Categorias pelo mundo – SAES (África do Sul)

Hoje vamos conhecer a South African Endurance Series (SAES), campeonato sul-africano de provas de longa duração. Com longa tradição em provas como a Spring Book Series e as 9 Horas de Kyalami, a África do Sul viveu por anos no ostracismo onde foram realizados apenas eventos esporádicos da modalidade. 

Largada das 6 Horas de Phakisa em 2014. Fonte: dailysportscar.com [1].

Esse cenário mudou a partir de 2013, quando Roger Pearce e um grupo de aficionados realizaram uma prova de 6 Horas em Phakisa, dando início a um certame que começou a ganhar momento e recebeu o status de campeonato nacional sul-africano à partir de 2017. 

Largada de prova do SAES em 2016. Fonte: Divulgação.

A partir de 2021, o SAES foi adquirido pelo empresário Izak Spies, que lançou a temporada 2022 com 7 etapas previstas, e provas variando entre 4 e 9 Horas de duração onde participam carros que vão desde modelos turismo preparados até protótipos e modelos GT3 e são divididos em 5 classes:

Classe E – Production Sports Cars

É a classe para os protótipos de fabricação sul-africana onde competem principalmente os modelos Backdraft Roadster, uma réplica do Shelby Cobra normalmente equipada com motorização Lexus V8 e que possui um “campeonato dentro do campeonato” para os pilotos que o utilizam. 

Réplica do lendário Shelby Cobra, o Backdraft Roadster compete pela Classe E do SAES. Equipados com motores Lexus V8 de 300 cv e pesando apenas 1.000 kg, os Roadsters protagonizam o Backdraft Racing Series, um campeonato dentro do campeonato. Fonte: Divulgação.

Também compete pela Classe E o ágil Nash MVW3, um protótipo com motorização aspirada VW de 2 litros que segue uma filosofia muito similar ao nosso Aldee Spyder ao utilizar diversos elementos mecânicos da marca alemã (além do motor, o MVW3 utiliza a transmissão, freios e cubos de rodas da VW).

Outro projeto local, o Nash MVW3 utiliza diversos componentes de origem VW, incluindo o motor 2.0 de 130 hp. Pesando cerca 530 kg, o protótipo sul-africano apresenta um desempenho surpreendente, chegando a lutar por pódios na classificação geral frente a modelos GT3 e protótipos da classe CN. Fonte: Divulgação.

Classe D – Saloon Cars

A Classe D é a classe para carros tipo turismo, com motores entre 900 e 2.499 cm³. Competem nessa Classe desde carros modernos como VW Polo e Mini até carros que já são praticamente clássicos como uma BMW 325i E36.

Classe C – FIA GT4

Classe para os carros homologados pela FIA/SRO como GT4, onde na atual temporada compete somente um modelo Audi R8.

Fonte: Divulgação.

Classe B – FIA GT3

Classe para os carros homologados pela FIA/SRO como GT3, e onde competem diversos modelos como Lamborghini Huracan, Porsche 911, Mercedes AMG, entre outros.

Classe A – Open Class

Nessa Classe são permitidos carros que sejam capazes de tempos de volta até 103% da pole / melhor volta da pista no ano anterior. Competem carros das mais diversas concepções como protótipos Ligier JS49/51/53 CN, um Backdraft Roadster altamente modificado, um Chevron B26 com motorização Radical V8 e eventualmente protótipos como Ginetta G57, Pilbeam MP84 e Shelby LR-93 Can Am. No passado, a categoria recebeu carros ainda mais variados como Aquila CR1, o protótipo LMP2 sul-africano da Bailey e até mesmo um Fórmula Renault 3.5 carenado.

A próxima prova do campeonato será no final de semana dos dias 23 e 24 de julho, com transmissão ao vivo pelo canal do Facebook da categoria.

Fontes:

African Six Hours: Entry List. Disponível em:https://www.dailysportscar.com/2013/02/18/african-six-hours-entry-list.html.

The African 6 Hours: Preview & Practice Report. Disponível em: https://www.dailysportscar.com/2013/02/23/the-african-6-hours-preview-and-practice-report.html.

The African 6 Hours: Qualifying Report. Disponível em: https://www.dailysportscar.com/2013/02/23/the-african-6-hours-qualifying-report.html.

The African 6 Hours: Race Report. Disponível em: https://www.dailysportscar.com/2013/02/24/the-african-6-hours-race-report.html.

Drama As Juno Wins African 6-Hour Race. Disponível em: https://www.dailysportscar.com/2014/02/25/drama-as-juno-wins-african-6-hour-race.html.

The SA Endurance Series. Disponível em: https://www.saenduranceseries.co.za/about.php?which_year=2017.

One thought on “Categorias pelo mundo – SAES (África do Sul)

  1. Interessante ver um Aquila CR1 , antes só havia alguma informação em corridas monomarca . Com o crescimento do GT3 por todo mundo, a vida dos pequenos fabricantes não deve estar fácil, somando se a isso, o fato da ACO limitar a entrada de construtores nas suas categorias Lmp2 e Lmp3 .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.