Newsletter Motor: mudanças no calendário da Super Turismo, a preparação para Pikes Peak e mais…

Bom dia, caros amigos! Bem-vindos à nossa newsletter com as notícias de automobilismo que você (provavelmente) não viu em nenhum outro lugar!

Segunda etapa e mudanças no calendário do Gaúcho de Super Turismo

No próximo final de semana (4 e 5 de junho) será realizada a segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Superturismo. Inicialmente prevista para Tarumã no dia 11 de junho, a segunda etapa será disputada agora no Velopark, invertendo a sequência de provas do calendário original. Além disso, a prova foi adiantada em uma semana pela FGA devido ao conflito de datas com a Turismo Nacional, onde competem diversas equipes da Turismo 1.4, esta última categoria uma das que compõem o calendário do Gaúcho de Velocidade. Dessa forma, o calendário do Gaúcho fica da seguinte forma:

  • 09/abr: 2 Horas de Guaporé
  • 04/jun: 2 Horas do Velopark
  • 13/ago: 2 Horas de Tarumã
  • 15/out: 6 Horas de Guaporé
  • 26/nov: 2 Horas de Tarumã

Novo carro para a equipe Tomahawk Racing Team

A equipe dos irmãos Vallone, tradicional participante do Open paulista e das provas de longa duração realizou recentemente o shakedown de seu novo carro, um Cruze Stock Car que vem juntar ao já icônico Gol Tomahawk. Com preparação de Carlos Tigueis, se trata de mais um Cruze Stock JL09 da última geração tubular que retorna as pistas.

Atualizações do Pikes Peak International Hill Climb

Faltando pouco mais de um mês para a centésima edição do Pikes Peak International Hill Climb, as principais equipes já entram na fase final de preparação para a prova. 

Uma das novidades foi a apresentação oficial do Superlite LMP com o qual Scott Birdsall tentará quebrar o recorde do trajeto para carros Diesel. Equipado com um motor VM Motori 3.0 V6 com cerca de 700 HP.

Um dos designs mais agressivos que estará presente no Colorado, o Enviate Evo de Cody Loveland deu início aos testes de pista em preparação para o evento. Após os problemas apresentados nas mangas e fixação das rodas, o carro recebeu componentes redesenhados com base nas especificações e características do novo powertrain e pacote aerodinâmico.

O atual campeão Robin Shute também já deu início aos testes de pista para seu Wolf GB08 TSC-FS, que traz entre suas novidades um novo sistema de alimentação de combustível e pneus Yokohama vindos direto da Super Formula japonesa.

Por fim, a grande novidade é a entrada de Ken Block com seu Hoonipigasus, um Porsche 911 de 1966 altamente modificado em conjunto com a preparadora BBi Sport, incluindo o motor de um Porsche 911 GT3 R, que com o acréscimo de dois turbos e utilizando metanol produz aproximadamente 1.400 HP, transmitidos ao solo através de um sistema de tração integral e de um kit aerodinâmico extremamente agressivo, capaz de gerar alegados 5.000 lbf de downforce a 100 mph.

Internacionais

A empresa búlgara Aeromaster apresentou recentemente o pacote PRO do seu LMP, um réplica do Bentley Speed 8 vencedor das 24 Horas de Le Mans em 2003. Orientado para as pistas, o pacote é uma evolução do kit original projetado para suportar até 900 HP. O novo design conta com subchassis dianteiros e traseiros removíveis para facilidade de manutenção, além de rodas 18” em alumínio e freios ventilados com pinças de 6 pistões.

Da Colômbia, o protótipo LR01 de Julian Leal segue em processo de reconstrução após o acidente sofrido em 2021, no autódromo de Tocancipá. A equipe aproveitou a oportunidade para revisar e atualizar diversos sistemas do carro, incluindo uma nova carenagem central mais leve, construída utilizando o método de infusão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.