Mercedes AMG GT3 Extreme

O piloto Jules Gounon acaba de quebrar o recorde do circuito Mount Panorama para carros GT ao marcar o tempo de 1m56s6054, derrubando o recorde anterior de Luke Youlden à bordo do Brabham BT62R, que havia marcado 1m58s680.

Para atingir essa marca, o francês pilotou o Mercedes AMG GT3 Extreme, uma versão consideravelmente modificada do AMG GT3 “normal”, desenvolvida para conquistar recordes em diversos autódromos pelo mundo como parte das comemorações dos 130 anos da Mercedes-Benz Motorsport.

Sem mais delongas, vamos conhecer as modificações efetuadas pela AMG no GT3 Extreme em relação ao GT3 padrão tal como competem pelo mundo todo.

Sem os restritores de admissão e com uma tubulação de escapamento com saída direta, o motor 6.2 V8 pode liberar seus 650 HP no circuito de Mount Panorama. Image: AMG Press Release.

Já de partida, por não precisar se adequar ao BoP da classe GT3 a AMG pode retirar os restritores do motor 6.2L V8, possibilitando uma potência máxima de 650 HP (bem acima dos cerca de 520 HP na condição do BoP da SRO). Também o peso deve ser inferior ao mínimo homologado para a classe GT3 (um dado não informado pela Mercedes).

Além dos freios de carbono, as rodas também são um novo design para poder lidar com as cargas mais elevadas em relação ao GT3 convencional. Imagem: Adaptado de GT World (1).

Outra evolução foi a adoção de freios de carbono oriundos diretamente da DTM, para permitir uma melhor performance de frenagem nos trechos sinuosos do circuito australiano.

Visto de frente, é quase impossível identificar as modificações do AMG GT3 Extreme. Adaptado de GT World (1).

À primeira vista, a seção frontal do GT3 Extreme não apresenta grandes diferenças para o GT3 tradicional, já que a grande modificação está no assoalho que foi redesenhado para buscar maior downforce.

Ainda assim, um detalhe que mostra a extensão dos detalhes trabalhados pela AMG são os Gurneys adicionados aos louvres das rodas dianteiras, visando cada Newton extra de pressão aerodinâmica

Vista dos louvres de ventilação das caixas de roda dianteiras. Adaptado de GT World (1).

Na lateral, outra mudança perceptível são os espelhos retrovisores, mais uma solução vinda diretamente da caixa de peças de reposição do programa DTM da Mercedes, que conta com três winglets para produzir downforce adicional e melhor condicionar o fluxo de ar para a asa traseira.

Os espelhos retrovisores vêm diretamente do C63 AMG DTM. Adaptado de GT World (1).

Outras modificações aerodinâmica na lateral são: a extensão das saias laterais (1), a nova tomada de ar traseira (2) e outro gurney posicionado na caixa de roda traseira (3).

Adaptado de GT World (1).

Mas a grande modificação aerodinâmica do AMG GT3 Extreme é o aerofólio traseiro, equipado com um sistema de DRS também resgatado dos tempos de DTM da Mercedes-Benz:

No detalhe, as duas posições da asa traseira: máximo downforce à esquera e mínimo arrasto à direita. Adaptado de GT World (1).

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