelson Barreto
Largaram 30 e chegaram 16 carros duração da prova: 06h53m31s330

1993
Força Livre 2.000 / 5.000 – Roman Kowalzuck / Luís Bley Jr / Plácido Iglesias

Marcas – Morvan Tacla / Roberto Baú / Thales Polis
Speed – Rolemberg Vidotti / Fábio Vidotti
Largaram 33 e chegaram 21 carros duração da prova: 06h49m36s539

1994
Força Livre 5.000 – Almir Donato / Tony Garcia / Oscar Chanosky
Força Livre 2.000 – Tadeu Kowalzuck / Roman Kowalzuck
Marcas – Morvan Tacla / Roberto Baú/ Thales Polis
Speed – Marcus Peres / Rolemberg Vidotti
Largaram 36 e chegaram 26 carros duração da prova: 07h01m04s677

1995
Força Livre e Aldee – Arley Marroni / Gastão Weigert / Mário Yokota
Força Livre Turismo 2.000 – Gilson Reikdal / Arthur Nunes / Jair Bana
Marcas – Luís Carlos Moreno / Roque Lisboa
Speed – Valter Pruner / César Pruner
Largaram 40 e chegaram 27 carros duração da prova: 06h49m08s484

1996
Força Livre e Aldee – Luís Carlos Stinchi / Ilidio Moscoso
Marcas – Roberto Baú / Francisco Helm
Speed – Camilo Cavatorta / Cláudio Gloria
Largaram 36 e chegaram 27 carros duração da prova: 6h42m57s794

1997
Força Livre e Aldee – Tadeu Kowalczuk / Roman Kowalczuk
Marcas A – João Finardi / Angelo Batistela
Marcas B – Valter Pruner / Ricardo Pruner
Speed – Camilo Cavatorta / Cláudio Gloria
Largaram 36 e chegaram 27 carros duração da prova: 6h42m57s794

1998
Força Livre e Aldee – Tadeu Kowalczuk / Roman Kowalczuk
Marcas A – João Finardi/Danilo Vianna/M. Vianna Neto
Marcas B – José Augusto Rapcham/Carlos Rapcham
Speed – Julio Cezar Saravy/Nilson Scarpeta
Largaram 35 e chegaram 27 carros duração da prova: 7h00m21s852

1999
Força Livre – Luciano/Tazzio/Beto Borghesi
Marcas A – Beto Cazumi/Luciano Ghelardi
Marcas B – José Augusto/Carlos Rapcham
Speed – Claudemir/João Maistro
Largaram 35 e chegaram 27 carros duração da prova: 6h47m35s955

2000
Força Livre – Luciano Borghesi/Tazzio Borghesi

Marcas A – Beto Cazuni/Luciano Ghilardi
Marcas B – Susumo Kurahashi/Sapia Jr.
Speed – Mário Cotarelli/José Carlos Messas/Maicon Tumiate
Largaram 27 e chegaram 21 carros duração da prova: 6h42m06s614

2001
Força Livre – Jair Bana/Eduardo Bana/Sérgio Ribas

Marcas A – João Finardi/Sanito Cruz Jr.
Marcas B – Camilo Cavatorta/Mário Marcondes/Ricardo Ika Moreira
Speed – Cesar Pruner/Ciro Moreira

2002
Força Livre – Fabio Machado/Gastão Weigert

Força Livre Turismo 2.000 – João Finardi/Sanito Cruz
Marcas – José Augusto Rapcham/Sapia Jr.
Speed – Cesar Pruner/Ciro Moreira/Douglas Lopes
Largaram 28 e chegaram 24 carros duração da prova: 6h48m30s882

2003
Força Livre – José Rapcham/Henrique Favoreto/Antonio Oliveira Jr.

Força Livre Turismo 2.000 – João Finardi/Sanito Cruz Jr. / ngelo Batistela
Marcas – Ciro Moreira/Douglas Lopes
Speed – Ricardo Mello/Odone Ranochi/Orley Silva
Largaram 39 e chegaram 17 carros duração da prova: 6H48M46S750 (252 voltas – prova interrompida devido à chuva)

2004
Força Livre – Marcio Lima/César Bonilha/Ciro Moreira

Força Livre Turismo 2.000 – Admir Pardo/Diego Pardo/Flavio Trindade
Marcas – Algacir Sermann/Geraldo Sermann/Roberto Baú
Speed – Sapia Jr./Odone Ranochi
Largaram 41 e chegaram 24 carros duração da prova: 6H37M03S593

2005
Grupo I (Força Livre) – Fabio Machado / Paulo Varassin / Lorenzo Varassin

Grupo II (Protótipo Nacionais até 2000cc e 620 Kg) – Ciro Moreira / Maicon Tumiate / Humberto Amaral
Grupo III (Força Livre B – Proibido Turbo e carro aberto) – Paulo Marcondes / Camilo Cavatorta / Mario Marcondes
Grupo IV (Força Livre Turismo até 2000cc) – Diego Pardo / Admir Pardo / Beto Richa
Grupo V (Marcas) – Marcel Sedano / Eduardo Berlanda
Grupo VI (Speed) – Eduardo ntico / Julio Saravy
Largaram 43 e chegaram 29 carros duração da prova: 6H21M36S891

2006
Grupo I (Força Livre) – Fabio Machado/Paulo Varassin/Lorenzo Varassin

Grupo II (Protótipo Nacionais até 2000cc e 620 Kg) – Celso Zocollote/Beto Cazuni
Grupo III (Força Livre B – Proibido Turbo e carro aberto) – Oscar Branco/Tadeu Kowalczuk/Admir Pardo
Grupo IV (Força Livre Turismo até 2000cc) – Nilson Ribeiro/José Ribeiro
Grupo V (Marcas) – Evandro Miyazak/Paulo Marcondes
Grupo VI (Speed) – Felipe Preto/Luis Carlos Preto
Largaram 48 e chegaram 36 carros duração da prova: 6H30M14S250

2007
Grupo I (Força Livre) – Márcio Lima/César Bonilha/Ciro Moreira

Grupo II (Protótipo Nacionais até 2000cc e 620 Kg) – José Roberto Ramos/Maicom Tumiate
Grupo III (Força Livre B – Proibido Turbo e carro aberto) – Alexandre Butzke/Richard Heidrich
Grupo IV (Força Livre Turismo até 2000cc) – João Finardi/Luiz Zorning/Frankilin Trupel
Grupo V (Marcas) – Roberto Baú/Marcel Sedano
Grupo VI (Speed) – Antonio Sapia Jr/Ademar Frederico
Grupo VII (Marcas Light) – Fernando Rebellato/Carlos Prado/Ricardo Dilser
Largaram 37 e chegaram 28 carros duração da prova: 6H28M05S974

2008
Grupo I (Força Livre) – Marcio Lima/Cesar Bonilha/Beto Borghesi
Grupo II (Protótipo Nacionais até 2000cc e 620 Kg) – José R.Ramos/ Maicom Tumiate
Grupo III (Força Livre B – Proibido Turbo e carro aberto) – Diego Pardo/Flavio Trindade/Beto Richa
Grupo IV (Força Livre Turismo até 2000cc) – Jose Cordova /Marcos Ramos/Luiz Fedechen
Grupo V (Marcas) – Marcio Ymagawa/Marco Della Rosa
Grupo VI (Speed) – Neno Oliveira/Renan Procopio
Largaram 40 chegaram 35 carros duração da prova: 6h16m42s861

2009
Grupo I (Força Livre) – Chico Longo/Daniel Serra/Chico Serra

Grupo II (Protótipo Nacionais até 2000cc e 620 Kg) – Maicon Tumiate/José Roberto Ramos
Grupo III (Força Livre B – Proibido Turbo e carro aberto) – Richard Heidrich/Alexandre Butzke/Walter Schmitz
Grupo IV (Força Livre Turismo até 2000cc) – Algacir Sermann/Beto Cazuni
Grupo V (Marcas) – Rodrigo Tassi/ Alessandro Marchini/Rodrigo Buffara
Grupo VI (Speed) – Augusto Melo/Aristeu Penalva
Duração da prova: 5h57m06s174

2010
Grupo I (Força Livre) – Jair Bana / Duda Bana

Grupo II (Protótipo Nacionais até 2000cc e 620 Kg) – Italby Neto/Fábio Peres/Edicesar Lima
Grupo III (Força Livre B – Proibido Turbo e carro aberto) – Algacir Sermann/Beto Richa/Geraldo Sermann
Grupo IV (Força Livre Turismo até 2000cc) – Armin Kliewer/Marco Antonio Garcia
Grupo V (Marcas) – Márcio Ymagava/Eduardo Aguida
Grupo VI (Speed) – Márcio Augusto Garcia/Bruno Tanq
Grupo VII (Marcas Light) – Mário Marcondes/Cláudio Leoni/Camilo Cavatorta
Duração da prova: 6h08m40s207

2011
Grupo I (Força Livre) – Lucas Molo/Anderson Faria/Beto Richa

Grupo II (Protótipo Nacionais até 2000cc e 620 Kg) – Odone Ranocchi/Gualter Pinheiro
Grupo III (Força Livre B) – Leandro Totti/Paulo Totaro
Grupo IV (Força Livre Turismo até 2000cc) – Diego Pardo/Bruno Pardo/Ademir Pardo
Grupo V (Marcas) – Marcio Yamagawa/Arthur Tellis/Maicon Tumiate
Grupo VI (Speed) – Renan Pires/Reinaldo Galli Jr
Duração da prova: 6h20m31s110

2012
Grupo I (Força Livre) – Nilson Ribeiro/José Roberto Ribeiro

Grupo II (Protótipo Nacionais até 2000cc e 620 Kg) – Carlos Silva/Gualter Pinheiro Jr
Grupo III (Força Livre B) – Leomar Fendrich Jr/Jansen Bueno
Grupo IV (Força Livre Turismo até 2000cc) – João Weiller/José Ademir
Grupo V (Marcas) – Max Mohr/Cristian Mohr/João Arruda
Grupo VI (Speed) – Curt Lindenet/Alvaro dos Santos/C.Eberpacher
Duração da prova: 6h44m12s107

2013
Grupo I (Força Livre) – Aloysio Moreira e Osvaldo Ferreira
Grupo II (Protótipo Nacionais até 2000cc e 620 Kg) – Aloysio Moreira e Osvaldo Ferreira

Grupo III (Força Livre B) – Jansen Bueno e Leonor Frendrich Jr
Grupo IV (Força Livre Turismo até 2000cc) – Franco Dauer/Fernando Miranda/Rodrigo Gil
Grupo V (Marcas) – Marcio Yamagawa/Lucas Inoue/Eduardo Aguida/Rodrigo Pfeiffer,
Largaram 30 chegaram 22 carros duração da prova: 6h26m02s522

2014
Grupo I – Beto Borghesi/Luciano Borghesi/José Vilela
Grupo II – Roberto Dal Pont/Luiz Abbade
Grupo III – Aloysio Moreira/Osvaldo Ferreira
Grupo IV – Diego Pardo/Admir Pardo/André Pardo
Grupo V – Carlos Padro/Fernando Rebellato/Ricardo Dilser/Ronald Nascimento
Grupo VI – Beto Cazuni/Algacir Sermann/Rodrigo Tassi
Grupo VII – Leo Yoshi/Peter Pfeiffer
Grupo VIII – Adriano Barbosa/Lucas Inoue
Duração da prova: 6h26m05s097

2015
Grupo I – Nilson Ribeiro/José Roberto Ribeiro/Emílio Padrón

Grupo II – Roberto Dal Pont/Luiz Abbade
Grupo III – Sérgio Pistilli/Alberto Pezzetti/Walter Pinheiro
Grupo IV – Rui Celso Machao Filho/Jorge Alberto Machado/Sergio Cardoso
Grupo V – Carlos Prado/Fernando Rebelato/Ronald Funari.
Grupo VI – Gustavo Kiryla/Claudio Kiryla/Marcelo Karam/José Cordova
Grupo VII – Marcelo Miranda/J. Pedro Miranda
Largaram 32 chegaram 192 carros. Duração da prova: 7h01m13s539 (244 voltas – prova encerrada por tempo devido à chuva)

2016
Grupo I – Fernando Fortes/Emílio Padrón/Fernando Ohashi
Grupo II – Mauro Kern/Paulo Sousa/Geciel de Andrade
Grupo III – Leandro Totti/Maicom Tumiate
Grupo IV – Diego Pardo/Admir Pardo/André Pardo
Grupo V – João Weiller/José Ademir Carvalho
Grupo VI – Daniel Elias/Luiz Sena Jr./Edson Bueno

2017
Grupo I – Jair Bana/Duda Bana

Grupo II – Mallaco Maam/Carlos Antunes
Grupo III – Sérgio Pistilli/Valter Pinheiro
Grupo IV – Caco Almeida/Eduar Merhy Neto/Marcelo Karam/Beto Richa
Grupo V – João Weiller/José Ademir Carvalho
Grupo VI – Algacir Sermann/Rodrigo Tassi
Grupo VII – Cesar Ferro/Marcelo Rampazzo
Duração da prova: 6h36m55s381

2018
Grupo I – José Neto/Marcelo Karam/Beto Borghesi
Grupo II – Juarez Soares/Esdras Soares/Edras Soares
Grupo III – Aloysio Moreira/Osvaldo Ferreira/Luiz Bley Jr.
Grupo IV – João Weiller/José Ademir Carvalho
Grupo V – João Weiller/José Ademir Carvalho
Grupo VI – Rodney Grandizoli/Algacir Sermann
Grupo VII – Eduardo Costa/Henrique Moreira/Gustavo Moreira
Duração da prova: 7h00m34s117 (262 voltas – prova encerrada por tempo)

2019
Grupo I – Luciano Borghesi/Cláudio Ramos/Beto Borghesi
Grupo II – Gustavo Simon/Rafael Simon
Grupo III – Luciano Borghesi/Cláudio Ramos/Beto Borghesi
Grupo IV – Diego Pardo/Admir Pardo/André Pardo
Grupo V – João Weiller/José Ademir Carvalho
Grupo VI – Algacir Sermann/Fábio Tokunaga
Grupo VII – Luiz Ferreira/Rodney Grandizoli
Duração da prova: 6h25m28s798

Recordes

Maior número de vitórias na geral: Jair Bana com 4 vitórias (1995, 2001, 2010 e 2017)
Pole mais rápida: Chico Longo / Daniel Serra / Chico Serra – Ferrari F430 GT2 (2009) – 1m10s500
Recorde em prova: Chico Longo / Daniel Serra / Chico Serra – Ferrari F430 GT2 (2009) – 1m11s988
Prova mais rápida: 2009, vencida por Chico Longo / Daniel Serra / Chico Serra em 5h57m06s174

Você também pode se interessar por:

Leave a Reply

Your email address will not be published.