Temporada 2022 do Império Endurance Brasil – categorias GT3 e GT3 Light

Na penúltima etapa do nosso tour pelas classes do Império Endurance Brasil, chegamos às categorias GT3, as mais velozes entre os GTs e que em diversas ocasiões lutam pela vitória na classificação geral contra os teoricamente mais velozes protótipos da P1.

GT3 Light

A GT3 Light deve continuar com um grid enxuto, após a dupla Sérgio e Guilherme Ribas mudarem para a GT3. Dessa forma, continuaremos a ver os bólidos italianos da equipe Sul Racing lutando pelas vitórias, e para a primeira etapa está confirmada apenas a Ferrari 458 GT3 da dupla Ricardo Mendes e Tom Filho.

O regulamento técnico segue permitindo a participação de modelos GT3 mais antigos e do Stock Tubulares JL09:

A única novidade do regulamento é a inclusão do BoP para o Nissan GT-R Track Day Spec 2008. Não temos confirmação da equipe, porém nossas fontes indicam que o único carro no país nessa configuração é o GT-R da Illicit Customs que já participou de eventos da GT Series e, segundo a preparadora, está sendo desenvolvido para provas de Endurance. Caso se confirme podemos ter um grid de 3 carros, e sempre existe a possibilidade de que algum Stock se junte à categoria nas etapas disputadas em São Paulo ou no Rio Grande do Sul, onde existe um bom parque desses veículos competindo na Open Paulista e Superturismo Gaúcho, respectivamente.

GT3

Classe dos “carros dos sonhos”, a GT3 segue forte e vêm com algumas novidades no regulamento na incessante busca por maior equilíbrio no BoP:

Para os veículos sobrealimentados, serão considerados como valores de “PBoost Máximo”:

Em relação à 2021 a alocação de combustível para os modelos Porsche e McLaren foi reduzida, e também os valores de PBoost Máximo foi reduzida no caso da McLaren em todo o range de rpm.

Mercedes AMG GT3

Atualmente a Mercedes AMG GT3 é carro a ser derrotado na classe GT3, acumulando os títulos das temporadas  2019, 2020 e 2021 da categoria, além do vice-campeonato em 2018 decidido nos critérios de desempate. Dessa forma, não é surpresa que seja o carro mais popular no grid, com 6 carros confirmados para a primeira etapa e um carro da equiep JDavid Team disponível para interessados:

  • #3 – BoatM3 – Alexandre Auler / Guilherme Salas
  • #6 – JDavid Team – tbd
  • #8 – Team RC – Guilherme Figueroa / Júlio Campos
  • #9 – AMattheis MotorSport – Xandinho Negrão / Marcos Gomes
  • #27 – Team RC – Ricardo Batista / Cacá Bueno
  • #50 – Team RC – Maurizio Billi / Marco Billi / Max Wilson
  • #63 – TechForce Racing – Sérgio Ribas / Guilherme Ribas

Porsche 911 GT3 R

Se as Mercedes são os carros a serem derrotados na GT3, uma das grandes pedras no caminho das equipes Mercedes é o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport. Primeira equipe a trazer um GT3 moderno para o Endurance Brasil, ainda em 2017, o time de Marcel Visconde coleciona o título geral e da GT3 em 2017, e os vice-campeonatos em 2019, 2020 e 2021, principalmente devido à confiabilidade impecável e bom ritmo de prova.

McLaren 720S GT3

Outro forte competidor pelo título da GT3 é a McLaren 720S GT3 da Blau Motorsport, pilotada por Marcelo Hahn e Allam Khodair, que coleciona o título da Internation GT Open de 2020. A temporada passada teve altos e baixo para a equipe, que venceu três provas porém enfrentou problemas em outras etapas que tomaram pontos importantes na briga pelo título. Com maior experiência no acerto para os traçados brasileiros, a McLaren azul é sem dúvidas mais um forte candidato ao título.

BMW M4 GT3

A maior novidade do grid da GT3 é a chegada de uma novíssima M4 GT3 para a dupla campeã da GT4 em 2020, Léo Sanchez e Átila Abreu. Recém-lançada no mercado internacional, a nova BMW já coleciona vitórias em provas da IMSA e da 24H Series, e traz o que há de mais recente em termos de GT3 para as pistas brasileiras.

Lamborghini Huracán GT3 Evo

A Lamborghini campeã de 2018 é uma das ausências mais sentidas nos últimos anos, e não está confirmada para a temporada 2022, porém chegou a constar brevemente na lista de inscritos das Mil Milhas em janerio. Ainda em 2020 o carro recebeu as atualizações do kit Evo da marca italiana, incluindo maior aplicação de fibra de carbono em partes da carroceria, melhorias no sistema de arrefecimento e um novo pacote aerodinâmico desenvolvido em conjunto com a Dallara, e seria mais uma bela adição ao grid do Endurance Brasil.

Ferrari 488 GT3

Outro carro com pedigree italiano que encontra-se atualmente inativo é a Ferrari 488 pole da categoria GTD nas 24 Horas de Daytona e campeã da classe GT3 do Endurance Brasil em 2019. No ano passado o modelo chegou a ser colocado à venda, porém segue inativo e sem confirmação de que estará presente durante a temporada 2022.

.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.