Temporada 2022 do Império Endurance Brasil – parte 1

No próximo sábado (30/abril), terá início em Goiânia a temporada 2022 do Império Endurance Brasil. A categoria segue com apoio da Cervejaria Império como patrocinador máster, e a Pirelli segue como fornecedora exclusiva de pneus para todas as classes. Composta por protótipos e GTs, a Endurance é a categoria com os carros mais velozes do Brasil, e o calendário prevê a disputa de 7 etapas pelos principais autódromos do país:

  1. 30/abril – 4 Horas de Goiânia
  2. 21/maio – 4 Horas de Interlagos
  3. 18/junho – à definir
  4. 20/agosto – 4 Horas do Velocittà
  5. 17/setembro – 4 Horas de Goiânia
  6. 5/novembro – 4 Horas de Santa Cruz do Sul
  7. 10/dezembro – 4 Horas de Interlagos

Regulamento desportivo

No âmbito desportivo, o campeonato passa a contar com uma nova divisão de níveis entre os pilotos, classificados nas categorias Platina, Ouro, Prata e Bronze (em 2021 não existia a categoria Platina). Essa divisão é baseada na participação e resultados dos pilotos em competições nacionais e internacionais, que resumimos na tabela abaixo (vale lembrar que a comissão técnica pode classificar um piloto com base em seu desempenho):

As diferentes formações passam a ter efeitos significativos sobre o BoP, alocação de combustível, tempo máximo de pilotagem e até mesmo duração do pit stop. Para os GTs foram definidas as seguintes penalizações e benefícios:

A mesma lógica foi adotada para os protótipos, porém com menores penalidades para as formações compostas por pilotos mais experientes.

Continua vigente também o critério de peso mínimo para os pilotos adotado durante a temporada 2021, estabelecido em 90 kg. Dessa forma, se a média do peso aferido dos pilotos for inferior a 90 kg, deve ser adicionado lastro até que se estabeleça a média, e caso a média seja superior aos 90 kg, o peso mínimo do carro poderá ser reduzido até que seja estabelecida a média. Por exemplo, se a média de peso dos pilotos de um carro for 82 kg, esse carro deverá carregar 8 kg de lastro (90 – 82 = 8). Caso a média seja, 95 kg, o carro poderá competir com 5 kg a menos do que o peso mínimo estabelecido no BoP (90 – 95 = -5).

Outra novidade implementada durante a temporada 2021 que permanece é o lastro de sucesso, aplicado aos 5 primeiros colocados na classificação de cada categoria e que substitui o polêmico “relógio-bigorna” aplicado entre 2020 e 2021:

A pontuação também foi revista e deixa de ser progressiva, passando a ser fixa entre a primeira e sétima etapas, e 50% maior na etapa de encerramento. Além disso, pela geral passam a pontuar os 20 primeiros colocados (nas categorias seguem pontuado apenas os 10 primeiros):

Cronograma das 4 Horas de Goiânia

A primeira etapa já tem definido o cronograma de atividades, e será transmitida pelo YouTube e também pelo canal BandSports,:

26/abril

08h00 às 17h00 – Treino Livre

28/abril

13h00 às 15h00 – Treino Livre

16h35 às 18h10 – Treino Livre

29/abril

08h00 às 08h50 – Treino Livre 1 – categorias P2, P2L e GT4

09h00 às 09h50 – Treino Livre 1 – categorias P1, GT3 e GT3L

10h00 às 10h50 – Treino Livre 2 – categorias P2, P2L e GT4

11h00 às 11h50 – Treino Livre 2 – categorias P1, GT3 e GT3L

13h00 às 13h50 – Treino Livre 3 – categorias P2, P2L e GT4

14h00 às 14h50 – Treino Livre 3 – categorias P1, GT3 e GT3L

15h00 às 15h20 – Treino Classificatório GT4

15h30 às 15h50 – Treino Classificatório P2 e P2L

16h00 às 16h20 – Treino Classificatório GT3 e GT3L

16h30 às 16h50 – Treino Classificatório P1

30/abril

09h00 às 09h20 – Warm up

09h30 às 10h00 – Visitação aos boxes

10h30 – Abertura dos boxes

11h00 – Largada

Vencedores e recordes por categoria

Trazemos também os recordes em tomada de classificação para as diversas classes, todos estabelecidos entre 2019 e 2020 e que dificilmente serão superados em vista das limitações impostas ao desempenho à partir do regulamento 2021:

Deixamos também uma lista dos vencedores por classes de todas as provas disputadas em Goiânia:

Nos próximos dias publicaremos também o nosso review de cada categoria, apresentando os principais competidores e novidades técnicas de cada regulamento.

Conteúdo adicional

Site da categoria

Regulamento para a temporada 2022

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *